Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Colecções especiais
Colecções especiais

A Rede de Bibliotecas de Lisboa tem mantido e desenvolvido, desde os anos trinta do século XX, um conjunto de Coleções Especiais constituídas por documentos que, pela sua raridade, valor patrimonial ou cultural, relevância temática ou compromisso para com o doador, são objeto de uma abordagem distinta da do restante acervo.

No presente, o ramo de Coleções Especiais da RBL integra os seguintes núcleos:

» Ana de Castro Osório
na Biblioteca de Belém
Resultando de uma doação de Maria António Assis dos Santos Palla, Ana Sara Cavalheiro Alves de Brito, Anne Cova, Maria Manuela Paiva Fernandes Tavares, Maria Teresa da Costa Sales, Leonor Xavier, Maria Irene Crespo, Inês Pedrosa, é hoje inaugurado na Biblioteca Municipal de Belém, um núcleo temático especializado intitulado Biblioteca Especializada Ana de Castro Osório. + INFO

» Bedeteca
na Biblioteca dos Olivais
A Bedeteca dispõe de uma oferta documental de publicações desde os anos 20 do séc. XX até aos nossos dias e que cobre o mundo inteiro, de Portugal ao Japão (passando pelos EUA, França, Bélgica, Brasil, Espanha, Itália, Eslovénia e Alemanha). + INFO

» Dulce Ferrão
na Biblioteca-Museu República e Resistência
A Biblioteca Dulce Ferrão reúne os cerca de 26 mil volumes que constituíam a biblioteca pessoal do jornalista e investigador Carlos Ferrão (1898-1979), tomando, por expresso desejo deste, o nome de sua mulher. Em 1976, o seu proprietário vendeu-a ao Estado, por valor simbólico, e em 2001, por protocolo entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa, ficou este acervo ao cuidado do município, através da Biblioteca-Museu República e Resistência, onde se conserva.
Muito rica em bibliografia relativa à I República, o seu interesse estende-se pela produção bibliográfica nacional (política, social e literária) de meados do século XIX em diante e pela temática dos dois grandes conflitos mundiais. Compreende, além de monografias, um conjunto valioso de periódicos nacionais e estrangeiros. + INFO

» Hemeroteca Digital
A Hemeroteca Digital, sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projecto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.
Disponibilizamos, assim, através da Internet, em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML. + INFO

» Livro Antigo
nos Paços do Concelho
O Fundo de Livro Antigo da Câmara Municipal de Lisboa teve a sua origem maioritariamente numa oferta feita pela Biblioteca Nacional. Esta instituição, recebendo parte dos fundos provenientes da nacionalização das bibliotecas de instituições religiosas, procedeu a uma selecção e canalizou para outras instituições – entre as quais a Câmara Municipal de Lisboa – os exemplares que considerou duplicados.
Em 1933, por ocasião da inauguração da Biblioteca Municipal de Alcântara, Joaquim Leitão, Inspector das Bibliotecas, Arquivo e Museus Municipais, faz no seu discurso um elogio público a Júlio Dantas, Inspector das Bibliotecas e Arquivos, pela “deferência na partilha do espólio bibliográfico das congregações”.
Em 1944, temos a indicação da presença do Fundo das Congregações e Duplicados da Biblioteca Nacional – 15.157 obras completas e incompletas –, no Palácio Galveias. Dois anos depois, remetidos para o 2.º andar e sótão do Palácio, aguardavam ainda tratamento técnico, situação que se manteve nas décadas seguintes. Questões ligadas à gestão de espaço obrigaram à transferência deste fundo para depósitos. Em 1973, ocupavam uma das salas da Biblioteca Municipal de Belém.
Não se procure encontrar qualquer unidade nesta colecção. Ela não obedeceu a critérios, temáticas nem finalidades. Resultou antes do acaso. Logo à partida porque os exemplares foram, na sua maioria, rejeitados por outras bibliotecas, constituindo, portanto, uma segunda escolha. Mas tal não a priva de um valor cultural e patrimonial intrínseco, que os investigadores e historiadores do livro poderão julgar por si.
A colecção, instalada na antiga sala do Arquivo, nos Paços do Concelho, compreende obras impressas de 1482 até 1800, com consulta condicionada.
+ INFO

» Memórias de Outras Infâncias
A literatura para crianças e jovens tem vindo a assumir uma visibilidade crescente e um desenvolvimento significativo nos últimos anos. Este interesse pela situação presente não nos pode fazer esquecer que um verdadeiro conhecimento do mundo da escrita para crianças e jovens só existe se incluirmos um olhar atento sobre o passado da edição do livro infantil. + INFO

» Padre Ruela Pombo
 A Colecção Padre Ruela Pombo (1888-1960) foi doada à Câmara Municipal de Lisboa na década de 1950, ainda em vida do seu proprietário, sendo constituída por cerca de 5.200 títulos (entre monografias, publicações periódicas e séries monográficas), em língua portuguesa, mas também em língua espanhola e francesa, publicados entre os séculos XVII e XX (1960).
+ INFO


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Rota de Contadores_dez2017
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com