... em Dezembro

patente de 8 a 30 set

na Biblioteca Camões.

Artistas:
Alice Geirinhas, Helena Nogueira da Silva, Isabel Ribeiro, João Concha, Marco Moreira

Exposição de arte contemporânea com o enfoque no desenho no âmbito do Bairro das Artes - A rentrée cultural da 7ª colina de Lisboa - 8ª edição.

O desenho divide-se em duas tendências, a filosófica e primordial em que cada traço é uma marca abstrata (Dexter, E. 2005) que nos conecta com os nossos ancestrais, com o passado da humanidade, desde os desenhos gravados na pedra do Neolítico, o traçado das estradas romanas, o desenho dos mapas renascentistas, ao desenho das linhas de comboio, das linhas telefónicas, dos cabos de alta tensão a percorrerem a paisagem, aos traços-rastos dos aviões no céu, todos nos sugerem uma forma de desenho. E uma outra que compreende o desenho como uma das áreas da experiência humana e associa-o à noção de intimidade, informalidade, autenticidade, imediatismo, subjetividade, história, memória, narrativa.

É da fusão entre as duas tendências e do entender o desenho como um percurso pessoal e ao mesmo tempo impessoal que nasce esta exposição de cinco artistas com abordagens do desenho muito diferentes uma vez que “desenhar é ser humano” e porque acreditamos na subjetividade do olhar e da vida.

[2017-09-08]

Livraria Municipal agora é a Loja BLX