... em Dezembro

Mostra de Odores
de 29 maio a 7 junho

na Biblioteca Camões

A “Deriva Olfativa de Lisboa – projecto de design de interacção”, é uma mostra de “odores urbanos”, recolhidos na zona da Freguesia da Misericórdia. Os diferentes odores da mostra estarão devidamente classificados, e num mapa geográfico em exposição os odores serão assinalados nas respectivas zonas.
Neste contexto, os visitantes da Biblioteca Camões serão convidados a sentir cada odor da mostra e identifica-los no mapa, possibilitando desta forma, a interactividades dos visitantes com o projecto.

A mostra insere-se no projecto: “Starup Smart Sensory” têm como objectivos fazer mapeamentos de odores e análise da qualidade do ar nas cidades, compreender como a percepção humana do cheiro pode gerar uma base de dados qualitativa sobre o espaço e complementar as bases de dados geográficas já existentes. E ainda, tornar esses dados, uma cartografia dos bens imateriais das cidades, tendo como ideia central criar um robot arduíno que fará uma coleta qualitativa de dados sobre a qualidade do ar.

Este projecto está a ser desenvolvido pela investigadora Renata Crisóstomo da UFMG-BR EBA (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) no âmbito do trabalho de Mestrado em (Artes) intitulado: Cartografia de Afetos e Cibercartografia em Fluxo que analisa a Interação Humana em Serviços de Informação Geográficos, e o Engº Sérgio Nakano UFMG/ Engenharia CEO da Smart Sensory, starup contemplada no programa Boosterwe.

Atividades paralelas:
Coleta de odores (Deriva Olfativa).

Encontros em MAIO – todos os sábados a partir das 14H00.
(ponto de encontro à porta da Biblioteca Camões).

+ INFO: Smart Sensory

[2017-05-20]