... em Abril

Pois ia - Dia Mundial da Poesia

Comemora-se amanhã o Dia Mundial da Poesia, dia 21 março.
As BLX assinalam a data com a leitura de um poema por dia.

7 dias, 7, actores, 7 poemas.

Vamos revisitar Mário Cesariny, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Ramos Rosa, Vinicius de Moraes, António Botto, entre outros.
Dizia Eugénio de Andrade, que o poeta é, tantas vezes, “aquele que nega onde outros afirmam, desoculta o que outros escondem, ousa amar o que outros nem sequer são capazes de imaginar” (ANDRADE, Eugénio, 1995)
Por isso mesmo, a poesia é, talvez a par com a descoberta da interrogação filosófica, uma das experiências estéticas mais enriquecedoras e estruturantes da capacidade reflexiva humana.

Quando lida certamente.
Mas também quando ouvida.
Sobretudo por quem a lê assim, como o fazem a Carla Galvão, a Cristina Buero, o Hugo Franco, a Joana Rosa, o Marco Mendonça, o Marco Paiva, a Maria Ana Filipe e a Maria Jorge.

Nestes dias desafiantes para todos, que possa a poesia ajudar a abrir mais uma janela para o(s) mundo(s).

De 21 a 28 março (exceto domingo)
no Facebook e Youtube das BLX , às 14h.

[2020-03-21]

Uma historia por dia