... em Novembro

Rota de Contadores nas Bibliotecas de Lisboa_2019

Na 4ª edição da Rota de Contadores, vamos rever alguns contadores que, ao longo de 4 anos, têm feito este trajeto connosco.

PROGRAMA_2019
às sextas

12 Abril às 18h
Thomas Bakk
Biblioteca de Belém

Brasileiro de sotaque, português de coração, o seu nome é Thomas Bakk, contautor de profissão. Conta histórias que são da sua própria autoria e utiliza a narração, com linguagem de poesia. Há muito nessa viagem, vive de hotel em hotel, carregando na bagagem as histórias de cordel. E nessas suas andanças conheceu sítios bués! Para adultos e crianças, é “O Senhor dos Cordéis”!

24 de maio às 19h
Valter Peres

Biblioteca Camões

Voz do Atlântico puro. O açoriano, presentemente com 48 anos começou aos 18 a contar histórias nas escolas do primeiro ciclo. A partir de 2003, no âmbito do Art&Manhas ? Encontro de Artes, organizou os primeiros serões de contos que foram feitos nas ilhas. Tem desenvolvido a sua ação de contador de histórias em bibliotecas e escolas da Região Autónoma dos Açores, atravessando por vezes o oceano para participar em festivais de narração oral. Do seu repertório fazem parte contos açorianos, mas também do mundo, sempre com um denominador comum, são histórias da tradição oral.

14 Junho às 19h
Ana Sofia Paiva
Feira do Livro de Lisboa | Parque Eduardo VII

É narradora, cantadora e investigadora de tradição oral portuguesa. Graduou-se em Teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura. Dedica-se desde 2008 à narração de contos, dentro e fora de Portugal, centrando-se no conto maravilhoso e na musicalidade da performance oral. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, que alberga o Arquivo do Conto Tradicional Português, e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo.

13 setembro às 19h
Vítor Fernandes

Biblioteca da Penha de França

Natural do Reino Maravilhoso de Trás-os-Montes. Na infância passava o tempo a ouvir as histórias contadas pela sua avó, e para adormecer pedia histórias à sua mãe, ela contava, cantava ou inventava histórias. Narrador que busca manter a força da tradição, o seu repertório é repleto de contos de morte, de amor, de humor, de vivacidade, astúcia e emoção da tradição oral portuguesa.

18 outubro às 19h
Cristina Taquelim

Biblioteca dos Coruchéus

Nasci  à beira - mar e depois tive de me pôr a caminho. Cresci. Estudei. Apaixonei-me. Casei. Tenho filhas e já uma neta. Tenho 3 CASAS: uma no lugar onde nasci, outra na aldeia onde moro e outra na biblioteca onde trabalho há 30 anos. Em cada uma delas moram as pessoas e as verdades que me iluminam os dias. De mim quero que saibam que gostava de ter sido freira ou mulher de circo. Gosto de palavras e de pessoas. Trabalho, choro e gosto muito de rir. Por ter medo muitas vezes e viver quase sempre deslumbrada com a vida conto … às vezes escrevo.

29 novembro às 19h
Luís Correia Carmelo

Biblioteca Orlando Ribeiro

Nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. Licenciado em Estudos Teatrais, Mestre em Estudos Portugueses com a dissertação Representações da Morte no Conto Tradicional Português (Colibri 2011) e Doutor em Comunicação, Cultura e Artes com a tese Narração oral: uma arte performativa. Colabora com o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. É narrador desde 2003, trabalhando em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro, e desenvolvendo diversos projetos de programação, criação e investigação nessa área.

13 dezembro às 19h30
António Fontinha

Biblioteca Palácio Galveias

Nasceu em Lisboa, em 1966, e viveu em Angola até 1974. Começou a contar histórias em 1992 e é um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal. Vive exclusivamente de contar histórias desde 1995, dinamizando pelo país milhares de sessões de contos para os mais diversos públicos. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional.

[2019-09-13]

Download: Postal setembro a dezembro 2019