Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Exposições  » 10 anos de Ilustração Portuguesa na Bedeteca de Lisboa » A Pressão do Tempo e a Síndrome da Folha Branca
A Pressão do Tempo e a Síndrome da Folha Branca

Ilustração de Cristina Sampaio

Ilustração de Cristina Sampaio

 

"A maior dificuldade é termos de criar ilustrações em cima da hora. O alinhamento das notícias vai mudando ao longo do dia. Há coisas que vão caindo e outras novas aparecendo", assim se referia o director do Público, José Manuel Fernandes, à azáfama que invadira a redacção quando preparava a sua primeira edição totalmente ilustrada, a de 3 de Outubro de 1998. 32 autores, entre desenhadores, ilustradores, cartoonistas, designers e outros especialistas dessa arte de falar por imagens responderam ao convite de Jorge Silva, Director de Arte.

O projecto de uma edição ilustrada, não sendo inédito - é uma prática do Libération por altura do Festival de BD de Angoulême - , foi apresentado pelo então director da Bedeteca, João Paulo Cotrim à direcção do Público e imediatamente aceite. Uma edição ilustrada marcava a diferença, era atrevida mas encaixava perfeitamente no perfil de um diário que se quer aberto e criativo. Para a organização do Salão Lisboa constituía uma forma de promoção e divulgação do evento e da ilustração de grande escala. Para os autores convidados e para os jornalistas, um desafio. Para os leitores do diário e para o público em geral e, sobretudo, para os coleccionistas, era uma oferta, um brinde. São assim as melhores e mais belas histórias: todos ganham, haverá final mais feliz? Por isso, desde essa data, a parceria se tem repetido por ocasião do Salão Lisboa ou da Ilustração Portuguesa.

Que a tradição se mantenha, que o cheiro a tinta nos impregne o nariz e tinja os dedos enquanto as imagens nos falam das notícias do dia.

 

Início

Sociedade Informatizada | Ilustração Portuguesa

A Pressão do Tempo e a Síndrome da Folha Branca

Cuidado com a Cabeça | Caleidoscópio | A Luz de Lisboa


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com