... em Outubro

Literacia Mediática

pela Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC)

na
das 17h30 às 19h

Entender a forma como a informação televisiva é construída, descobrir as mensagens publicitárias dentro dos programas, reconhecer as principais características dos reality shows e a forma como transmitem mensagens, saber navegar na internet de uma forma segura, ter uma participação responsável e saber como exercer uma cidania verdadeiramente ativa na Internet, são alguns dos objetivos destas ações.

Sessão 1 - 25 janeiro - Esta sessão foi adiada para dia 1 fevereiro
Literacia para os Media: Compreender e utilizar criticamente a informação televisiva
Esta ação procura fazer com que as pessoas entendam a forma como a informação televisiva é construída, mostrando os elementos da sua produção que, embora nem sempre evidentes, estão presentes na realidade que a informação constrói. Explora os conceitos jornalísticos essenciais e alguns conceitos jurídicos implicados na construção dessa informação.

Sessão 2 - 22 fevereiro

Mensagens Publicitárias
Esta ação centra-se sobretudo na descoberta das mensagens publicitárias que surgem dentro dos programas que definem a grelha televisiva (contempla, entre outros, os programas de entretenimento e a informação) e procura esclarecer, também do ponto de vista legal, quais as implicações da presença de publicidade nesses conteúdos.

Sessão 3 - 22 março
Vamos desconstruir reality shows? Entre a realidade e a ficção
Esta ação foca-se na desconstrução dos programas televisivos com formato reality show, que, sobretudo pelas suas audiências, se têm imposto nas grelhas televisivas nacionais, mas também internacionalmente. Neste caso a proposta consiste no esclarecimento das características deste género televisivo, na sua diferenciação em relação a outros géneros, bem como na apresentação de excertos do reality show Casa dos Segredos, programa de sucesso em Portugal. A proposta é partir dessas imagens para nelas reconhecer as principais características dos reality shows e a forma como este tipo de programas podem transmitir mensagens baseadas em estereótipos e estigmas sociais.

Sessão 4 - 19 abril
Literacia e Media Digitais: "Sabe navegar na internet de modo seguro, consciente e eficaz?"
Esta ação propõe-se percorrer um roteiro de questões estruturais para uma participação responsável e uma cidadania verdadeiramente ativa na internet. Serão abordados assuntos tão diversos como:  1) diferenças de natureza dos sites que consultamos (distinção entre informação comercial e informação editorial);  2) questões relacionadas com os comentários e questionários online; 3) a utilidade da pesquisa booleana na internet como instrumento de recolha de informação de qualidade; 4) a fiabilidade das fontes de informação que consultamos em ambiente digital; 5) a utilização segura da internet; 6) a colocação de conteúdos de natureza privada na rede (como por exemplo o upload de fotografias pessoas em redes sociais); 7) a nossa pegada digital = a identidade digital.

N.º participantes, mín. / máx. :  5-20
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.

[2018-01-25]

Livraria Municipal agora é a Loja BLX