Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » Rede BLX » Biblioteca Municipal de São Lázaro
Coleção Memórias de Outras Infâncias

Capa

 
A literatura para crianças e jovens tem vindo a assumir uma visibilidade crescente e um desenvolvimento significativo nos últimos anos. Este interesse pela situação presente não nos pode fazer esquecer que um verdadeiro conhecimento do mundo da escrita para crianças e jovens só existe se incluirmos um olhar atento sobre o passado da edição do livro infantil.  

Capa

A colecção do livro infantil e juvenil reúne mais de 5 mil exemplares, que vão desde o início do século XX até 1979, data em que se comemorou o “Ano Internacional da Criança”, sob os auspícios da UNESCO.

Trata-se da primeira biblioteca em Portugal que apresenta uma colecção com estas características. E a sua criação vai possibilitar aos investigadores e aos interessados pela problemática do livro infantil e juvenil um contacto facilitado com um vasto conjunto de documentos e obras fundamentais para a História da edição infantil e juvenil em Portugal, e que vão desde a narrativa, à poesia, ao teatro e ao álbum ilustrado.

Capa

Este projecto tem, num primeiro nível de preocupações, a intenção de preservar um património cultural de interesse significativo, procurando-se o progressivo enriquecimento e valorização da colecção. Paralelamente, será constituída uma biblioteca de referência, com particular incidência nos estudos portugueses.

Pretende-se, finalmente, com este projecto, atingir os seguintes objectivos centrais:
• A promoção e difusão da colecção junto de diversos tipos de público, utilizando vários meios, entre os quais o formato digital.

Capa
• O incentivo ao desenvolvimento de estudos na área do livro infantil e juvenil.
• A divulgação de materiais informativos sobre aspectos da história do livro e da edição para crianças e jovens.

A riqueza desta colecção reside no facto de que abarca uma considerável variedade de obras e de autores, permitindo o conhecimento da evolução da produção editorial para os mais novos, as orientações de escrita e os hábitos culturais e de leitura que caracterizam a memória de outras infâncias.
 

Capa

Desses tempos fundamentais, que marcam a história da literatura para crianças em Portugal, podemos assinalar a presença de importantes colecções infantis, de que são exemplo a “Biblioteca dos pequeninos” (anos 20-30), editada pela Empresa Nacional de Publicidade; “Contos de Encantar” (anos 40), da Clássica Editora; ou a famosa colecção “Manecas” (anos 30-50), da casa Romano Torres; registar o trabalho de ilustradores como Mamia Roque Gameiro, Leal da Câmara ou José Cambraia; apreciar o empenho laborioso de autores como Henrique Marques Júnior, Emília de Sousa Costa, Leyguarda Ferreira, Salomé de Almeida ou Gabriel Ferrão, escritores hoje já esquecidos

Capa
mas que, em conjunto com outros autores e adaptadores, conseguiram encantar as crianças das primeiras décadas do século XX.

Estes e muitos outros nomes constituem, na verdade, marcos fundamentais na construção de uma história e cultura comuns, que cruza o nosso momento presente com vivências de outros tempos e de outras infâncias, reveladas pela colecção do livro infantil e juvenil da Biblioteca de São Lázaro.

Coordenadora científica
Doutora Glória Bastos

Contacte-nos  para mais informações sobre a colecção do livro infantil.


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com