... em Novembro

Lista de Distribuição

Oficinas da Marina Palácio Oficinas da Marina Palácio

Para além do seu trabalho como autora de livros (texto e ilustração) para a infância, desde 2009, tem desenvolvido, as Oficinas de Leitura e Criatividade para crianças.
São laboratórios para a criação da consciência da Identidade “Nós e o Mundo” através da interdisciplinaridade que integra a Leitura e a reflexão (a partir dos Livros e do Mundo) cruzando com as expressões artísticas, ciência, humanismo, natureza promovendo ideias criativas e inovadoras.
Experiência sensorial e estética, investigação e descoberta usando o corpo completo. Ver, ler, estudar e interpretar a realidade representando-a com consciência crítica desenvolvendo uma atitude positiva e otimista perante a vida. Formar Leitores inteligentes culturalmente criativos e ativos na nossa sociedade e no mundo.

+ INFO: www.marinapalacio.blogspot.pt

PROGRAMA DAS OFICINAS

> Oficina Como nasce um livro
Para jovens dos 6 aos 11 anos
(com 5 anos tem de ser acompanhado de um adulto)
28 fev às 16H00 - Bib. Mª Keil
28 mar às 10H30 - Bib. dos Olivais

Ilustração e escrita criativa – a criação: desde da ideia/conceito ao livro final! Uma oficina sobre os diversos processos criativos e técnicos desenvolvidos nos livros.
Falar da criação de um livro é falar do prazer de criar, de viagens, dos dias que não são sempre iguais, de outros livros, da importância do trabalho de equipa.
A partir dos livros: Tratado do Esquecimento, No Reino das sardas, O Circo da Lua, Coleção Massa Folhada, Tratado do Silêncio, O livro dos Ventos de Marina Palácio.

> Oficina Alfabetos sensoriais
Para crianças dos 4 aos 6 anos
7 mar às 16H00 - Bib. São Lázaro
9 maio  às 16H00 - Bib. dos Coruchéus

Oficina de Escrita, Pássaros de Portugal, Ilustração e Gastronomia para escritores dos 4 aos 6 anos! Há muitos pássaros no Mundo, mas nesta viagem vamos descobrir que todos nós temos um pássaro especial e amigo. Os pássaros vão ensinar-nos a experimentar um alfabeto sensorial, precioso, único, e também, como o nosso corpo poderá funcionar como uma folha de papel. As letras vão ser sentidas de forma tão diferente que vamos ficar deslumbrados com a nossa potencialidade estética, gráfica e criativa. Vamos ser convidados a sentar numa mesa recheada de sabores e odores portugueses e orientais para escrevermos e lermos o Mundo com o corpo inteiro.
A partir dos livros: ABC 3D, de Marion Bataille e outros livros.

> Oficina dos Alimentos Incríveis
14 mar às 15H00 - Bib. Orlando Ribeiro
ANULADO - 23 mai às 16H00 - Bib. Camões

Uma oficina de nutrição criativa, poética e sensorial sobre Alimentos Mediterrânicos (e do Mundo) temperada com música “aromática”, escrita criativa e tipografia caligráfica. Explorar os alimentos em toda a sua forma: a degustação alimentar, musical e literária.
A partir dos livros: O Incrível rapaz que comia Livros; Notas de cozinha de Leonardo da Vinci; A Aranha e Eu; O Livro das Sopas; e outros livros.

> Oficina das árvores e dos Avós
11 abr às 10H30 - Bib. dos Olivais

Uma oficina de Árvores, Escrita Criativa (Poesia), Ilustração, Identidade e Memória. Com base no meio ambiente envolvente (florestas, quintais ou jardins) convocar todos os nossos sentidos na relação com as árvores para estarmos despertos para a sua riqueza. E se descobrirmos que as árvores são casas habitadas por muitos animais? Como será a vida noturna nas árvores? Como eram as histórias contadas pelos nossos avós e a sua relação com o campo? Qual a grande importância das árvores para a nossa existência? Como plantar uma horta? Que projetos criativos poderão nascer para ajudar a preservá-las?
A partir dos livros: A Vida Noturna das Árvores; O que é preciso?; O Livro dos Quintais; Borda D´Água; e outros livros.

> Oficina Massa Folhada
30 mai às 15H00 - Bib. Orlando Ribeiro

Dar a conhecer o conceito de livro-objeto. Construção de um alfabeto sensorial precioso e único que resultará num livro-objeto individual. Explorar as potencialidades gráficas, lúdicas, sensoriais e estéticas da gastronomia e na literatura.
A partir dos livros: Coleção Massa Folhada; L´altalena, de Enzo Mari; Sombras, de Susy Lee; O Livro de Todas as Cores, de Menena Cottin e Rosana Faria; e outros livros.

Preço: 4€ por participante.
Nº mínimo/ máximo de participantes: 12 / 20.

+ INFO e Inscrições: querubimdosbosques@sapo.pt

[2015-02-28]