... em Novembro

Cápsula de livros

Em tempos de crise e de mudança a leitura pode ser uma das melhores terapias. Os livros são desafios ao pensamento e aos sentidos, levando-nos a outros lugares, outras existências, outros pontos de vista. A leitura transporta-nos numa espécie de cápsula que nos leva, através do espaço e do tempo, a conhecer escritores, personagens, problemas e soluções, assuntos familiares ou desconcertantes.

É um serviço online de sugestões de leitura. Falaremos de livros, de diferentes géneros literários, que estão nas bibliotecas, nas livrarias, nas estantes de casa e também dos que podem ser descarregados para aparelhos eletrónicos.

Profissionais da Rede BLX escolherão um livro (disponível no catálogo BLX), associando-lhe um tema. Com base nessa escolha farão uma breve apreciação do livro, sempre numa perspetiva pessoal, ligando-o ao tema escolhido. Será uma abordagem mais empírica e com algum humor, destacando aquilo que nos emociona, uma ideia ou atitude sugeridas por um personagem, pela narrativa, pelo ritmo da prosa ou do estilo literário.
Em cada podcast será disponibilizado uma cápsula de temas, com um livro e um escritor.

Apresentamos alguns exemplos:

Cápsulas para almas nómadas | sobre o livro “Conversar com o oceano, de Stanislaw Lem

Cápsulas para cuidar do corpo e da mente | sobre o livro “Anibaleitor”, de Rui Zink

Cápsulas para corações românticos | sobre o livro “Memórias de uma gueixa”, de Arthur Golden

Cápsulas para almas inquietas | sobre o livro "Fatalismo, A história de uma serva" de Margaret Atwood

A cápsula é gravada e disponibilizada em podcast no FB das BLX, desde 3 de abril, de segunda a domingo, sempre às 14h.

Podcasts disponíveis em:
Facebook da BLX
SoundCloud BLX

NOTA:
Esta atividade está inserida no programa LER EM TODO LADO DA CASA, que decorre de 1 a 30 de abril nas BLX online.

[2020-04-03]

Uma história tradicional por dia - S4