Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Exposições  » Raridades Bibliográficas » Colecção Livro Infantil - Biblioteca Municipal de São Lázaro
Colecção Livro Infantil - Biblioteca Municipal de São Lázaro

A colecção do livro infantil e juvenil reúne mais de 6 mil exemplares, que vão desde o início do século XX até 1979, data em que se comemorou o “Ano Internacional da Criança”, sob os auspícios da UNESCO.

A apresentação desta colecção, com estas características, possibilita aos investigadores e aos interessados pela problemática do livro infantil e juvenil um contacto facilitado com um vasto conjunto de documentos e obras fundamentais para a História da edição infantil e juvenil em Portugal, e que vão desde a narrativa, à poesia, ao teatro e ao álbum ilustrado.

A riqueza desta colecção reside no facto de que abarca uma considerável variedade de obras e de autores, permitindo o conhecimento da evolução da produção editorial para os mais novos, as orientações de escrita e os hábitos culturais e de leitura que caracterizam a memória de outras infâncias.


Capa

30.
FERRÃO, Gabriel

A Rosita do mercado / Gabriel Ferrão. – Lisboa: Ag. Port. de Revistas, [D.L. 1956]. – [6] p. : il., color


8P C/FER

Trata-se de um exemplo de livro-objecto, isto é, sendo um livro para ser lido, com uma pequena narrativa em verso, o formato recortado, a imagem e a aplicação em tecido conferem também a este livro um outro estatuto, o de livro-brinquedo. É a junção destas características que o torna hoje um livro quase raro, pois uma utilização frequente rapidamente deteriora o material de que é feito.


31.
CADET, Maria Rita Chiappe

Os contos da mamã : dedicados á infancia portugueza / Maria Rita Chiappe Cadet. - Lisboa: Liv. Ed. de Marie François Lallemant, 1883. - 195, [2] p., [8] f. est. color. : il., p&b. - Aprovados em conformidade com o parecer da Junta Consultiva de Instrução Publica, para uso das escolas primarias de ensino elementar, por decreto de 14 de Dezembro de 1882. - Publicados sob a protecção de suas magestades El-Rei D. Luiz I e a Rainha D. Maria Pia.

8P C/CAD

É o livro mais antigo de autor português que existe na colecção do livro infantil, “Memória de outras infâncias”. Maria Rita Chiappe Cadet é uma das primeiras autoras portuguesas de textos originais para crianças. Este volume de doze contos, com várias gravuras, tem a curiosidade de integrar membros da família real como personagens nas duas primeiras histórias infantis.


 

Capa
Capa

32.
BELCHIOR JÚNIOR, José, 1900-
Gente miúda : album para crianças : músicas, contos, versos / José Belchior Júnior e José dos Reis ; il. de Stuart. - Lisboa : Portugália, imp. 1940. - 49, [3] p. : il., pautas mus., p&b

8P C/BEL

Livro com vários contos e a respectiva versão em verso musicada (inclui pautas), com ilustrações de Stuart Carvalhais. Não se conhece mais nenhum exemplar do volume publicado. Uma versão prévia, com o conjunto de textos dactilografados e partitura, encontra-se depositada na Biblioteca Nacional.


 

33.
MEIRELES, Cecília, 1901-1964

A festa das letras / Cecília Meireles e Josué de Castro ; des. por João Fahrion. - Porto Alegre : Liv. do Globo, 1937. - [64] p. : muito il., color. - (Série Alimentação)

0/MEI

1ª edição deste livro, editado no Brasil, com poemas de Cecília Meirelles, sobre o tema da alimentação, com ilustrações e texto a cores. Foi publicado em 1937, no âmbito de uma campanha nacional sobre a alimentação. As edições disponíveis são todas posteriores.


Capa
Capa

34.
FERREIRA, Menezes
A viagem maravilhosa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral / texto e des. de Menezes Ferreira. - [S.l.] : Foto Mecanica, 1922. - [11] p. : il., color.

910.4(261)/FER

Livro concebido pelo capitão Meneses Ferreira, que exibe sobretudo um valor documental histórico-cultural. Trata-se de um livro de elaboração personalizada, constituído por 10 folhas em cartolina, com texto em caracteres manuscritos e gravuras coloridas, que apresenta aos leitores, logo em 1922, a primeira travessia aérea Lisboa - Rio de Janeiro.



Início

Reservados Biblioteca Municipal Central

Fundo Histórico Hemeroteca Municipal de Lisboa

Livro Antigo. Sala do Arquivo - Paços do Concelho

Doação Padre Ruela Pombo - Biblioteca Municipal de São Lázaro

"Biblioteca Dulce Ferrão" - Biblioteca-Museu República e Resistência/
Espaço Cidade Universitária

Colecção Livro Infantil - Biblioteca Municipal de São Lázaro



retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com