Festa do Livro em Belém - 2019
A Festa do Livro em Belém é promovida pela Presidência da República e a APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, decorrerá no Palácio de Belém, em Lisboa, entre 29 de agosto e 1 de setembro.
Este evento tem por objetivo celebrar os autores portugueses e a sua produção literária. É um momento para convidar os portugueses para visitar os jardins do Palácio de Belém e contactarem com autores portugueses e a sua obra.
É uma festa onde há espaço para teatro, declamação, tertúlias, cantautores e outras representações que enobrecem a literatura portuguesa. Um espaço de debate e conversas sobre a “leitura” a “escrita” e o seu papel no desenvolvimento da comunidade.
São dias de leitura, teatro, debates, livros, música, cinema e apresentações. Uma iniciativa de Sua Excelência o Presidente da República.
Horário: quinta das 18h00 às 22h00 sexta e sábado das 11h00 às 24h00 domingo das 11h00 às 22h00
PROGRAMA das BLX - Bibliotecas de Lisboa
quinta-feira, 29 agosto 18h00 - Inauguração da Festa do Livro de Belém
sexta, 30 agosto 11h00 às 21h00 - Jogos tradicionais |Rede BLX Ao longo do dia, a equipa das BLX estará a dinamizar jogos tradicionais para todas as famílias. Ainda se lembra de como se brincava antes da chegada da Internet? 11h00 - Fiadeiras de Histórias | Rede BLX Há histórias no Palácio de Belém. Histórias para dias longos, para noites frias, para momentos tristes, para celebrar com alegria. Histórias para viver cada dia. Público: Escolar 14h00 - E Pluribus Unum| Museu do Benfica – Cosme Damião Em equipa, miúdos e graúdos vão criar troféus e galhardetes dignos de uma família campeã. Juntem-se a nós neste dia especial. E Pluribus Unum! Público: Escolar 18h00 - Fiadeiras de Histórias | Rede BLX Há histórias no Palácio de Belém. Histórias para dias longos, para noites frias, para momentos tristes, para celebrar com alegria. Histórias para viver cada dia. sábado, 31 agosto 11h00 - Histórias com Mimo | Rede BLX Sessão divertida de histórias contadas, mimadas e sonorizadas, com tudo o que tivermos à mão e nos der na imaginação. 12h00 às 21h00 - Jogos tradicionais | Rede BLX Ao longo do dia, a equipa das BLX estará a dinamizar jogos tradicionais para todas as famílias. Ainda se lembra de como se brincava antes da chegada da Internet? 14h00 -Apresentação do livro Diário de uma miúda como tu por Maria Inês Almeida | Bertrand Ter 9 anos e ¾ pode ser bem mais difícil do que aquilo que parece. Para ajudar a passar o tempo sem morrer de tédio, a Francisca decide pegar no diário que uma tia-avó lhe deu há mil anos e começar a escrever à mão, como se a Humanidade tivesse voltado à pré-história! Perdida por cem, perdida por mil, não?
15h00 – Vem experimentar instrumentos musicais | Conservatório de Música de Sintra Nesta oficina, os participantes podem escutar diferentes sonoridades e experimentar tocar instrumentos musicais. 16h00 - E Pluribus Unum| Museu do Benfica – Cosme Damião Em equipa, miúdos e graúdos vão criar troféus e galhardetes dignos de uma família campeã. Juntem-se a nós neste dia especial. E Pluribus Unum! 17h30 - Um Museu em Forma de Livro | Museu Arqueológico do Carmo Qual é o recipiente que contém histórias? Um livro? Talvez! Um museu? De certeza! Vamos construir um livro-museu e divertirmo-nos a escolher as peças mais fantásticas! 19h00 – Contos por Bru Junça e Bruno Batista Contos para todos os tipos de público, não limitando o prazer de ouvir e contar ao público infantil. Dois contadores de excelência, numa sessão que irá um pouco além do simples contar, explorando a imaginação e participação dos públicos e o lado humano dos contos. domingo, 1 setembro 11h00 - Histórias com Mimo | Rede BLX Sessão divertida de histórias contadas, mimadas e sonorizadas, com tudo o que tivermos à mão e nos der na imaginação. 12h00 às 21h00 - Jogos tradicionais | Rede BLX Ao longo do dia, a equipa das BLX estará a dinamizar jogos tradicionais para todas as famílias. Ainda se lembra de como se brincava antes da chegada da Internet?
12h15 - Apresentação do livro O Pavão Yoyô e o Tigre Gagá juntos fazem Yoga por Sónia Gomes da Costa| Editora Leya Com o Pavão YoYô e o Tigre GaGá, vamos pôr em ação, de forma leve e divertida, o significado de Yoga. Yoga é junção e, na nossa história, o mais importante é a união através do coração.
14h00 - Jogos narrativos - Cria e vive a tua história | Bruno Ribeiro Vem ser um herói e cria a tua própria história! Esta atividade está disponível para todas as famílias e apenas precisa de alguma imaginação. Os participantes vão criar uma história em conjunto, através das ações e das consequências dos seus personagens. Esta história ainda não está escrita, mas vai ser vivida por todos. 15h00 - Apresentação do livro, Avó do Coração, por Cristina Taquelim e Mafalda Milhões | Editora Zero a oito Fala do relacionamento entre jovens e idosos, de refugiados e de amizades. Fala sobre saudade e sobre estar longe da vista, mas sempre perto do coração. 16h00 - Apresentação do livro, Viagem ao Património Português, por Rita Jerónimo| 2020 Editora O património é aquilo que herdamos dos nossos antepassados, que é transmitido entre gerações e que as pessoas reconhecem como parte da sua história e da sua cultura 17h00 - Fiadeiras de Histórias | Rede BLX Há histórias no Palácio de Belém. Histórias para dias longos, para noites frias, para momentos tristes, para celebrar com alegria. Histórias para viver cada dia. 18h00 - Apresentação do livro, A Revolta dos Livros, por Sofia Cochat Osório | Editora Minotauro Há muito tempo, numa terra distante, de nome estranho e difícil de pronunciar, existia a grande casa dos livros. Na casa-árvore existiam exemplares de todas as obras alguma vez escritas no mundo. 19h00 – Coro Alarido Coro feminista e LGBT é uma formação coral divertida, amadora e independente Entrada livre.
Parceiros:
2020 Editora Conservatório de Música de Sintra Coro Alarido Editora Leya Editora Minotauro Editora Zero a Oito Jogos Criativos Museu Arqueológico do Carmo Museu do Benfica – Cosme Damião
[2019-08-29]
Download: Mapa Festa Livro de Belém
|