... em Julho

de 5 de junho a 3 julho de 2019
das 17h30 às 19h
na Hemeroteca Municipal.

Peças essenciais da multimilionária indústria da moda, as revistas da especialidade têm um poder único sobre o imaginário e as escolhas de milhões de consumidores de todo o mundo.

Portugal não passou ao lado do gosto crescente por este tipo de imprensa. Ao longo da Iª República surgiriam no mercado revistas que se impuseram por longos anos: a Modas & Bordados, Eva ou Em Voga, que teve duas fases distintas (entre 1927 e 1929 e entre 1943-1956).

Mas o salto qualitativo em matéria de revistas de moda feitas em Portugal, para público português, surgiria já nos anos 80, quando a estabilização da Democracia e, posteriormente a integração na então Comunidade Económico Europeia, veio mudar mentalidades e hábitos de consumo. Nesses tempos ainda anteriores à Internet, com apenas dois canais de televisão, só as revistas traziam novidades e ditavam tendências.

Nestes workshops vamos passar em revista quase dois séculos deste setor de imprensa, contextualizando-o nas respetivas épocas da História de Portugal e revelando também algumas surpresas.

Sessão 1 - dia 5 junho - Do século XIX à I Grande Guerra
Sessão 2 - dia 12 junho - Do pós-guerra até 1933 (Estado Novo)
Sessão 3 - dia 19 junho - De 1933 a 1968
Sessão 4 - dia 26 junho - De 1968 a 1982
Sessão 5 - dia 3 julho - De 1982 à atualidade

N.º participantes, mín. / máx. :  5-20.

BIOGRAFIA
Maria João Martins, é jornalista, escritora e professora convidada da cadeira de História Social da Moda na Universidade Carlos III de Madrid, onde prepara doutoramento nesta área.

Como jornalista, começou a sua atividade profissional no Diário de Lisboa, onde ainda estagiária ganhou o Premio Revelação em Reportagem do Clube Português de Imprensa. Foi redatora do semanário Sete e, durante 20 anos, do Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Continua a exercer a atividade jornalística como colaboradora das revistas Vogue Portugal, Vogue Espanha, Máxima, Visão e do jornal Diário de Notícias.

É licenciada em História e mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2000 e 2001 teve um programa de História na Antena 2 e é autora de vários estudos de História publicados em livro, como O Paraíso Triste - A Vida Quotidiana em Lisboa durante a IIª Guerra Mundial; Luanda, Invenção de uma Capital ou História da Criança em Portugal. É ainda autora de uma biografia da jornalista Margarida Marante e de dois livros de ficção, Escola de Validos e Como o Ar que Respiras.

Entre 2013 e 2015 teve uma livraria em Lisboa.

[2019-05-09]

Horarios Verao_2019