Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Outubro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Rede BLX » Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro_Serviço Fonoteca

Através de uma organização espacial que promove o encontro com a informação de forma autónoma e independente e de uma colecção actual e diversificada, propomos ao “viajante” vários itinerários que se adaptam às suas expectativas e necessidades.

Porque acreditamos que os ambientes condicionam e estimulam comportamentos, desenhámos/recriámos áreas que propiciam o gosto por saber mais, a aprendizagem tecnológica, a leitura descontraída, a audição de música e o visionamento de filmes, assim como o trabalho em grupo.

 

Clique nas imagens para ampliar.

Acolhimento e Empréstimo

» Acolhimento e Empréstimo

O antigo Solar inclui o Serviço de Acolhimento e Empréstimo que incorpora a maquinaria da antiga nora e o poço, memoria do que o edifício outrora foi. È aqui que se encontra o serviço de fotocopias para o público. Aqui é possível a obtenção do cartão de utilizador, o empréstimo e devolução de documentos, etc e obter as mais variadas informações relativas aos serviços e actividades da BMOR e das outras Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

Circuito Lisboa, Lazer e das Artes...

» Circuito Lisboa,  Lazer e das Artes e Direitos de Cidadania

Na zona inferior do edifício o público poderá frequentar três circuitos, respectivamente, 
o circuito do Lazer e das Artes, circuito Lisboa e Circuito Direitos Cidadania. Nestes espaços poderá consultar documentação sobre Lisboa, administração pública, direitos de cidadania, pintura, arquitectura, turismo, desporto entre outras áreas do conhecimento. 

No 1º piso o circuito da Aprendizagem, o circuito da Referencia, o circuito da Informação do Dia e o circuito do Saber; no 2º piso encontramos o Circuito da Ficção e o circuito das Artes e do Espectáculo.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Circuito do Saber

» Circuito do Saber

O Circuito do Saber organizado num ambiente propício ao estudo e à investigação, este espaço integra os documentos inseridos nas áreas de Ambiente, Biologia, Gestão, Medicina, Botânica, Zoologia, Geografia, Quimica, Física, Matemática, História, Arquitectura, Antropologia, Filosofia, Ciências Ocultas, Ciências da Educação, Critica Literária, Sociologia, Religiões, Psicologia, Direito, Pensamento Político, entre outras disciplinas.

O Circuito do Saber dispõem de uma área de referência onde poderá consultar documentos de referência generalista tais como dicionários e enciclopédias. Para apoiar pesquisas bibliográficas no Catálogo BLX ou outros sítios na Internet, e/ou consultar documentos electrónicos estão disponíveis cinco computadores.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Circuito da Informação do Dia

» Circuito da Informação do Dia

Este circuito disponibiliza uma vasta colecção de jornais e de revistas propiciando um ambiente agradável e acolhedor.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Circuito da Aprendizagem

» Circuito da Aprendizagem

As tecnologias de informação oferecem viagens inimagináveis para destinos impensáveis. Assim este lugar de encontro e aventura, que é a Biblioteca, vai propiciar aos que se atreverem, a aprendizagem de meios de comunicação que abrem novos horizontes através de um acesso generalizado ao mundo WWW. Neste espaço é possível ao utilizador utilizar de forma autónoma os PC’s existentes, aceder á Internet, realizar trabalho, efectuar digitalizações, etc.

Para que a todos seja possível utilizar este serviço são organizadas periodicamente acções de sensibilização, numa perspectiva tecnológica, abrindo oportunidades de expressão entre o conceito de informação e os meios técnicos. Esta actividade, desenvolvida durante seis meses, é organizada por módulos distintos nos quais são fornecidas competências a nível informático. Esta acção tem como principais destinatários adultos entre os 40 e os 80 anos.  

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Circuito da Ficção e das Artes do Espectáculo

» Circuito da Ficção e das Artes do Espectáculo

Se pretende consultar documentos relacionados com de Ficção Científica, Literatura em Língua Estrangeira, Viagens, Erotismo, Policiais, Romances, Banda Desenhada, Teatro, Poesia ou Outros Géneros literários este é o circuito indicado.

Este espaço disponibiliza, igualmente, uma colecção de CDs aúdio e de DVDs que abrangem várias áreas desde espectáculos de dança ópera até filmes dos mais antigos aos mais recentes. Neste local poderá requisitar um CD portátil, deixando um documento de identificação, para ouvir um CD áudio em qualquer espaço da biblioteca enquanto desenvolve outro tipo de actividade.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Pais e Filhos

» Pais e Filhos

O edifício novo inclui a parte infantil da biblioteca situada no piso superior ao qual se acede pela ponte coberta. As Crianças e famílias são um dos públicos-alvo desta casa de descobertas.

Neste espaço também temos um balcão de empréstimo!

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Circuito Gente Pequena

»
Circuito Gente Pequena

Destinada a crianças dos 0 meses aos 6 anos encontramos uma sala onde a cor é um factor dominante que promove a estimulação precoce das competências de leitura, num sentido lato, sendo uma das tarefas a cumprir.

O jogo, a brincadeira tendo como o objectivo o livro, a criação de histórias e de personagens de sonho, a partilha de momentos mágicos entre adultos e crianças é o método para criar e consolidar “viajantes” eficazes.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Circuito Gente Palmo e Meio

» Circuito Gente Palmo e Meio

Entre livros que nos fazem viajar em histórias sem parar e outros que nos ajudam nas matérias escolares, encontramos um espaço onde podemos estar descontraidamente.

Nesta sala, que é destinada a crianças dos 6 e 12 anos, os seus familiares também são convidados a permanecer partilhando experiências com os mais novos.

Computadores com jogos e Internet são uma porta aberta para apelar á imaginação e desafiar novas aventuras.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Atelier

» Atelier

Eis mais um serviço que oferecemos ao nosso público. Espaço em que podemos apelar á criatividade e imaginação entre pincéis e lápis, ou livros e histórias.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Auditório

» Auditório

Um dos espaços também emblemáticos desta Biblioteca é o Auditório com capacidade 142 lugares.

O projecto cénico do Auditório visou explorar o potencial cénico da sala, com particular ênfase nas suas valências específicas: realização de recitais, concertos, conferências e pequenos espectáculos de teatro e dança.

Desde a data da sua inauguração este Auditório foi palco do mais variado tipo de actividades para os mais diferentes públicos.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

 

Promoção da Leitura

» Promoção da(s) Leitura(s)

A promoção da Leitura na BMOR é encarada como o desenvolvimento de experiências que apelam à capacidade criativa e imaginária das crianças e dos adultos que nelas participam, onde a música, a leitura e a imagem se associam tendo como meta de formar cidadãos conscientes e integrados na sociedade.

Desenvolvem-se diversos projectos destinados a crianças de várias idades, a famílias e a adultos em geral.

Com o principal objectivo de promover a leitura, desenvolvem-se actividades onde a partilha e troca de experiências entre os participantes são o mote.

Clique aqui para obter os nossos contactos.

Cafetaria

»
Cafetaria

Ligada visualmente a um pequeno pátio ajardinado e ao pátio da entrada do conjunto, esta Biblioteca está ainda equipada com um bar podendo servir refeições ligeiras e proporcionar pequenos e agradáveis momentos de descontracção.

 

Obrigado pela visita e até breve!

Entretanto envie-nos a sua opinião sobre a nossa biblioteca.

 


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com