Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Arquivo de Iniciativas da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Novo edifício da Biblioteca Central e Arquivo Municipal de Lisboa » Texto do Departamento de Bibliotecas e Arquivos da CML
Texto do Departamento de Bibliotecas e Arquivos da CML

Biblioteca Central e Arquivo Municipal de Lisboa

A nova Biblioteca Central e Arquivo Municipal de Lisboa – BCAML - aposta na introdução de novas e inovadoras valências nos tradicionais serviços de Biblioteca e de Arquivo começando, desde logo, por garantir a coexistência, num mesmo espaço físico, da Biblioteca Central e do Arquivo Municipal.

Pretende-se, com esta aposta, criar novas formas de interagir com a informação, mais adaptadas à nossa sociedade onde o seu domínio, quer ao nível da pesquisa, descodificação ou produção, é premissa fundamental para o crescimento individual e colectivo.

A vontade de aprender, a necessidade de conhecer e saber mais, estimulam-se na primeira infância. Por esta razão, uma área reservada às crianças é fundamental. Mas mais do que uma área para crianças a BCAML irá oferecer uma área para as famílias, onde a aprendizagem e a partilha de informação serão estimuladas na família e em família.

No que respeita a função informativa e social, a BCAML irá oferecer aos Lisboetas um lugar amigável e de inclusão. A não participação na sociedade civil, o desconhecimento dos direitos e deveres de cidadania são atitudes que se impõe alterar, numa sociedade que se pretende equilibrada, e este equipamento irá oferecer todas as condições para essa mudança de atitude para com a sociedade e o cidadão.

Por outro lado, a produção administrativa que suporta o aparelho institucional da nossa sociedade obriga à criação de mecanismos que permitam o acesso célere do cidadão à informação de carácter administrativo. Assim, a BCAML pretende oferecer um serviço actualizado e tecnologicamente preparado para cumprir a sua função informativa, recorrendo ao cruzamento entre a informação de arquivo e de biblioteca por forma a, em tempo útil, fornecer ao cidadão a informação certa para as suas necessidades específicas.

A memória histórica de uma comunidade é fundamental para garantir a preservação da sua identidade cultural. Disponibilizar e promover a história da cidade impõem-se também como premissas da BCAML.

Na sua função cultural e recreativa, a BCAML irá oferecer diversos espaços e ambientes onde a produção criativa da humanidade, na sua vertente artística e civilizacional, estará disponível para a descoberta e a exploração. A par desta oferta, pretende-se promover a produção criativa “dentro de portas”, através de workshops, ateliers ou por outros meios que convidem à partilha e incentivem a experimentação.

Complementando os diversos serviços de biblioteca e arquivo, a BCAML irá também garantir o acesso a áreas de descanso e fruição onde a interacção aconteça. Terraços, Auditórios, Salas de Exposição, Cafetarias, Restaurante, Lojas, são exemplo destes espaços de descanso, convívio e fruição que participam para que na BCAML o todo seja, em muito, superior à soma das partes.


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com