... em Junho

88.ª Feira do Livro de Lisboa

Bibliotecas de Lisboa lançam novo conceito de loja na Feira do Livro

A loja BLX é a grande novidade que as Bibliotecas de Lisboa trazem este ano à 88.ª edição da Feira do Livro. O conceito, que está já a funcionar com um modelo piloto no átrio da Biblioteca Palácio Galveias, pretende revitalizar e dar continuidade à atividade da Livraria Municipal.

A loja BLX vai estar disponível em algumas bibliotecas da Rede, onde vão divulgar e vender as edições da Câmara Municipal de Lisboa e promover a cultura e o património da cidade. Terão ainda por missão divulgar e promover as várias Bibliotecas, nomeadamente as suas coleções e projetos de continuidade.

As Bibliotecas de Lisboa marcam regularmente presença na Feira do Livro e têm representado o município no evento. Na edição de 2018 os visitantes serão recebidos em dois espaços, na Loja BLX (D.02) e no Stand BLX com 72m2, onde poderão escolher entre mais de 95 atividades, preparadas para escolas, famílias, adultos, seniores e crianças. Destaque neste programa (em anexo), para a música, sessões de histórias, oficinas, clubes de leitura e para o lançamento e apresentação de diversos livros.

Outra nota de originalidade trazida este ano pelas Bibliotecas de Lisboa à Feira do Livro resulta de uma parceria da CML com a Casa Santos Lima  - Companhia das Vinhas S.A para a criação do Parque Vitivinícola de Lisboa, com marca de vinho “Corvos de Lisboa”.
No dia 25 de maio o stand BLX acolhe o lançamento destes vinhos, que resultam da primeira vindima do Parque Vitivinícola de Lisboa.
Este parque com dois hectares, localizado junto ao aeroporto Humberto Delgado, é um exemplo da política do município para o aumento e diversificação das tipologias de espaços verdes da cidade. O espaço pretende ainda promover as práticas agrícolas e hortícolas em contexto urbano e divulgar os vinhos da região vitivinícola de Lisboa.

Em 2018, o Stand BLX contará ainda com a presença do PNL - Plano Nacional de Leitura 2027, resultado de uma parceria estabelecida entre ambas as entidades, com o objetivo de facilitar a acessibilidade a todos os livros do projeto LER+, através do catálogo BLX e do empréstimo domiciliário. Pretende-se ainda promover uma ampla oferta de atividades em torno destes livros, em todas as Bibliotecas de Lisboa, promovendo este programa nacional que visa consolidar e alargar o desenvolvimento das competências e hábitos de leitura e de escrita dos portugueses, envolvendo as áreas da educação, cultura, ciência, artes e tecnologia.

[2018-05-25]

Download: Programa de atividades das BLX (ficheiro em PDF)

As BLX no Rock in Rio