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Programa

Entitle


REUNIÃO NACIONAL DO PROJECTO ENTITLE

24 DE SETEMBRO DE 2009
BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIRO

Programa
09h30 – Recepção aos participantes

10h00 – Sessão de Abertura

Painel 1 – Das políticas nacionais às linhas de orientação para a promoção da aprendizagem nas bibliotecas
Moderadora: Ana Bela Martins (Rede de Bibliotecas Escolares)

10h30 – Aprendizagem ao Longo da Vida e Educação Não-Formal
José Alberto Leitão (Departamento de Formação Profissional / Instituto do Emprego e Formação Profissional)

10h50 – Novas Oportunidades para as Bibliotecas Públicas
José António Calixto (Biblioteca Pública de Évora)

11h10 – "Idea Stores: a 21st century model for bringing Lifelong Learning into libraries (and viceversa)"
Sergio Dogliani (Principal Idea Store Manager / Reino Unido)

11h30 – Pausa para café

12h00 – O Projecto ENTITLE: “Linhas de Orientação para Aprendizagem ao Longo da Vida e Bibliotecas”
Leonor Gaspar Pinto (Divisão de Gestão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Lisboa)

12h30 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

Painel 2 – Das recomendações aos impactos: boas práticas e estudos de caso
Moderadora: Alexandra Aníbal (Instituto do Emprego e Formação Profissional)

14h30 – Boas Práticas em Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida em Bibliotecas

Programa ULISSES: desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e avaliação de impactos
César Ferreira
Álvaro Fernandes
Leonor Gaspar Pinto
Paulo Silva
(Divisão de Gestão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Lisboa)

Avaliação do impacto da hora do conto: experiência da aplicação da metodologia EIRAA
Álvaro Fernandes
Maria José Leite
Leonor Gaspar Pinto
Paulo Silva
(Divisão de Gestão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Lisboa)

A experiência das Bibliotecas Municipais de Oeiras: infoliteracia – A  busca do sentido na cultura digital
Maria José Amândio (Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras / Câmara Municipal de Oeiras)

A Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais: ler e aprender ao longo da vida! Casos práticos
Helena Xavier (Divisão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Cascais)

15h50 – Pausa para café

16h15 – ENTITLE: Perspectivas futuras em debate
Relatora e moderadora: Paula Ochôa (Universidade Nova de Lisboa)

16h30 – Encerramento dos trabalhos

 

PARTICIPE e INSCREVA-SE GRATUITAMENTE!
(Confere certificado de participação)




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REUNIÃO NACIONAL DO PROJECTO ENTITLE

24 DE SETEMBRO DE 2009
BIBLIOTECA MUNICIPAL ORLANDO RIBEIRO

Programa
09h30 – Recepção aos participantes
10h00 – Sessão de Abertura

Painel 1 – Das políticas nacionais às linhas de orientação para a promoção da aprendizagem nas bibliotecas
Moderadora: Ana Bela Martins (Rede de Bibliotecas Escolares)

José Alberto Leitão

10h30 – Aprendizagem ao Longo da Vida e Educação Não-Formal
José Alberto Leitão (Departamento de Formação Profissional / Instituto do Emprego e Formação Profissional)

Comunicação_Ficheiro em PDF para download (451 KB)


José António Calixto

10h50 – Novas Oportunidades para as Bibliotecas Públicas
José António Calixto (Biblioteca Pública de Évora)

Resumo: Esta comunicação baseia-se parcialmente numa investigação concluída em 2001, que identificou duas formas substancialmente diferentes de conceber a aprendizagem ao longo da vida: uma designada como sendo intencional ou deliberada, e outra como sendo uma aprendizagem não intencional. Essa investigação identificava também as razões para a relevância crescente da aprendizagem ao longo da vida na sociedade, e o papel que as bibliotecas públicas podiam desempenhar no seu desenvolvimento. Discutem-se diversos aspectos do serviço das bibliotecas, considerando a animação, a oferta de informação, aconselhamento e apoio, e ainda recursos, incluindo espaços e equipamento, livros e outros materiais e ainda as Tecnologias de Informação e Comunicação. As concepções dos bibliotecários portugueses e dos eleitos locais (que serviram de base a essa investigação) não incluíam aspectos importantes da prática corrente em outros países Europeus, nomeadamente aqueles relacionados com a aprendizagem intencional. Essa investigação sugeria que esta visão parcelar da aprendizagem ao longo da vida e do papel das bibliotecas públicas era devida a um conjunto de circunstâncias, associadas ao ambiente no qual as bibliotecas públicas operavam então neste país, incluindo uma reduzida percepção social da aprendizagem ao longo da vida, a escassez de recursos, falta de tradição e de teoria, e concepções limitadas dos papéis das bibliotecas entre os profissionais e na sociedade. Esta comunicação conclui, sugerindo que a crescente aceitação social da aprendizagem ao longo da vida em Portugal, bem como o desenvolvimento das bibliotecas públicas – particularmente o originado pelas transformações tecnológicas – podem representar um conjunto de novas oportunidades para as bibliotecas reafirmarem o seu papel na sociedade da informação.

Comunicação_Ficheiro em PDF para download (399 KB)


Sergio Dogliani

11h10 – "Idea Stores: a 21st century model for bringing Lifelong Learning into libraries (and viceversa)"
Sergio Dogliani (Principal Idea Store Manager / Reino Unido)

Summary: "Seven years on, Idea Stores have proven that is possible to combine library, information and learning services in a seamless way, without compromising on quality of provision.  After the excitement of the 'teenage years', where success was matched by the challenge of marching into unexplored territory,  the Idea Store concept is now maturing into an example followed by many worldwide.  The session will illustrate the lessons learnt in developing a branded, inclusive, innovative library, learning and information service for the 21st century."

Comunicação_Ficheiro em PDF para download (1,7 MB)

Leonor Gaspar Pinto

11h30 – Pausa para café

12h00 – O Projecto ENTITLE: “Linhas de Orientação para Aprendizagem ao Longo da Vida e Bibliotecas”
Leonor Gaspar Pinto (Divisão de Gestão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Lisboa)

Resumo: O Projecto ENTITLE - Europe’s New libraries Together In Transversal Learning Environments é um programa comunitário (Jan. 2008-Dez.2009) que visa apoiar e alargar o progresso feito pelas Bibliotecas Públicas Europeias na implementação da aprendizagem para todas as faixas etárias e grupos sociais, disseminando, consolidando e melhorando o trabalho de redes existentes, projectos e iniciativas nesta área.

Esta comunicação pretende dar a conhecer este projecto, destacando o seu enquadramento, objectivos, cronograma e resultados-chave. Relativamente aos resultados, será dada particular atenção às Linhas de Orientação elaboradas por cinco das entidades parceiras neste projecto, sendo a Divisão de Gestão de Bibliotecas uma delas.

Comunicação_Ficheiro em PDF para download (1,87 MB)

César Ferreira

12h30 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

Painel 2 – Das recomendações aos impactos: boas práticas e estudos de caso
Moderadora: Alexandra Aníbal (Instituto do Emprego e Formação Profissional)

14h30 – Boas Práticas em Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida em Bibliotecas

Programa ULISSES: desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e avaliação de impactos
César Ferreira
Álvaro Fernandes
Leonor Gaspar Pinto
Paulo Silva
(Divisão de Gestão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Lisboa)

Resumo: Nesta comunicação pretende-se apresentar uma experiência de aplicação de um método e avaliação de impactos (o métodos EIRAA) a um conjunto de sessões de aprendizagem do Programa ULISSES, nomeadamente aos módulos de iniciação às TIC.
Aqui pretende-se demonstrar os resultados e os impactos da adopção de estratégias de desenvolvimento de projectos de Aprendizagem ao Longo da Vida a partir das Bibliotecas Públicas.

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Álvaro Fernandes

Avaliação do impacto da hora do conto: experiência da aplicação da metodologia EIRAA
Álvaro Fernandes
Maria José Leite
Leonor Gaspar Pinto
Paulo Silva
(Divisão de Gestão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Lisboa)

Resumo: A Promoção das Leituras tem uma longa tradição nas Bibliotecas Públicas em Portugal e tem contribuído, por certo, para a formação de novos leitores. Apesar disto, não foram ainda adoptadas formas e métodos regulares de avaliação e medição de impactos.
A experiência que se apresenta trata justamente de, através da aplicação do método EIRAA, demonstrar as virtualidades deste método na avaliação regular de actividades realizadas no âmbito da Promoção das Leituras. Pretende-se demonstrar, igualmente, um conjunto de estratégias experimentais de recolha de informação e de projecção de impactos.

Comunicação_Ficheiro em PDF para download (767 KB)

Maria José Amândio

A experiência das Bibliotecas Municipais de Oeiras: infoliteracia – A  busca do sentido na cultura digital
Maria José Amândio (Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras / Câmara Municipal de Oeiras)

Resumo: Retrospectiva das experiências da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO’s) em torno dos serviços destinados à promoção das literacias de informação e modalidades de aprendizagem com base no potencial das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e nas ferramentas da Web 2.0. A busca do sentido na cultura digital, expande-se desde as designadas literacias convencionais e elementares, até à multiplicidade de literacias inerentes aos ambientes digitais e ao incentivo à criação textual, hipermédia e multimédia. Dois mundos complementares na consolidação das aprendizagens.
As experiências levadas à prática pela RBMO’s, consubstanciam-se em acções no domínio das literacias digitais, literacias da informação e literacias científicas direccionadas para diferentes públicos. Em síntese, dinâmicas que contribuem para o planear de um programa municipal estruturado segundo contornos de promoção das múltiplas literacias e das metodologias que potenciem a capacidade de pesquisar, recuperar, explorar, validar, organizar e utilizar a informação, e cumulativamente, de a comunicar.
Neste contexto, é apresentado o projecto Infoliteracia, um projecto de continuidade das BMO com a finalidade de promover competências metodológicas a partir de três patamares, a saber: Acesso, Avaliação e Uso e Comunicação da Informação. Em complemento, são analisados os resultados das formações, a sua pertinência e o alcance dos objectivos previstos, bem como as condições de desenvolvimento do projecto e respectivo acompanhamento. A concluir, perspectivam-se cenários de expansão e o esboço de intervenções futuras.

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Helena Xavier

A Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais: ler e aprender ao longo da vida! Casos práticos
Helena Xavier (Divisão de Bibliotecas / Câmara Municipal de Cascais)

Resumo: A Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais tem vindo a implementar na sua actividade algumas acções que visam incentivar a aprendizagem ao longo da vida e que envolvem a população em geral, representada nas suas várias faixas etárias e nacionalidades.
Destacam-se os Cursos de Informática e @learnig, os Workshops para pais e filhos, os Cursos de Aprendizagem de Português para as Comunidades Estrangeiras que procuram no concelho de Cascais o seu local de residência, de estudo ou de trabalho, todos eles com taxas de participação bastante elevadas.
São serviços que as bibliotecas públicas pretendem incrementar e optimizar, num século onde a perspectiva e o conceito de biblioteca se torna cada vez mais na imagem de um espaço onde a cultura se conjuga com o lazer…e onde a aprendizagem se perpetua em cada passo que se dá, num caminho que conduz ao conhecimento.

 

 

 

15h50 – Pausa para café

16h15 – ENTITLE: Perspectivas futuras em debate
Relatora e moderadora: Paula Ochôa (Universidade Nova de Lisboa)

16h30 – Encerramento dos trabalhos

 


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