Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesPontes de LeituraVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Dezembro

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Lista de Distribuição
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
Início  » Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa » SATT
SATT

O Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico (SATT) iniciou funções, em Outubro de 2003, com o objectivo de centralizar num só espaço, todo o processo de aquisições e tratamento técnico a que estão sujeitos os documentos que integram a colecção das BLX.

Neste sentido, foram implementados os sectores de Aquisições, Catalogação, Autoridades e Classificação/Indexação, que funcionam de uma forma concertada para assegurar a normalização da descrição bibliográfica dos documentos e dos seus pontos de acesso, garantindo sempre a mesma solução para o mesmo tipo de situações, condição fundamental para a consistência e qualidade de qualquer base de dados bibliográficos e que é garante da pertinência e fiabilidade dos resultados da pesquisa, tanto mais essencial quanto na base de dados em causa proliferar informação de carácter universal.

Tendo como pilares fundamentais os pressupostos acima enunciados, o Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico estabeleceu que a sua missão consiste em “participar no desenvolvimento da colecção das BLX, salvaguardando o equilíbrio e sustentabilidade da mesma, garantindo, simultaneamente, que o tratamento documental se efectue de uma forma rápida e eficaz, para que o utilizador possa usufruir do fundo documental num curto espaço de tempo, tentando desta forma satisfazer as suas necessidades e expectativas”.

Para além do tratamento técnico o SATT desenvolve todo um trabalho de Gestão da Colecção da Rede, nomeadamente no que diz respeito à selecção, aquisição (compra, oferta, permuta, incorporação) e desbaste de documentos.

A função de Gestão da Colecção, desempenhada pelo Serviço de Aquisições em parceria com as bibliotecas, pretende dotar a Rede de uma colecção de qualidade, capaz de responder às necessidades dos utilizadores, em particular, e da comunidade em geral. O sucesso desta função está dependente de uma gestão eficiente e eficaz que garanta o equilíbrio entre a aquisição e o desbaste documental.

Todas as tarefas relativas ao tratamento documental são agora executadas de forma combinada pelos serviços de Aquisições, Catalogação e Classificação/Indexação. Até à criação do SATT estas tarefas eram desenvolvidas de forma isolada por algumas biblioteca da rede, o que implicava uma grande dispersão de recursos.

Por outro lado, a criação do SATT veio contribuir para que a carência de recursos humanos nas bibliotecas (problema constante e de difícil resolução) sentida a todos os níveis, fosse parcialmente atenuada, na medida em que a centralização do tratamento técnico, permitiu que os profissionais, nas bibliotecas, se pudessem dedicar à execução de tarefas como o atendimento ao público, trabalho de referência, organização e execução de actividades relacionadas com a promoção da leitura e disseminação da colecção.

De momento o SATT conta, para o desenvolvimento do seu fluxo de trabalho, com 32 profissionais que se encontram divididos, de uma forma heterogénea, pelos serviços supra mencionados.

CONTACTO:
Impasse à Rua do Chibuto, 3C
1800-421 Lisboa
Tel.: 21 850 40 20
E-mail: drb.satt@cm-lisboa.pt


retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


 
Livraria Municipal agora é a Loja BLX
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com