Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Exposições  » Raridades Bibliográficas » "Biblioteca Dulce Ferrão" Biblioteca-Museu República e Resistência/ Espaço Cidade Universitária
"Biblioteca Dulce Ferrão" Biblioteca-Museu República e Resistência/ Espaço Cidade Universitária

A “Biblioteca Dulce Ferrão” reúne os cerca de 26 mil volumes que constituíam a biblioteca pessoal do jornalista e investigador Carlos Ferrão (1898-1979), tomando, por expresso desejo deste, o nome de sua mulher. Em 1976, o seu proprietário vendeu-a ao Estado, por valor simbólico, e em 2001, por protocolo entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa, ficou este acervo ao cuidado do município, através da Biblioteca-Museu República e Resistência, onde se conserva.

Muito rica em bibliografia relativa à I República, o seu interesse estende-se pela produção bibliográfica nacional (política, social e literária) de meados do século XIX em diante e pela temática dos dois grandes conflitos mundiais. Compreende, além de monografias, um conjunto valioso de periódicos nacionais e estrangeiros. Está ainda, parcialmente, por catalogar.


Capa

24.
MANUAL DO FRANC-MAÇON
Manual do Franc-Maçon / por um Cav. Roz. Cruz. - Lisboa : T. F. G. Ramalho : na Typographia Maçonica Luzitana, 5844 [i. e. 1844]. – 387, [9] p. ; 14 cm.

061.236.6/MAN

Os manuais maçónicos não contemporâneos são espécies bibliográficas incomuns. Da “Biblioteca Dulce Ferrão” – colecção que, dada a sua particular incidência na temática republicana, contém várias obras que versam directa ou indirectamente a Maçonaria – constam os dois únicos exemplares da rede municipal, ambos oitocentistas, sendo este o mais antigo.


25.
CASTELO BRANCO, Camilo, 1825-1890

Suicida / Camilo Castelo Branco. - Porto ; Braga : Livraria Internacional de Ernesto Chardron, 1880. – 31 p. ; 19 cm.

82P-34/CAS

Carlos Ferrão reuniu na sua biblioteca uma valiosa camiliana, aqui representada por esta espécie rara da 1.ª edição autónoma da novela Suicida (originalmente incluída no volume Noites de Lamego). A “Biblioteca Dulce Ferrão” inclui três exemplares desta obra, os únicos existentes na rede municipal.


Capa
Capa

26.
O MICROBIO
O Microbio : semanário de caricaturas / propr., red. art. Celso Hermínio, Augusto Pina e Tito Martins. – S. 1, n.º 1 (7 Julho 1894) – [S. 2, n.º 14] (9 Maio 1895). - Lisboa : [s. n.], 1894-1895. – 29 cm.

82-7(05)/HER

No importante núcleo de periódicos que fazem parte da “Biblioteca Dulce Ferrão”, inclui-se esta colecção rara do semanário gráfico onde se revelou um dos maiores caricaturistas portugueses: Celso Hermínio. A Biblioteca-Museu República e Resistência conserva também, através da “Biblioteca Dulce Ferrão”, uma colecção do semanário O Berro, dirigido pelo mesmo artista e que sucedeu ao presente título.



 

27.
ALMANAQUE DE O MUNDO

Almanak d’O Mundo / ed. e propr. França Borges. – A. 1 (1908). – Lisboa : Officinas do jornal O Mundo, [1907]. – 20 cm.

050.9/BOR

Os almanaques são valiosíssimos testemunhos históricos, e tanto mais raros quanto eram espécies bibliográficas consideradas menores. A “Biblioteca Dulce Ferrão” contém alguns, de entre os quais se destaca este almanaque produzido pelo jornal republicano O Mundo. No que no jornal era transitório e quotidiano, o almanaque procurava reter as realizações perenes dos republicanos em ascensão, fazer balanços de actividades, glorificar personalidades ligadas à causa, planificar o ano seguinte, consolidar um calendário de efemérides da República por vir. Na colecção existe ainda o almanaque relativo a 1909.


Capa
Capa

28.
ÁLBUM REPUBLICANO
Album republicano / J. Ramos & Luís Derouet. - Lisboa : Typ. Adolpho de Mendonça, 1908. – CXX folhas ; 25 cm.
Falta índice.

329(469) PRP/RAM

Obra de propaganda, este álbum de retratos e biografias dos principais activistas (e alguns jornais) republicanos foi publicado em fascículos trimensais a partir de 1907. O exemplar presente constitui uma colecção dos fascículos relativos ao 1.º vol. (de que não terá havido 2.º) e faltam-lhe as folhas de índice. Na Biblioteca-Museu República e Resistência existe outro exemplar, proveniente do efémero Museu da Revolução, apresentando algumas diferenças na folha de rosto e na ordenação das páginas, e completo com o índice. As encadernações, idênticas, apresentam também variação entre o nome dos autores e o do editor. Espécies raras, são, ainda hoje, fontes icono-biográficas de grande utilidade.


29.
OS MODERNISTAS PORTUGUESES

Os Modernistas portugueses : escritos públicos, proclamações e manifestos / coordenados por Petrus, que imaginou a obra e a dirigiu e deu à estampa. – Porto : C.E.P, [D.L. 1954-1961]. - 6 vols.
Contém: 1.º v. : Do Orpheu à Presença. - 163 p . – 2.º v. : Da Presença aos Surrealistas. - 169 p. – 3.º v. : Dos Independentes aos Surrealistas. - 222, [1] p. – 4.º v. : Dos Surrealistas aos Abstractos. - 221 p . – 5.º v. : Tempos actuais e prismas críticos. - 219 p. – 6.º v. : Prismas críticos e zargunchadas anti-modernistas. - 191 p.

82P.02 MOD / MOD

A “Biblioteca Dulce Ferrão” projecta-se para além do âmbito histórico-político e do horizonte cronólogico dos “anos republicanos” através de vários elementos de interesse e actualidade. É o caso deste título raro e importante, onde Petrus (pseudónimo de Pedro Veiga, que a organizou e editou) antologiou textos modernistas, de Orpheu aos Surrealistas, grande parte dos quais pouquíssimo conhecidos e alguns mesmo inéditos à data. Foi obra pioneira na perspectiva que oferecia, aliando o grande valor literário a uma excelente qualidade gráfica. Apesar de o plano inicial contemplar oito volumes, só seis foram publicados.


Capa


Início

Reservados Biblioteca Municipal Central

Fundo Histórico Hemeroteca Municipal de Lisboa

Livro Antigo. Sala do Arquivo - Paços do Concelho

Doação Padre Ruela Pombo - Biblioteca Municipal de São Lázaro

"Biblioteca Dulce Ferrão" - Biblioteca-Museu República e Resistência/
Espaço Cidade Universitária


Colecção Livro Infantil - Biblioteca Municipal de São Lázaro




retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Rota de Contadores_dez2017
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com