Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesLoja BLXVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Junho

S T Q Q S S D
 
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
< >
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
 
Programação... em JunhoProgramação... em Junho

Conheça os eventos programados pelas BLX! Se desejar pode seleccionar uma BLX e/ou um ou mais tipos de público.

Não se esqueça de consultar também a nossa programação extra calendário!


Escolas

Crianças

Jovens

Adultos

Famílias

Seniores

Todos



para Adultos
Exposição Obras de arte


A Biblioteca-Museu República e Resistência tem aberta, desde o corrente mês de dezembro, a exposição permanente com as obras de arte em depósito nas suas instalação, de diferentes autores e sob o signo da Liberdade.

Esta iniciativa tem em vista a criação de um espaço expositivo que faça jus ao nome do equipamento como Biblioteca-Museu, bem como para a preservação destas obras em melhores condições.

Deste percurso faz parte, desde logo, o mural do átrio de entrada.

adulto

Biblioteca-Museu República e Resistência
Data: 2018-12-03 até 2019-12-31
Contactos: Tel.: 217 802 760
bib.republica@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição de ilustração para Familias
As cores das palavras

 
pela ilustradora Danuta Wojciechowska.

”A chuva esqueceu-se de acontecer. A mais velha das águias decidiu enfrentar aquela desgraça. Eis o que ela fez: foi ao seu nome e devorou a letra i. De imediato, a palavra águia se converteu em água. E a ave bebeu daquela água”, escreveu Mia Couto.

“A água e a águia” revela uma nova colaboração visual entre Mia Couto e a ilustradora Danuta Wojciechowska, depois de obras para a infância como “O beijo da palavrinha”, “A Chuva Pasmada”, “O menino no sapatinho” e “O gato e o escuro”.



familia

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-05-02 até 2019-06-08
Contactos:
Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição coletiva de fotografia para Todos
No Pasa Nada


Pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica.

Em 2017, o MEF realizou um workshop de fotografia documental em Marrocos com o objectivo da realização de um projeto fotográfico, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter documentalista.
A exploração fotográfica apontou diretamente na orientação do documentário sociocultural ilustrando o modo de vida da população local.

Participantes:
Carla Duarte
Duarte Fonseca
Isabel Simões
Luís Rocha
Mafalda Cardoso
Manuel Raposo
Tânia Araújo
Vanessa Nicolau


O MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, é uma Associação sem fins lucrativos que trabalha, há já 18 anos, na área da imagem, com o particular destaque da Fotografia.
O objetivo do MEF é a sensibilização do grande público para a Arte Fotográfica e para o uso da imagem enquanto estímulo artístico, procurando desenvolver a Fotografia como forma de expressão e valorização pessoal.
No desenvolvimento das suas atividades, o MEF tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho à criação de uma plataforma de projetos com instituições e à formação fotográfica.
Em 2017, o MEF realizou um workshop de fotografia documental no Irão com o objetivo da realização de um projeto fotográfico, explorando a vertente estética da imagem e o seu carácter documentalista. A exploração fotográfica apontou diretamente na orientação do documentário sociocultural ilustrando o modo de vida
da população local.



todos

Biblioteca Camões
Data: 2019-05-16 até 2019-06-22
Contactos: Tel.: 218 172 360
bib.camoes@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição para Todos
Apanhados pela máquina


Por Maria Teresa Norberto.
Inauguração: 18 de Maio, 16h

O gosto pelos têxteis, desde sempre, fez-me utilizá-los de uma nova forma usando-os pelas suas cores e texturas, como se fossem tinta, nas minhas composições.

Utilizando vários tipos de têxteis, desde o algodão, o linho, as sedas, os bordados e rendas e mesmo sintéticos, brincando às vezes com as transparências, sobrepondo-as, e capturando-os com uma máquina de costura sobre uma tela base.

Os temas tanto podem ser figurativos, da natureza, como paisagens, animais ou plantas, pequenas cenas familiares, como puramente abstractos, jogando com as cores e as formas.

 

todos

Biblioteca Penha de França
Data: 2019-05-18 até 2019-07-19
Contactos:
Tel.: 218 172 410
bib.pfranca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição para Todos
Conto Azul


pela Imagerie - casa das imagens

oficina escolas - 22 de maio
oficina férias - 25 a 27 de junho

A coleção de livros Conto Azul* engloba a visão particular de oito autores sobre várias facetas do território oriental de Lisboa, em especial, a freguesia de Marvila.

Estes livros espelham na sua diversidade a multiplicidade do território sobre o qual se debruçam - da arte à história, da natureza aos seus habitantes.

Em comum têm o método de impressão - a cianotipia - num convite à exploração e experimentação do desenvolvimento das potencialidades do objeto-livro, da criação da imagem à encadernação.

Livros:
“Às voltas”, Luís Costa; “Azul”, Maria Moreno; “Braço de Prata”, Inês Albuquerque; “Crisálida”, Ana Filipa Garcia; “Folheando”, Vanessa Badagliacca; “Giro”, Helena Roque; “Hortus”, Francisco Feio; “Mulheres de Lisboa : 1", Sérgio Braz d’Almeida

*o projeto Conto Azul foi desenvolvido pelo atelier Imagerie - Casa de Imagens, em parceria com a Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa e com a 5D_CreativeHub,  com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa

 

todos

Biblioteca de Marvila
Data: 2019-05-18 até 2019-06-15
Contactos:
Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Familias
Dia da Criança_Destaque de Coleção


O Dia da Criança “é um dia em que cabem todos os dias do ano”!

E porque nas BLX há livros para este e para todos os dias do ano, a Biblioteca Orlando Ribeiro apresenta uma pequena mostra documental para as crianças terem um dia ainda mais feliz, partilhando leituras, viagens e sonhos com quem as traz à biblioteca.

Feliz Dia da Criança para todas, as mais pequeninas e as mais crescidas também!


NOTA: todos os livros deste destaque de coleção são passíveis de empréstimo.

familia

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-05-27 até 2019-06-08
Contactos:
Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt



Destaque de Coleção para Todos
1001 Comics You Must Read Before You Die

 

Em 2011 saiu um livro de referência algo extravagante, intitulado 1001 Comics You Must Read Before You Die, ou seja "1001 Banda Desenhadas que tens de ler antes de morrer". 

Coordenado pelo investigador inglês Paul Gravett - que visitou a Bedeteca de Lisboa em 1998 - trata-se de uma listagem que identifica as melhores Bandas Desenhadas do mundo, dividindo-as ao longo das décadas. 

Um trabalho hercúleo que obteve a ajuda de vários especialistas espalhados pelo mundo, incluindo dois portugueses, Domingos Isabelinho e Pedro Moura.

Este exercício de mostrar as 1001 obras sugeridas por este guia, revela as fragilidades e as forças do acervo da Bedeteca de Lisboa, sendo impossível mostrá-las todas porque algumas estão esgotadas há décadas, ou porque não existe edição portuguesa ou em línguas mais acessíveis para o nosso público. Ou porque pura e simplesmente não as temos…

Este mês destacamos:
Pré-anos 30
 

Quinzenalmente pretendemos mudar de década usando o livro 1001 Comics You Must Read Before You Die.

Começamos pela produção anterior à década de 30 do século XX. É impossível mostrar tudo o que é aconselhado, assumimos esse caracter incompleto e propomos outras edições complementares, como Dot & Dash de Cliff Sterrett (1883-1964), um "topper"i da recomendada série Polly and Her Pals (1912), publicado numa bela edição da Libri Impressi. Como no passado a Bedeteca de Lisboa também criou bibliografia, também fazemos sugestões alternativas:

- O catálogo da exposição A Banda Desenhada Norte-Americana Antes do Yellow Kid (Bedeteca de Lisboa, 1996) comissariada por Carlos Bandeiras Pinheiro, que destrói o mito cerimonial da criação da BD através da série Yellow Kid (1896) de Richard F. Outcault (1863-1928);
- Apontamentos sobre a picaresca viagem do Imperador de Rasilb pela Europa (1872; reed.: Bedeteca de Lisboa, 1996) de Raphael Bordallo Pinheiro (1816-1905) que é considerada a primeira BD portuguesa;
- No Lazareto (Empreza Literária Luso-Brazileira, 1881 - reed.: Frenesi, 2003) também de Pinheiro, é das primeiras obras autobiográficas na BD, um documento sobre a quarentena de quem vinha dos trópicos, denunciador da burocracia e corrupção latina e graficamente hilariante como só RBP sabia fazer.

NOTA: os livros deste destaque de coleção são passíveis de empréstimo.


todos

Biblioteca dos Olivais
Local: Bedeteca
Data: 2019-06-01 até 2019-06-28
Contactos:
Telefone: 218 507 100
E-mail: bedeteca.emp@jf-olivais.pt



para Adultos
Escrita Criativa para Adultos

Por Adelaide Bernardo (BLX)
das 10h30 às 12h

Em 2019, vamos brincar à escrita. Em 6 sessões independentes, vamos explorar diferentes conceitos inerentes à construção de histórias e de forma lúdica adquirir e desenvolver competências na área da escrita, da leitura e da literacia.
Venha brincar às histórias connosco!

Hoje vamos ter um encontro livre.


adulto

Biblioteca Penha de França
Data: 2019-06-01 às 10:00
Contactos:
Tel.: 218 172 410
bib.pfranca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Crianças
Ler In - Projecto de Leitura Inclusiva

pela Associação Mão Guia.

PARA CRIANÇAS dos 6 aos 10 anos

Esta é uma atividade inclusiva pois tem como eixo central a leitura de obras infantis adaptadas (por exemplo para braille e letra aumentada) e que permitem numa mesma sessão ter leitores com e sem necessidades especiais, nomeadamente leitores cegos e surdos, a partilhar os mesmo recursos.

Esta atividade cria condições de leitura novas onde as bibliotecas têm a hipótese de apresentar ao público um formato de leitura inclusiva. As Sessões são abertas uma vez, mensalmente, às escolas e uma vez às famílias por forma a chegar a toda a comunidade envolvente.

Esta atividade permite uma maior abertura da biblioteca a toda a comunidade e de forma inclusiva trazendo -lhe novos leitores nomeadamente os leitores cegos. Pretende começar se a atividade ainda em Dezembro de 2018 e terminar em Outubro de 2019.

As sessões são dinamizadas sempre de forma diferente consoante a obra e o público e podem ter vários agentes: um leitor braille; um professor de ensino especial; uma cadela (a Molly: atividades assistidas por animais - uma metodologia moderna onde o recurso ao animal permite uma dinâmica diferenciada e integradora) onde todos se ajudam a ler. Estimula-se a co-leitura, a partilha de experiências, a promoção da leitura braille ou da linguagem gestual.

Máx.: 8 crianças.
crianca

Biblioteca de Belém
Data: 2019-06-01 às 11:00
Contactos:
Tel.: 218 172 580
bib.belem@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Crianças
Dia da Criança!


PARA TODAS FAMÍLIAS com crianças dos 4 aos 5 anos

Por Maria José Afonso e Margarida Frazão (BLX).

Workshop de expressão plástica com elaboração de pequenos trabalhos com crianças, orientados pela equipa da Biblioteca e com apoio dos pais.
crianca

Biblioteca Penha de França
Data: 2019-06-01 às 15:00
Contactos: Tel.: 218 172 410
bib.pfranca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Tricot solidário


das 15h30 às 17h30
Por Laura Magalhães e Alexandra Aníbal.

Como ainda estamos no tempo frio vamos iniciar a confeção de um cachecol/xaile (para as pessoas mais avançadas no tricot).
Para os iniciantes, vamos continuar a fazer os "quadrados perfeitos" para a Manta Solidária.

N.º participantes, mín. / máx. :  5 a 10.
adulto

Biblioteca Penha de França
Data: 2019-06-01 às 15:30
Contactos:
Tel.: 218 172 410
bib.pfranca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Familias
Piquenique de histórias


PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças dos 4 aos 10 anos

Por Rute Teixeira (BLX).

Abram-se as portas e as janelas da biblioteca, o pátio espera por nós! O piquenique de histórias vai ser ao ar livre, com um cesto cheio de histórias saborosas, bem dispostas e divertidas, mantas para sentar e toalha para o lanche.
Os lugares da frente serão para as crianças, reis e rainhas deste dia!

Máx.: 25 crianças.

familia

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-01 às 16:00
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Imprensa de Moda em Portugal

Por Maria João Martins.

de 5 de junho a 3 julho de 2019
das 17h30 às 19h

Peças essenciais da multimilionária indústria da moda, as revistas da especialidade têm um poder único sobre o imaginário e as escolhas de milhões de consumidores de todo o mundo.

Portugal não passou ao lado do gosto crescente por este tipo de imprensa. Ao longo da Iª República surgiriam no mercado revistas que se impuseram por longos anos: a Modas & Bordados, Eva ou Em Voga, que teve duas fases distintas (entre 1927 e 1929 e entre 1943-1956).

Mas o salto qualitativo em matéria de revistas de moda feitas em Portugal, para público português, surgiria já nos anos 80, quando a estabilização da Democracia e, posteriormente a integração na então Comunidade Económico Europeia, veio mudar mentalidades e hábitos de consumo. Nesses tempos ainda anteriores à Internet, com apenas dois canais de televisão, só as revistas traziam novidades e ditavam tendências.

Nestes workshops vamos passar em revista quase dois séculos deste setor de imprensa, contextualizando-o nas respetivas épocas da História de Portugal e revelando também algumas surpresas.

PROGRAMA

Sessão 1 - dia 5 junho - Do século XIX à I Grande Guerra.

Consulte o programa completo aqui.

adulto

Hemeroteca Municipal
Data: 2019-06-05 às 17:30
Contactos: Tel.: 218 172 430
hemeroteca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Adultos
O tempo de Sofia de Rosabela Afonso

Esta é a biografia de uma menina que se tornou mulher/poeta. A maior de Portugal.

Vejamos e tentemos perceber como a sua circunstância e o seu percurso influenciaram a sua personalidade e a qualidade da sua poesia.
De menina observadora, criativa e dona de tempos próprios à mulher sensível, crítica e inspiradora.
adulto

Biblioteca de Belém
Data: 2019-06-06 às 18:30
Contactos: Tel.: 218 172 580
bib.belem@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição para Adultos
Outros alfabetos

Nesta exposição, Expedito Dalmeida explora a tensão infinita entre, por um lado, a vontade, a ambição e o sonho de criar outros e novos alfabetos que possam ser legíveis para todos e, por outro, a nossa capacidade que é limitada pelo possível, cingidos que estamos por uma realidade que nos ensina ser o vocabulário artístico inapreensível e, mesmo, intangível.

adulto

Biblioteca dos Coruchéus
Data: 2019-06-07 até 2019-06-29
Contactos: Tel.: 218 172 049
bib.corucheus@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Cinema para Familias
Filminhos infantis à solta pelo País


PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças dos 4 aos 10 anos


Nesta sessão de Filminhos, começamos com um aparelho mágico que faz emagrecer e realiza os nossos sonhos! De seguida, acompanhamos as tentativas de Sabaku para encontrar um amigo que o aceite da maneira como ele é, ao passo que os Tumblies encontram um instrumento musical muito especial. Conhecemos um miúdo de dez anos, que se apaixona perdidamente pela primeira vez e fazemos uma visita à casa do Mancha e do Manchinhas, que têm um saco cheio de doces para comer. Há tempo para brincar com um papagaio, conhecer a história de um barbeiro racista e ajudar um pinguim do Pólo Sul a enviar uma carta ao Pai Natal, no Pólo Norte. Acabamos da melhor forma, com deliciosas fábulas repletas de ação e loucura!


familia

Biblioteca dos Olivais
Data: 2019-06-08 às 15:30
Contactos:
+INFO: servicoeducativo@zeroemcomportamento.org
Tel: 919 819 597 
Observações: Preço: 3€ | pessoa



para Todos
A influência da publicidade no comportamento dos jovens

Por Susana Paiva Mediasmart.


Nas sociedades modernas as crianças crescem num ambiente saturado pelos media. São confrontadas diariamente por uma variedade de mensagens publicitárias: outdoors, imprensa, rádio, TV, internet, telemóveis, videogames, app’s e redes sociais. 


A publicidade ocupa um lugar muito importante nas suas vidas, nas suas brincadeiras, nas suas conversas e faz parte da sua cultura. Ajudar as crianças a compreender o que é a publicidade, os seus objetivos e como é que ela funciona é vital para assegurar que elas se tornem consumidores mais informados e mais críticos. Iremos ainda abordar de que forma é que devemos promover a auto estima positiva das crianças ajudando-as a pensar criticamente sobre as imagens que vêm nos meios de comunicação. 

Hoja falamos sobre: Literacia para a Publicidade.

Consulte o programa completo aqui.


todos

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-08 às 16:00
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt

Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Workshop de Flamenco


Dá-te a Marvila pela Professora Raquel Oliveira.

No âmbito do projeto Dá-te a Marvila - e7g, iremos promover um workshop de Dança Flamenca aberto a moradores da freguesia de Marvila (sem obrigatoriedade de inscrição via email), mas também, aos interessados do resto da cidade, tendo apenas de enviar e-mail para inscrição (batotoyetu@gmail.com).

Esperemos que seja um workshop de muita aprendizagem, e quem sabe, o primeiro de muitos!

 

adulto

Biblioteca de Marvila
Data: 2019-06-08 às 16:00
Contactos:
Inscrições: batotoyetu@gmail.com

 

Observações: Entrada livre.



para Crianças
Atelier Monstros Divertidos


PARA CRIANÇAS dos 4 aos 12 anos

Através da História ”Leonardo o monstro terrível”, vamos construir em madeira estes pequenos monstros divertidos - Atenção eles vão poder morder!

Máximo de participantes: 20 crianças.


crianca

Biblioteca dos Olivais
Data: 2019-06-11 às 11:00
Contactos: + INFO e Inscrições: 933 391667  triutopia.arte@hotmail.com
Observações: Preço: 5€ por criança



para Todos
Concertos EAMCS nas BLX

dia 11 de junho - Aniversário da Biblioteca de Belém
 
Flautas transversais
Beatriz Marques
Inês Suarezava
João Rodrigues
David Silva
 
Obras de Corelli, Mozart e Bozza  

todos

Biblioteca de Belém
Data: 2019-06-11 às 17:00
Contactos:  Tel.: 218 172 580
bib.belem@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Apresentação do livro para Adultos
O papel do escritor na sociedade colonial angolana

Apresentação do livro "O papel do escritor na sociedade colonial angolana", autoria de João Ngola Trindade pela Editora Perfil Criativo.

adulto

Biblioteca dos Coruchéus
Data: 2019-06-12 às 17:00
Contactos: Tel.: 218 172 049
bib.corucheus@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Ciclo de Conferências para Adultos
Imprensa de Moda em Portugal

Por Maria João Martins.

de 5 de junho a 3 julho de 2019
das 17h30 às 19h

Peças essenciais da multimilionária indústria da moda, as revistas da especialidade têm um poder único sobre o imaginário e as escolhas de milhões de consumidores de todo o mundo.

Portugal não passou ao lado do gosto crescente por este tipo de imprensa. Ao longo da Iª República surgiriam no mercado revistas que se impuseram por longos anos: a Modas & Bordados, Eva ou Em Voga, que teve duas fases distintas (entre 1927 e 1929 e entre 1943-1956).

Mas o salto qualitativo em matéria de revistas de moda feitas em Portugal, para público português, surgiria já nos anos 80, quando a estabilização da Democracia e, posteriormente a integração na então Comunidade Económico Europeia, veio mudar mentalidades e hábitos de consumo. Nesses tempos ainda anteriores à Internet, com apenas dois canais de televisão, só as revistas traziam novidades e ditavam tendências.

Nestes workshops vamos passar em revista quase dois séculos deste setor de imprensa, contextualizando-o nas respetivas épocas da História de Portugal e revelando também algumas surpresas.

PROGRAMA:

Sessão 2 - dia 12 junho - Do pós-guerra até 1933 (Estado Novo)


Consulte o programa completo aqui.

adulto

Hemeroteca Municipal
Data: 2019-06-12 às 17:30
Contactos: Tel.: 218 172 430
hemeroteca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Familias
Era uma vez uma esponja do mar... histórias do início da vida

PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças a partir dos 4 anos

Com a a escritora e ilustradora Margarida Botelho.

Uma oficina de histórias com ilustração sobre ecologia e sustentabilidade.
A partir do livro do naturalista David Attenborough “A vida na Terra”, iremos recrear com imagens, a narrativa da evolução da vida, desde os primeiros organismos unicelulares até aos complexos peixes e répteis.

Como uma fábula marítima que se vai desdobrando em episódios científicos ou fictícios, atravessaremos a linha do tempo para chegarmos a um presente que ameaça a vida natural de um futuro no mar e na terra.

A partir de uma oficina “fazer para aprender” iremos refletir, criar, agir e materializar soluções/manifestos ilustrados em formato livro.

Conheça o programa completo aqui.
familia

Biblioteca de Marvila
Data: 2019-06-15 às 10:30
Contactos: Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Cinema para Familias
Filminhos infantis à solta pelo País

PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças dos 4 aos 10 anos


Nesta sessão de Filminhos, começamos com um aparelho mágico que faz emagrecer e realiza os nossos sonhos! De seguida, acompanhamos as tentativas de Sabaku para encontrar um amigo que o aceite da maneira como ele é, ao passo que os Tumblies encontram um instrumento musical muito especial. Conhecemos um miúdo de dez anos, que se apaixona perdidamente pela primeira vez e fazemos uma visita à casa do Mancha e do Manchinhas, que têm um saco cheio de doces para comer. Há tempo para brincar com um papagaio, conhecer a história de um barbeiro racista e ajudar um pinguim do Pólo Sul a enviar uma carta ao Pai Natal, no Pólo Norte. Acabamos da melhor forma, com deliciosas fábulas repletas de ação e loucura!

familia

Biblioteca Orlando Ribeiro
Local: Auditório
Data: 2019-06-15 às 11:30
Contactos: INFO: servicoeducativo@zeroemcomportamento.org
Tel: 919 819 597 

Observações: Preço: 3€ | pessoa



para Crianças
Workshop Programação sem tablet


PARA CRIANÇAS dos 3 aos 6 anos acompanhadas por um adulto 

Por Teckies | Patrick Götz 
das 14h30 às 17h30.

Nesta atividade as crianças vão ver como funciona o pensamento lógico, que é a base da programação, com a ajuda dos pais e dos robots É a chamada programação sem tablet. Os pais terão um papel importante porque durante as primeiras atividades eles irão fazer de robot aos seus filhos para que eles entendam o que estão a fazer. 

Máx,: 10 pais / filhos.


crianca

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-15 às 14:30
Contactos:
+ INFO e Inscrições: patrick.goetz@teckies.pt 

Observações: Preço: 15€ por participante.



para Jovens
Campeões dos elementos


PARA JOVENS dos 12 aos 18 anos e adultos

Por Especulatório
.

CAMPEÃO DOS ELEMENTOS
uma aventura de introdução aos jogos de personagem para os mais novos.
O objetivo: explorar uma mansão abandonada…Ou será que está?

DUNGEONS & DRAGONS_5ª EDIÇÃO
São sessões únicas de jogos de personagem para jovens e adultos, com diferentes temáticas. Pretende introduzir o sistema de D&D aos jovens, com aventuras mais curtas e simplificadas.

PROGRAMA:
15h Campeões dos elementos
15h Dungeons & dragons 5ª edição

Para grupos de 4 a 6 pessoas.

jovem

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-15 às 15:00
Contactos:
Marcação e informações em: especulatorio@gmail.com 
Observações: Preço: 2€



para Crianças
Sábados Cães&Livros

PARA CRIANÇAS dos 6 aos 12 anos

Os cães do programa R.E.A.D. Portugal® adoram histórias e estão especialmente treinados para o fazer!
Os pequenos leitores poderão disfrutar da sua companhia, numa sessão muito especial na Biblioteca de Belém, através de três ingredientes mágicos: crianças, cães e livros.

N.º participantes, máx.: 8.
crianca

Biblioteca de Belém
Data: 2019-06-15 às 15:00
Contactos: Marcação e informações em: 960 162 866 
info@caeselivros.com
Observações: Preço: 7,50€/ criança (sessões pares) | 10€/ criança (sessões individuais)



Cinema para Familias
Filminhos infantis à solta pelo País
PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças dos 4 aos 10 anos

Nesta sessão de Filminhos, começamos com um aparelho mágico que faz emagrecer e realiza os nossos sonhos! De seguida, acompanhamos as tentativas de Sabaku para encontrar um amigo que o aceite da maneira como ele é, ao passo que os Tumblies encontram um instrumento musical muito especial. Conhecemos um miúdo de dez anos, que se apaixona perdidamente pela primeira vez e fazemos uma visita à casa do Mancha e do Manchinhas, que têm um saco cheio de doces para comer. Há tempo para brincar com um papagaio, conhecer a história de um barbeiro racista e ajudar um pinguim do Pólo Sul a enviar uma carta ao Pai Natal, no Pólo Norte. Acabamos da melhor forma, com deliciosas fábulas repletas de ação e loucura!
familia

Biblioteca de Marvila
Data: 2019-06-15 às 15:00
Contactos: Tel: 919 819 597 
Observações: Preço: 3€ | pessoa



para Adultos
Comunidade de leitores: ciência e literatura, literatura e ciência

Por Isabel Zilhão
3.º sábado de cada mês (janeiro a junho)
das 16h às 18h30

Comunidade de leitores dedicada a livros que tenham por tema a ciência (literatura, ciência atual, ficção científica).

PROGRAMA:

15 junho
A prática da natureza selvagem de Gary Snyder

adulto

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-15 às 16:00
Contactos: Tel.: 218 173 090
bib.galveias@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Ciclo de Conferências Arrendamento


Hoje falamos sobre Trespasse.
Pela BQ Advogadas.

PROGRAMA

15h - 15h10
Abertura por Carla Beselga (sócia fundadora)
15h10 - 15h30
Ciclo de vida do trespasse: noção, âmbito e conceitos
15h30 - 15h50
Debate
15h50 - 16h
Pausa
16h - 16h20
Formalidades na concretização do contrato de trespasse
16h20 - 16h40
Implicações, vicissitudes e problemas após a efetivação de um trespasse
16h40 - 17h
Conclusões e Encerramento

Oradores: Flávio Fernandes Marques (advogado) e Ana Salgado Pereira (advogada-estagiária).

adulto

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-18 às 15:00
Contactos:
Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Conferência para Adultos
Centenário do Nascimento do escritor Jorge de Sena


No Centenário do Nascimento do escritor Jorge de Sena - A Associação Portuguesa de Escritores, organiza uma sessão evocativa do centenário do nascimento do escritor Jorge de Sena abrangendo o lado cinematográfico da obra.


adulto

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-18 às 18:00
Contactos:
Tel.: 218 173 090
bib.galveias@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Adultos
Filosofia para todos


Por Maria Luísa Abreu.
das 16h às 17h30

Está generalizado o preconceito de que a filosofia e a discussão filosófica estão reservadas a uma elite, mas nas últimas décadas um novo vento soprou sobre a filosofia, libertando-a do seu quadro académico.

A filosofia é também uma prática, uma forma de pôr em questão as nossas ideias, permitindo-nos tomar consciência da dimensão libertadora do pensamento. Venha conhecê-la, através deste grupo aberto a todos.

N.º participantes, mín. / máx. :  5-16.


adulto

Biblioteca dos Coruchéus
Data: 2019-06-19
Contactos:
Tel.: 218 172 049
bib.corucheus@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Biblioteca Orlando Ribeiro para Adultos
II Jornadas “Archyvos fora da caixa”


A BAD através dos seus Grupos de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo, Arquivos Municipais, organizam as II Jornadas “Archyvos fora da caixa”, no próximo dia 19 de junho, a realizar no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.

Este segundo encontro, subordinado ao tema geral das Jornadas “Arquivos que não cabem na caixa” procura apresentar os desafios de gestão associados aos arquivos sonoros, audiovisuais, artísticos e literários, debater os conceitos de arquivos não convencionais, perceber como esses sistemas se relacionam com o universo digital e se aproximam dos utilizadores.

As Jornadas estão divididas em três painéis:

Desafios do som e da imagem nos arquivos
Os arquivos de arte
Os arquivos de literatura

adulto

Biblioteca Orlando Ribeiro
Local: Auditório
Data: 2019-06-19 às 09:00
Contactos:
Programa + Inscrição:
https://www.bad.pt/eventos/event/2a-jornada-archyvos-fora-da-caixa/
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Ciclo de Conferências para Adultos
Imprensa de Moda em Portugal

Por Maria João Martins.

de 5 de junho a 3 julho de 2019
das 17h30 às 19h

Peças essenciais da multimilionária indústria da moda, as revistas da especialidade têm um poder único sobre o imaginário e as escolhas de milhões de consumidores de todo o mundo.

Portugal não passou ao lado do gosto crescente por este tipo de imprensa. Ao longo da Iª República surgiriam no mercado revistas que se impuseram por longos anos: a Modas & Bordados, Eva ou Em Voga, que teve duas fases distintas (entre 1927 e 1929 e entre 1943-1956).

Mas o salto qualitativo em matéria de revistas de moda feitas em Portugal, para público português, surgiria já nos anos 80, quando a estabilização da Democracia e, posteriormente a integração na então Comunidade Económico Europeia, veio mudar mentalidades e hábitos de consumo. Nesses tempos ainda anteriores à Internet, com apenas dois canais de televisão, só as revistas traziam novidades e ditavam tendências.

Nestes workshops vamos passar em revista quase dois séculos deste setor de imprensa, contextualizando-o nas respetivas épocas da História de Portugal e revelando também algumas surpresas.

PROGRAMA:

Sessão 3 - dia 19 junho - De 1933 a 1968


Consulte o programa completo aqui.

adulto

Hemeroteca Municipal
Data: 2019-06-19 às 17:30
Contactos: Tel.: 218 172 430
hemeroteca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Conferências OperaWave para Adultos
MEMÓRIAS DA ÓPERA

Conferências OperaWave - A OperaWave (OW) é uma Associação Cultural sem fins lucrativos que cultiva o gosto pela Música, com particular
interesse na área Canto Lírico, promovendo o estudo e divulgação da
Ópera através de recitais, concertos e outras apresentações com fins
culturais e solidários, designadamente palestras, conferências e
workshops.

O ciclo de conferências que vai desenvolver em parceria com a Biblioteca Palácio Galveias (BPG) ao longo de 2019, insere-se no grupo de apresentações com fins culturais e estando previstos dois temas gerais: Ópera e Saúde &Canto / Canto Como Actividade de Saúde e Bem Estar.

Na terceira quarta feira do mês
das 18h às 20h:

5ª Sessão - 19 de Junho
MEMÓRIAS DA ÓPERA pelo Prof. Maria Fernanda Rollo.

adulto

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-19 às 18:00
Contactos: Tel.: 218 173 090
bib.galveias@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Lançamento do livro para Adultos
O enigma do universo em Lisboa


de Luísa Teixeira
Edições Vieira da Silva.


Dois jovens antropólogos, durante um projeto de investigação sobre jazigos do Cemitério do Alto de São João, descobrem algo misterioso e guardam consigo um objeto enigmático, desconhecendo o poder de tal artefacto. A busca incessante por respostas, leva-os a cruzarem-se com uma sociedade secreta, que tudo faz para os eliminar.

A cidade de Lisboa é a guardiã da salvação da Humanidade e palco de guerra entre as raças hostis que tentam obter o domínio de alguns planetas, inclusive do nosso, através das religiões, política, organizações governamentais… A limpeza planetária começará e o campo magnético da Terra será alterado.

Conseguirão os jovens investigadores descobrir todo o enigma e salvar o mundo? Será a energia Vril utilizada para o bem?

adulto

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-19 às 19:00
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Dança para Todos
18º Festival Capoeira Beija-Flor




Pela Associação Beija-Flor.

todos

Biblioteca de Marvila
Data: 2019-06-21 até 2019-06-23
Contactos: Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Exposição para Todos
Era uma vez... Histórias de Brincar


Exposição de José Leal.

Inauguração: 22 junho às 17h
todos

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-22 até 2019-07-12
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Todos
Biblioteca Humana


Uma Biblioteca onde as pessoas são livros.
das 15h30 às 17h00

A Biblioteca Humana, enquanto estratégia de inovação social, tem como objetivo a promoção do diálogo,
o respeito pelos direitos humanos e o combate ao estereótipo. Neste sentido, os “livros” são pessoas que interagem com leitores num clima de mútua aprendizagem.

Na última edição tivemos os seguintes livros humanos: cigano, desempregada, homossexual, mulher trans, pessoa com deficiência,
pessoa obesa, refugiado, rapper, tatuador, vítima de violência doméstica e writer.


todos

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-22 às 15:30
Contactos:
Tel.: 218 173 090
bib.galveias@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Música para Todos
Coro das Nações


Apresentação do Coro das Nações dirigido maestro Luís Bragança Gil.

 

todos

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-22 às 16:00
Contactos:
Tel.: 218 173 090
bib.galveias@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Adultos
Comunidade de Leitores

Espaço  de  partilha  de leituras, ideias e opiniões sobre o livro selecionado mensalmente para a comunidade.

Hoje falamos sobre o livro Histórias da Terra e do Mar (1984), de Sophia Mello Breyner Andresen.
Moderadora: Maria Helena Roldão (BLX).
adulto

Hemeroteca Municipal
Data: 2019-06-25 às 17:30
Contactos:
Tel.: 218 172 430
maria.roldao@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Ler | Ler


Uma vez por mês, a Escrever Escrever solta as palavras dos livros, na Biblioteca Camões. A partir de um tema proposto, fazemos leituras e entramos pelo texto dentro.

PARA QUEM É:
- Para todos os que estão abertos ao desafio de ler em voz alta e contribuir para o debate sobre textos e ideias;
- Para quem quer descobrir novos autores e estilos de escrita;
- Para quem quer retomar ou desenvolver o gosto pela leitura e pelos livros.

tema: A partir de Pessoa: textos e autores que o poeta nos sugere
coordenação: Cristina Borges.

adulto

Biblioteca Camões
Data: 2019-06-26 às 17:30
Contactos:
Tel.: 218 172 360
bib.camoes@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Comunidade de Leitores

Espaço  de  partilha  de leituras, ideias e opiniões sobre o livro selecionado mensalmente para a comunidade.

Hoje falamos sobre o livro: O teu rosto será o último, Ricardo João Pedro.
adulto

Biblioteca Penha de França
Data: 2019-06-26 às 17:30
Contactos: Tel.: 218 172 410
bib.pfranca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Ciclo de Conferências para Adultos
Imprensa de Moda em Portugal

Por Maria João Martins.

de 5 de junho a 3 julho de 2019
das 17h30 às 19h

Peças essenciais da multimilionária indústria da moda, as revistas da especialidade têm um poder único sobre o imaginário e as escolhas de milhões de consumidores de todo o mundo.

Portugal não passou ao lado do gosto crescente por este tipo de imprensa. Ao longo da Iª República surgiriam no mercado revistas que se impuseram por longos anos: a Modas & Bordados, Eva ou Em Voga, que teve duas fases distintas (entre 1927 e 1929 e entre 1943-1956).

Mas o salto qualitativo em matéria de revistas de moda feitas em Portugal, para público português, surgiria já nos anos 80, quando a estabilização da Democracia e, posteriormente a integração na então Comunidade Económico Europeia, veio mudar mentalidades e hábitos de consumo. Nesses tempos ainda anteriores à Internet, com apenas dois canais de televisão, só as revistas traziam novidades e ditavam tendências.

Nestes workshops vamos passar em revista quase dois séculos deste setor de imprensa, contextualizando-o nas respetivas épocas da História de Portugal e revelando também algumas surpresas.

PROGRAMA:

Sessão 4 - dia 26 junho - De 1968 a 1982


Consulte o programa completo aqui.

adulto

Hemeroteca Municipal
Data: 2019-06-26 às 17:30
Contactos: Tel.: 218 172 430
hemeroteca@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



Ciclo de Conferências para Adultos
Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)

Ciclo de Conferências por Ricardo Marques
das 19h às 21h

PROGRAMA

26 junho
Sophia e o Mar
O mar é o tópico mais reconhecível na obra poética de Sophia, um lugar recorrente em todas as suas fases. Antes das férias da biblioteca, leremos os poemas de Sophia sobre o mar.

Consulte o programa completo aqui.

adulto

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-26 às 19:00
Contactos: Tel.: 218 173 090
bib.galveias@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Adultos
Exposição de pintura "a[pu]d silentium"


Por Anabela Canas
Inauguração: dia 27 junho às 19h

Porque é disso que tratam os anjos.
Ao sétimo dia, a fantasia. Quando deus descansou e abençoou o homem inventou.
Como uma viagem em torno dos anjos. Porque os anjos são terríveis, mas não temíveis. São jovens, amadurecem. Podem até cair de morrer e podem até morrer, se caídos e informes em cada por dizer.
O que pode uma mancha de sombra, à luz de uma memória cheia? É a vida das formas, irremediável crescendo. A fantasia que é pura e que nunca a realidade desmente. Que nunca se apanha em falso, que nunca mente. Há a palavra, e depois os anjos. Vindos e vindouros.
A alquimia do tempo, dos tempos. Os que, diferentes, se entrançam numa só forma de um todo.

Da insubordinada memória de resistentes seres inexistentes, se faz em futuro a recordação. Ou talvez não. Fotogramas em fuga de um cinema mudo, impressões digitais. Retorno.
Pode a pintura fugir à figuração | salvação? Ou como fugir dos olhos a elaboração. De fantásticos seres de manchas abstratas de paredes em decomposição? Um tempo a esboroar e um reconstruir em ficção. O conhecido, inventado, nos resíduos do lugar, do dia sempre a acabar. Figuras que se ocupam a habitar, antes mesmo de se fazer notar. E escapam quando podem. Visíveis. A limites, invisíveis.

Do jovem tempo enquanto anjo. Ida e volta. Do jovem tempo, enquanto anjo e terrível. A voragem. Depois. (Porque do silêncio não rezam os anjos).
Apud silemtium, por entre o silêncio e sem ferir. E até ao silêncio.

adulto

Biblioteca Camões
Data: 2019-06-27 até 2019-07-26
Contactos: Tel.: 218 172 360
bib.camoes@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Todos
Audição final dos alunos da ACULMA
 
todos

Biblioteca de Marvila
Local: Auditório
Data: 2019-06-27 às 18:00
Contactos: Tel.: 218 173 000
bib.marvila@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.



para Todos
Urban Audiovisual Festival - 2ª edição



pela Associação Descalçada.

O Urban Audiovisual Festival - UAF surge como uma plataforma de discussão e diálogo entre profissionais que trabalham as temáticas da vida urbana. Este encontro científico pretende promover a produção de qualidade e a disseminação do trabalho audiovisual desenvolvido por investigadores e cineastas na área dos estudos urbanos, assim como outras disciplinas relacionadas.

Programa e outras informações em: https://uafestival.wordpress.com/

 

todos

Biblioteca de Marvila
Local: auditório
Data: 2019-06-28 até 2019-06-30
Contactos:  
Observações: Entrada livre.



para Todos
Workshop Activismo em Defesa dos Direitos dos Animais


Pela Rita Silva - Presidente da Animal
das 15h às 19h

Workshop sobre ativismo em defesa dos direitos dos animais.
Técnicas de brainstorming e a sua importância nas ações.

 

todos

Biblioteca de Marvila
Data: 2019-06-29
Contactos:
+ INFO e Inscrições: rita.silva@animal.org.pt

 

Observações: Contribuição: 10€



para Adultos
Conversas com PNL (Programação Neurolinguística)


das 10h às 13h

Por Titá Rodrigues (Titá Models)
Aprendizagem não formal

Vamos realizar o Workshop "Conversas com PNL" e gostaríamos muito de contar com a sua presença e participação. 

Já ouviu falar de PNL ou Programação Neurolinguística? 
  • Se nunca ouviu falar, este workshop é para si. 
  • Se já ouviu falar mas não sabe muito bem o que é, este workshop é para si.  
  • Se já conhece mas quer saber mais, então, este workshop é também para si
  • Neste Workshop iremos apresentar as Conversas com PNL, falar de PNL e dar a conhecer tudo o que a PNL pode fazer por si. 
adulto

Biblioteca Central – Palácio Galveias
Data: 2019-06-29 às 10:00
Contactos:
+ INFO e Inscrições: 
https://bit.ly/2VB73oq

Tel.: 218 173 090 | bib.galveias@cm-lisboa.pt

Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Fiadeira de Histórias + Oficina para Familias
O Melro: artista


PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças dos 6 aos 10 anos

Por Inês Leitão  (BLX).

Para todos os que gostam de Moda, Restauração, Ginásios e Autoconfiança…
Ensina-nos a alterar hábitos alimentares, a fazer exercício físico e a libertar a mente através da arte.

Um livro com um potencial muito interessante e com artistas fantásticos. Um livro artístico e um companheiro inseparável.

Com muitas actividades para participarem e divertirem-se!
Apareçam!

Nº mínimo/ máximo inscrições: 5 crianças + 5 adultos / 10 crianças + 10 adultos.


familia

Biblioteca dos Coruchéus
Data: 2019-06-29 às 11:00
Contactos:
Tel.: 218 172 049
bib.corucheus@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Todos
A influência da publicidade no comportamento dos jovens
Por Susana Paiva Mediasmart.

Nas sociedades modernas as crianças crescem num ambiente saturado pelos media. São confrontadas diariamente por uma variedade de mensagens publicitárias: outdoors, imprensa, rádio, TV, internet, telemóveis, videogames, app’s e redes sociais. 


A publicidade ocupa um lugar muito importante nas suas vidas, nas suas brincadeiras, nas suas conversas e faz parte da sua cultura. Ajudar as crianças a compreender o que é a publicidade, os seus objetivos e como é que ela funciona é vital para assegurar que elas se tornem consumidores mais informados e mais críticos. Iremos ainda abordar de que forma é que devemos promover a auto estima positiva das crianças ajudando-as a pensar criticamente sobre as imagens que vêm nos meios de comunicação. 

Hoja falamos sobre: Publicidade Vs a imagem Corporal e Auto Estima.

todos

Biblioteca Penha de França
Data: 2019-06-29 às 14:30
Contactos: Tel.: 218 172 410
bib.pfranca@cm-lisboa.pt 
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



para Adultos
Workshop Gestão de Emoções


PARA TODAS AS FAMÍLIAS com crianças a partir dos 3 anos

Por Ana Baião | Workshops infantis.

Workshop de reflexão sobre como gerir as emoções, em que situações surgem determinadas emoções e como as expressamos.

Qual a resposta natural que a döTerra apresenta para a Gestão Emocional das Crianças (exploração de óleos essenciais)?

As crianças vão construir um livro sobre a Gestão Emocional com base nos óleos essenciais da döTerra e um Pote da Calma, que seja relaxante e represente as emoções que façam mais sentido à criança.
A partir do livro “"O Monstro das Cores" de Anna Llenas.
adulto

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-29 às 15:30
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Conferência para Adultos
A dieta padrão da Macrobiótica e como se integra na nossa tradição


Por Ana Luísa Bolsa | Espaço 4 Elementos.

Existe a ideia fortemente enraizada de que para se poder praticar uma dieta macrobiótica é necessário privilegiar alguns alimentos em detrimento definitivo de outros. É frequente ainda pensar-se que a prática macrobiótica é limitativa.

Para além de apresentarmos em que consiste a denominada dieta padrão Macrobiótica, nesta palestra vamos abordar de que forma a proposta macrobiótica nos ajuda a organizar o dia a dia ao mesmo tempo que refletimos sobre algumas ideias preconcebidas sobre a prática.
adulto

Biblioteca Orlando Ribeiro
Data: 2019-06-29 às 16:00
Contactos: Tel: 218 172 660
bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Observações: Entrada livre.


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


Alcântara_resultados
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com