Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Iniciativas da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » 1.as JORNADAS DE HISTÓRIA DA IMPRENSA OLISIPONENSE
1.as JORNADAS DE HISTÓRIA DA IMPRENSA OLISIPONENSE

PROGRAMA (ficheiro em PDF)

1.as JORNADAS DE HISTÓRIA DA IMPRENSA OLISIPONENSE DAS «RELAÇÕES» DE SEVERIM DE FARIA À «GAZETA DE LISBOA»

LOCAL: Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML
DATA E HORÁRIO: 5 de Dezembro, das 14h00 às 19h00

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Hemeroteca Municipal, numa parceria com o Centro de Investigação Media e Jornalismo, irá organizar, no dia 5 de Dezembro, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML, as Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense.

Esta iniciativa pretende revisitar a história das primeiras publicações periódicas impressas em Lisboa, nos séculos XVII e XVIII, sendo que alguns destes títulos estão na génese do jornalismo português. A par do estado da arte, as Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense procuram também trazer para o debate público e académico novos contributos para o conhecimento e para a história destas publicações, com destaque para as Relações (1626-1628), de Severim de Faria, as Gazetas da Restauração (1641-1648), o Mercúrio Português (1663-1667), de António de Sousa Macedo, e, por último, para a Gazeta de Lisboa (1715-1833) – contributos resultantes das mais recentes investigações feitas por reputados historiadores e especialistas. A palestra inaugural das jornadas será proferida por José Manuel Tengarrinha, eminente historiador e autor da pioneira História da Imprensa Periódica Portuguesa (1965).

As Jornadas de História da Imprensa Olisponense serão as primeiras de um ciclo anual de colóquios, com incursões temáticas e diacrónicas pela história da imprensa periódica olisiponense, desde os seus primórdios até à atualidade. Este ano, o encontro irá tratar Das Relações de Severim de Faria à Gazeta de Lisboa.

Participe e fique a saber mais sobre as origens, as especificidades e o desenvolvimento dos jornais e revistas que fizeram a histórica recente de Portugal e da sua capital, Lisboa.


Entrada livre, mediante inscrição prévia.


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com