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Perguntas FrequentesPerguntas Frequentes

Estas são as perguntas e respostas para a categoria Empréstimo domiciliário.
 

O que é o empréstimo domiciliário?
Quem pode usufruir do empréstimo domiciliário?
Quantos documentos posso levar emprestados e por quanto tempo?
O empréstimo pode ser renovado?
Quais as consequências do incumprimento do prazo de devolução de documentos?
Se eu danificar ou perder o documento, o que acontece?

Como colocar um pedido de reserva de um título?


Como saber o meu lugar na fila de pedidos de reserva de um título?
 
 
O que é o empréstimo domiciliário?

Este serviço oferece-lhe a possibilidade de requisitar documentos para consulta fora das instalações da biblioteca, por um determinado período de tempo.

Para usufruir deste serviço deverá solicitar um cartão de utilizador, obtido gratuitamente.

Na posse do seu cartão poderá requisitar documentos em qualquer biblioteca da nossa Rede.

A devolução dos documentos poderá, também, ser feita em qualquer biblioteca.

 
 
Quem pode usufruir do empréstimo domiciliário?

Quem resida, estude ou trabalhe na Área Metropolitana de Lisboa.

 
 
Quantos documentos posso levar emprestados e por quanto tempo?

Ver a resposta em Documentos e prazo de empréstimo

 
 
O empréstimo pode ser renovado?

Sim, o prazo de empréstimo dos livros, jornais e revistas, áudio-livros e braille pode ser renovado 2 vezes, por um período máximo de 15 dias cada. A renovação não será aceite caso exista um pedido de reserva sobre o documento em causa.

A renovação deverá ser efetuada dentro do prazo de empréstimo e antes do período de tolerância. A nova data de devolução é calculada acrescentando 15 dias seguidos ao dia em que a renovação é solicitada.
 
Para solicitar a renovação do prazo de empréstimo de um documento deverá contatar uma BLX, presencialmente, por telefone, correio eletrónico ou na área “O meu registo” do catálogo das BLX.

 
 
Quais as consequências do incumprimento do prazo de devolução de documentos?

Se não cumprir o prazo de devolução não poderá utilizar o serviço de empréstimo domiciliário durante o número de dias igual ao número de dias de atraso.

 
 
Se eu danificar ou perder o documento, o que acontece?

O utilizador é responsável pelos documentos por si requisitados.
No caso de danos ou extravio de documentos, o utilizador fica obrigado a proceder à sua reposição por documento igual ou equivalente, devidamente acordado com um técnico de referência.

 
 

Como colocar um pedido de reserva de um título?



No Catálogo, apenas pode colocar pedidos de reserva de títulos que se encontrem emprestados.
Para o efeito, deve selecionar a opção reservar, fazer login, confirmar o local de levantamento da reserva, e por fim, selecionar a opção colocar pedido.

Assim que o título seja devolvido será avisado/a, telefonicamente ou por e-mail, da sua disponibilidade e aí dispõe de 8 dias para proceder ao seu levantamento.

 
 
Como saber o meu lugar na fila de pedidos de reserva de um título?

No Catálogo, para saber a sua posição deve aceder ao separador ‘O meu registo’.
Após o login selecione a opção pedidos/reservas. Nesta área, poderá visualizar os pedidos em curso e a respetiva posição na lista de pedidos.
 

 


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