... em Dezembro

De novembro de 2017 a setembro de 2018
na Biblioteca Camões

Promovido pela Associação Serve the City Portugal
Co-produção: Projecto "Nós do Bairro" promovido pela Biblioteca Camões.

O projeto Pontes sem Idade constitui uma abordagem inovadora que visa a criação de peque-nos ecossistemas relacionais para combater o isolamento social e a perda de laços de pertença de uma parte da população sénior, envolvendo ao mesmo tempo, outros moradores do bairro e voluntários.
Estes seniores, que vivem vidas solitárias, sentindo-se invisíveis, inúteis e em total desaproveitamento da sua experiência de vida, a maioria das vezes não buscam ajuda nem se identificam com os seniores que estão enquadrados socialmente e têm uma vida socialmente ativa. E embora a solidão os encaminhe para uma perda gradual da mobilidade e das suas qualidades mentais e relacionais, não se encontram numa situação de necessidade de acompanhamento técnico.

O que fazemos:

Visitas Solidárias
– Seniores em situação de isolamento, são visitados semanalmente por voluntários que, em pares, alimentam conversas, avivam memórias e fortalecem laços de pertença à comunidade.
Chás Comunitários – Funcionam numa base mensal como um convite aberto à comunidade e ao grupo de pessoas seniores e voluntários envolvidos no Projeto. Estes chás são preparados com algum requinte e pretendem dignificar e valorizar a pessoa sénior, fomentar conversas, preservando memórias e promovendo a troca de experiências, tendo como fim último a criação e reforço de laços sociais.
Ateliês Comunitários – Funcionam numa base mensal, intercalando com os Chás Comunitários, e constituem o ponto de encontro entre os seniores visitados, os voluntários que os acompanham, outros moradores, outros voluntários e parceiros locais. Constituem um espaço de aprendizagem partilhada e de uns com os outros, sobre diversas temáticas, combatendo assim a desmotivação e a estagnação cognitiva.

[2017-11-06]

Reabertura da Biblioteca Palácio Galveias