Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  »  » Regulamento SDI
Regulamento SDI

Os regulamentos da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa encontram-se em fase de revisão.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

Serviço de Digitalização e Imagem - SDI

Serviço exclusivo da Hemeroteca Municipal

Normas:

1. A Hemeroteca Municipal de Lisboa tem sido confrontada com um número cada vez maior de pedidos de digitalização de documentos, quer localmente, solicitados pelos utilizadores dos seus serviços, quer à distância, provenientes das mais diversas partes do pais e do estrangeiro, solicitados por pessoas que, por motivos diversos, nem sempre tem a possibilidade de se deslocar à Hemeroteca.

2. Com o intuito de responder a este tipo de solicitações, entendeu a coordenação desta biblioteca criar, dentro da sua estrutura, um serviço específico para o atendimento destes pedidos, a que denominou de Serviço de Digitalização e Imagem (SDI).

3. Este serviço proporciona reproduções de qualidade de monografias, publicações periódicas (encadernadas ou não), fundo antigo e outros documentos (por exemplo, um mapa ou uma ilustração anexa a um livro ou a uma revista) que constituem o acervo da biblioteca.

4. Os pedidos de digitalização de documentos podem ser feitos localmente, nas salas de leitura da Hemeroteca, através de impresso próprio, ou à distância, por correio electrónico, fax, correio postal ou através de formulário em linha, no âmbito do Serviço de Informação Bibliográfica (SIB), com aceitação prévia das condições regulamentadas pela Hemeroteca.

5. O utilizador pode solicitar a digitalização de até 20 imagens, sendo o prazo de execução máximo para a entrega do trabalho de 5 dias úteis.

5.1 As imagens a digitalizar não podem, por enquanto, ultrapassar o formato A3. Por razões de ordem técnica ou que se prendam com a preservação dos documentos, em determinadas condições, não poderemos garantir a fiel reprodução dos originais.

5.2 O SDI é responsável pela definição das especificações das digitalizações, consoante o fim a que estas se destinam, e tal como indicado pelo utilizador no formulário.

6. As digitalizações são fornecidas em disquete, CD-ROM ou enviadas por e-mail, podendo o utilizador adquirir ou trazer estes suportes electrónicos, ou outros.

6.1 O pedido de envio de imagens por e-mail está condicionado ao pagamento antecipado do serviço e limitado a um máximo de 1MB.

7. A utilização comercial das reproduções carece de autorização expressa da Coordenação da Hemeroteca Municipal (alvaro.matos@cm-lisboa.pt) e está sujeita, quando aplicável, às disposições legais em vigor relativas à propriedade literária, artística ou científica, designadamente as constantes do Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos, que deve ser da responsabilidade do respectivo requerente. O pedido de autorização deve incluir a identificação do conteúdo em causa e a descrição qualitativa e quantitativa do fim a que se destina. 

8. Este serviço reserva-se o direito de avaliar a pertinência e viabilidade dos pedidos que lhe são dirigidos, procurando, na medida do possível, encaminhar as solicitações fora do seu âmbito para outras instituições.

9. Caso o pedido de digitalização seja indeferido, o requerente será contactado no prazo de 48 horas.

10. Este serviço é pago. Consulte a Tabela de Taxas e Outras Receitas Municipais na secção "Regulamentos on-line" no sítio oficial da Câmara Municipal de Lisboa.


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com