Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Arquivo de Iniciativas da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Light
Light

Logotipo Light

O projecto LIGHT, co-financiado pela União Europeia, teve início oficial em Julho de 2004 e nele participam cinco Bibliotecas Públicas de diferentes regiões europeias, VERIA (Região da Macedónia Central-Grécia); ROSKILDE (Região de Hovedstdsregionen-Dinamarca); BOLONHA (Região Emília-Romana-Itália); BEKES (Região de Del-Alfold-Hungria) e LISBOA (Região de Lisboa e Vale do Tejo).

O projecto tem como principal objectivo destacar o papel das bibliotecas públicas enquanto centros comunitários de criação, difusão e promoção do Património Cultural Local, visando realçar o seu papel dinamizador do desenvolvimento económico e social.

O projecto LIGHT irá criar e tornar acessível, a todos os parceiros, uma plataforma web para disponibilização de conteúdos culturais digitais que serão disponibilizados por bibliotecas públicas, arquivos e museus das quatro regiões parceiras no projecto. Pretende-se demonstrar o potencial económico das instituições culturais, principalmente, das bibliotecas públicas, no desenvolvimento do turismo cultural na Europa.

Partilhando o mesmo objectivo, as Bibliotecas parceiras do LIGHT desenvolvem projectos próprios, salientando a sua missão enquanto instituições depositárias da memória e do saber, realçando o seu desempenho enquanto centros comunitários na divulgação e promoção do património cultural local, reforçando a identidade da comunidade, que revê, partilha e participa na construção da memória comum.

O Departamento de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa (DBA) está a desenvolver um Portal, RevelarLX, que tem como objectivo principal divulgar a herança cultural de Lisboa, salientando o seu papel dinamizador no desenvolvimento regional.

Este portal surgiu na sequência de um estudo que consistiu na pesquisa e recolha de conteúdos culturais disponíveis na Internet sobre a cidade de Lisboa. Neste estudo verificou-se que a informação disponível estava dispersa e de difícil inter-relação, não permitindo uma exploração máxima dos recursos existentes.

O RevelarLX pretende oferecer aos lisboetas e a todos que pretendem conhecer a Cidade, informação vária e pertinente sobre Lisboa. Partindo de uma base geográfica, o projecto desenvolve-se através da memória da cidade, das suas histórias e evoluções, dos acontecimentos marcantes, das suas lendas e personalidades, consultada num web site que cruza informações e divulga um novo olhar sobre o património, construído, histórico e imaginário da cidade de Lisboa. 

Para mais informações sobre o projecto LIGHT / RevelarLX clique aqui ou contacte:
Câmara Municipal de Lisboa
Departamento de Bibliotecas e Arquivos
revelarlx@cm-lisboa.pt


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com