... em Setembro

Ler em Todo Lado da Casa

Há 10 anos que as BLX em parceria com a APEL desenvolvem o Ler em Todo Lado, de 1 a 30 de abril, integrando as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril).
Nas edições anteriores, já lemos em jardins, em escolas, no metro, na rua, em cafés e bares, nos CTT, nas livrarias, nas bibliotecas, em varandas, já lemos mesmo em todo lado.

Mas, este ano, e para comemorar a 10ª edição, vamos LER EM TODO LADO DA CASA.

Vamos precisar de todas as pessoas para, em conjunto, no Facebook das BLX, lermos e lermos muito e de várias formas. O desafio lançado é o seguinte:

#leremtodoladodacasa
Queremos publicar na nossa Página de Facebook uma foto do seu cantinho de leitura preferido com o livro que anda a ler. Pode ser na cozinha quando está a fazer o seu bolo preferido, na sala em modo relaxante no sofá ou até no WC onde a leitura pode ser muito variada. Partilhe connosco o seu cantinho, enviando-nos a foto por mensagem privada via messenger ou por e-mail: blx@cm-lisboa.pt.

Se quiser envie-nos local da casa onde tirou a foto e uma breve descrição porque gosta de ler nesse local. Pode também enviar-nos a sua localidade.

NOTA: as BLX reservam-se o direito de não publicar fotos que constituam atentado ao pudor ou ofensa contra pessoa ou conjunto de pessoas.
Saiba mais sobre a Proteção de Dados Pessoais:

Para além desta atividade, pode ainda consultar o nosso programa para todo o mês. Vamos ter:

> Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia (seg-sáb, 11h)
A primeira série de histórias é contada pelas mediadoras de leitura da Rede BLX, baseando-se na sua experiência enquanto leitoras e contadoras.

> Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril)
Durante 3 dias (30, 31 março e 1 abril) colocamos no FB das BLX um post para votarem num dos 5 livros de Hans Christian Andersen. O livro mais votado vai ser lido no dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil às 11h na rubrica Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia
Vamos ter também outras surpresas ao longo do dia.

> Cápsula de livros (seg-dom, 14h)
Vamos falar de livros, de diferentes géneros literários, que estão nas bibliotecas, nas livrarias, nas estantes de casa e também dos que são descarregados para os aparelhos eletrónicos. Profissionais da Rede BLX e convidad@s (escritor@s, ator@s, etc) escolherão um livro (disponível no catálogo BLX), associando-lhe um tema.
Com base nessa escolha farão uma breve apreciação do livro, sempre de uma perspetiva pessoal, ligando-o ao tema escolhido. Esta é gravada e disponibilizada em podcast no FB das BLX.

> Cápsula de Música
Neste projeto promovido pela Fonoteca de Lisboa falaremos de música, autores, cantores, livros e especialmente sobre música portuguesa, brasileira, de intervenção, entre outros géneros musicais.

> Dia Mundial do Livro (23 de abril)
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, fundamentais no processo educativo.

+ INFO Facebook das BLX: www.facebook.com/BibliotecasdeLisboa

[2020-04-01]