Programação... a 15 de DezembroProgramação... a 15 de Dezembro

Conheça os eventos programados pelas BLX! Se desejar pode seleccionar uma BLX e/ou um ou mais tipos de público.

Não se esqueça de consultar também a nossa programação extra calendário!


Escolas

Crianças

Jovens

Adultos

Famílias

Seniores

Todos



para Todos
Exposição/Instalação: Daredevils | Exploradores Audaciosos

pelo Projecto 0,0º de João Dias e Pedro Pires.

Inauguração, dia 16 novembro das 19h00 às21h30

"Daredevils" dos 0,0º (zero vírgula zero graus), tem como ponto de partida fotografias de antigos feitos inusitados, arrojados e muitas vezes inconsequentes.

O espírito e essência destes feitos audaciosos é traduzido numa exposição que apresenta um conjunto de instalações, esculturas e fotografias que combinam objectos banais do dia-a-dia com mecanismos simples.

todos

Biblioteca Camões
Data: 2017-11-16 até 2017-12-16
Contactos: Tel: 218 172 360
Observações: Entrada livre.



Exposição para Todos
Livrobjecto - Anatomia e Arquitetura


É uma exposição em torno do objecto livro a cargo da artista Carla Rebelo que, através de um círculo de um ciclo de eventos exploratórios, irá
propor-nos um novo olhar sobre Livro.

todos

Biblioteca de São Lázaro
Data: 2017-12-02 até 2017-12-23
Contactos: Tel.: 218 852 672
bib.slazaro@jfarroios.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição para Todos
Soares Branco - escultura e desenho


Escultura e desenhos de Soares Branco, um dos artistas históricos dos ateliers municipais.

Composta por um conjunto de 23 obras, nomeadamente desenhos e 3 peças escultóricas, os desenhos, na sua maioria aguarelas, têm como referência Lisboa, com algumas vistas executadas a partir da janela de sua casa, e Nova Iorque, essencialmente com temas de paisagem urbana, espaços arquitetónicos e cenas do quotidiano. Já as esculturas Camões, Soldado do comando e Miklos Fehér, são maquetas de simbólicas homenagens. Um vídeo, elucidativo do percurso e da obra do artista, completará a mostra.

O escultor Soares Branco, nascido em Lisboa em 1925, formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa em 1953, onde veio a ser professor durante mais de 30 anos. Artista de referência nacional no âmbito da escultura é um dos pioneiros dos ateliês dos Coruchéus que contam mais de 40 anos de existência, acolhendo artistas e contribuindo para o desenvolvimento das suas carreiras.
Ao longo da sua carreira o mestre Soares Branco dedicou-se à escultura, com destaque para o espaço público, e à medalhística, sendo da sua autoria algumas das obras situadas em Lisboa, como a estátua de Santo António, a “Águia do Benfica” do Estádio da Luz ou o monumento à Travessia Aérea do Atlântico Sul.
Foi à vila de Mafra, onde se encontram algumas das mais notáveis obras de escultura pública da sua autoria, como o Monumento do Soldado Infante, que o escultor doou grande parte do seu espólio, à guarda da Câmara Municipal de Mafra.
A cortesia da Câmara Municipal de Mafra permitiu realizar esta pequena mostra de desenho e escultura na biblioteca dos Coruchéus, chamando assim a atenção, em particular das gerações mais novas, para este grande escultor português que residiu artisticamente nos Coruchéus.
Esta iniciativa integra-se no projeto de dinamização dos ateliês municipais, divulgando e promovendo o capital artístico residente, designadamente no complexo dos Coruchéus, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

Visitas orientadas à exposição (gratuitas), por marcação prévia, através do e-mail dmc.dac@cm-lisboa.pt ou do telefone 218170900.

todos

Biblioteca dos Coruchéus
Data: 2017-12-07 até 2018-01-10
Contactos: Tel.: 218 172 049
bib.corucheus@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Todos
Rota de Contadores

Este ano apresentamos a 2ª. edição da Rota dos Contadores, iniciativa da Rede de Bibliotecas de Lisboa que abrangeu 5 bibliotecas em 2016 e contou com o trabalho de programação de António Fontinha.

Para este novo ano, alargamos a rota a 7 bibliotecas e envolvemos novos contadores, funcionando a narradora Cristina Taquelim como a ponte entre as edições.

Hoje o contador convidado é Carlos Marques.

Confundido muitas vezes com o seu homónimo alemão. É Contador de histórias desde 2005. Formou-se em Estudos Teatrais na Universidade de Évora e no Institut del Teatre, em Barcelona. Trabalha regularmente como contador de histórias intervindo em diversas bibliotecas, escolas e em festivais de narração oral. É programador e narrador anfitrião nos eventos Contos Doutra Hora e Festa dos Contos (Montemor-o-Novo). Foi criador dos espectáculos Levantei-me do Chão (Algures 2015) Como Assim Levantados do Chão (2014, Trimagisto/Algures), Abril em Portugal (2014, TERB), Constantin Gavrilovitch Acaba de se Matar (2013, PR), Baquet (2012, Trimagisto), Tio Lobo (2011, TEP) Welcome (2011, Trimagisto),Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho (2010, Trimagisto), e Narrativa fidedigna(2010, TEUC). É cooperante regular da Trimagisto desde 2001, da Ouvir e Contar desde 2013 e da Algures desde 2014.

todos

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2017-12-15 às 21:00
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Destaque de Coleção para Todos
«Histórias de Natal»


Destaque de coleção com histórias de natal e ideias para prendinhas .

todos

Biblioteca de Belém
Data: 2017-12-04 até 2018-01-05
Contactos:  Tel.: 218 172 580
bib.belem@cm-lisboa.pt



Destaque de Coleção para Todos
Histórias de Encantar em Pezinhos de Lã


Com a aproximação das festas natalícias, pretendemos destacar diversas Histórias de Encantar em Sapatinhos de Lã, muito quentinhos.
A ideia é juntar a família e contar mil e um contos de espantar e encantar a pequenada.

todos

Biblioteca Camões
Data: 2017-12-05 até 2017-12-29
Contactos: Tel: 218 172 360



Destaque de Coleção para Todos
Que coisa são as nuvens


A aproximação da celebração do natal e ano novo remetem-nos para uma certa interioridade, reflexão e balanço pessoal que podem ser acompanhados da leitura de diversos autores, nomeadamente José Tolentino de Mendonça, a quem pedimos "emprestado" o mote para o destaque "Que coisa são as nuvens?"

todos

Biblioteca Camões
Data: 2017-12-04 até 2017-12-29
Contactos: Tel: 218 172 360



Exposição itinerante do Museu de História Natural e da Ciência para Todos
Jogos matemáticos através dos tempos


 A exposição Jogos Matemáticos através dos Tempos apresenta ao público 11 painéis dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem.

Stomachion (séc. III a.C.)
Pentalfa (séc. IV a.C.)
Ludus Regularis (séc. X)
Rithmomachia (séc. XI)
Ludus Astronomorum (séc. XIII)
Ludus Globi (séc. XV)
Metromachia (séc. XVI)
Ouranomachia (séc. XVI)
Icosiano, duas versões (séc. XIX)
Hex (séc. XX)

Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta exposição. Cada um dos jogos é individualmente explicado, tanto do ponto de vista das regras como no que diz respeito ao contexto histórico e social em que se inserem.
 
Além de objetos extremamente atraentes do ponto de vista estético, os jogos cristalizam muito da ciência coeva, nomeadamente, da astronomia e da matemática. Constituem, assim, um excelente ponto de partida para a abordagem de conceitos científicos no seu contexto histórico, contribuindo para a sensibilização da matemática. São desafios entusiasmantes que os visitantes podem manipular, ao mesmo tempo que aprendem um conjunto de regras, representativo de uma tradição cultural milenar da humanidade, enraizada em ideias de estratégia, antecipação e raciocínio.
 
A exposição resulta do trabalho de investigação do historiador e divulgador de Matemática Jorge Nuno Silva e foi realizada em conjunto pelo Museu Nacional de História Natural e Ciência e a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação LUDUS.

Texto retirado do site do MNHNC : www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/jogos-matematicos-atraves-dos-tempos

todos

Biblioteca de Marvila
Data: 2017-11-15 até 2018-01-02
Contactos: Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Teatro para Crianças
Mukur, Mukur


Para crianças a partir dos 6 anos

Inspirados na tradição dos contadores de histórias, recolhemos e adaptámos um conjunto de contos africanos e vamos levá-los à cena às crianças do nosso bairro, dos outros bairros, da nossa cidade e das outras cidades.
O primeiro Mukur Mukur conta-nos duas histórias: a história cabo-verdiana de Blimundo, o Trabalhador do Mundo, um Boi que se fartou de trabalhar para um Rei que o explorava. A rebeldia de Blimundo custou-lhe a tranquilidade, os amigos e até o amor, mas fê-lo ganhar a Liberdade.
E o conto da Lebre e do Lobo, da tradição oral guineense, na qual vamos perceber os riscos de se ser ganancioso no que toca a comer os ovos da Jiboia …
Queres saber mais? Pois não o vamos contar. Estas coisas sabem melhor quando são contadas de viva voz e ouvidas de viva orelha.

 

crianca

Biblioteca de Marvila
Local: Auditório
Data: 2017-12-15 às 15:00
Contactos: Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Crianças
Espetáculo de Dança


PARA crianças a partir dos 6 anos

Espetáculo de dança com Bukking Fam.

crianca

Biblioteca de Marvila
Local: Auditório
Data: 2017-12-15 às 14:00
Contactos: Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço