Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Arquivo de Iniciativas da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Programa de Promoção da Leitura
Programa de Promoção da Leitura

De acordo com estudos que têm vindo a ser publicados desde 1994, o grau de literacia e os índices de leitura dos portugueses são muito baixos.

Por outro lado, as escolas e as práticas educativas deveriam ser territórios privilegiados para a promoção da leitura, preparando os alunos para um efectivo exercício de cidadania, o que nem sempre se verifica.

Programa de Promoção da Leitura

Com o objectivo de contribuir para inverter esta situação e de reforçar parcerias entre as Bibliotecas Municipais de Lisboa, as Escolas e as Bibliotecas Escolares da capital, foi lançado, em Setembro de 2005, um Programa de Promoção da Leitura que engloba duas vertentes:

A) As Bibliotecas Municipais (BM) dinamizam actividades de promoção da leitura e trabalham, directamente, com as escolas, turmas e respectivos professores;

B) As Bibliotecas Municipais trabalham com os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares (BE), na partilha de modos de funcionamento e boas práticas.

Para o reforço das parcerias enunciadas, propôs-se o desenvolvimento de actividades, ao longo do ano lectivo, em que pudessem participar as turmas e escolas (1º, 2º e 3º Ciclos) na área de influência de cada uma das sete BM envolvidas, de modo a promover hábitos de leitura, apoiar os processos de aprendizagem e contribuir para o fortalecimento de laços com as escolas.

Assim, na vertente A) tem vindo a ser concretizado o seguinte plano de dinamização da leitura:
(clique nas imagens para ampliar)

  • Actividade «À descoberta da Biblioteca Municipal»
    Outubro a Dezembro de 2005

Cerca de 800 alunos dos 3º, 4º, 5º e 7º anos de escolaridade partiram à descoberta da BM da sua área de residência, apoiados num Guião especialmente concebido para o efeito, que os levava a descobrir todas as áreas e serviços disponíveis em cada uma das Bibliotecas Municipais.

À descoberta da Biblioteca
  • Actividade «Ler com Mistério» 
    Janeiro a Maio de 2006

Os mesmos 800 alunos efectuam mais duas visitas à sua BM:

1ª fase – Ouvem contar uma história, seleccionada para o seu ano de escolaridade. Os contadores (em muitos casos, actores de telenovelas com os quais os jovens se identificam) suspendem a leitura num ponto previamente determinado.

Ler com Mistério - contador de histórias

Os alunos voltam para a escola e constroem sugestões de finais. Enviam os seus trabalhos para a BM, onde é montada uma exposição.

 
 

Ler com Mistério - exposição

2ª fase – Os alunos voltam à BM, visitam a exposição de trabalhos, ouvem ler o final da história e comparam com as propostas que eles próprios construíram.

 

Ler com mistério - final da história

Estas actividades são avaliadas pelos alunos, pelos professores e pelos técnicos de biblioteca.

Na vertente B), foi seleccionada uma BM e convidados representantes das BE de todas as escolas públicas de 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundárias a participar em três Encontros com representantes de todas as BM de Lisboa:

Terceiro Encontro

1º Primeiro Encontro – Partilha de modos de funcionamento e programas de dinamização.

2º Segundo Encontro – Visita conjunta a duas BE, com espaços diversificados e modelos activos de funcionamento.

3º Terceiro Encontro – Partilha de sites educativos para as diversas disciplinas – guiões de exploração e actividades possíveis.

Estes Encontros são avaliados pelos participantes.

... + Info

retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Livraria Municipal agora é a Loja BLX
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com