Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesLoja BLXVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Maio

S T Q Q S S D
 
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
< >
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
 
NotíciasNotícias

 
5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa , será celebrado num evento totalmente digital com a participação de 11 autores e 8 países. 

Numa organização do Lisboa5L, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura na cidade, nasceu a ideia de criar um Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa em Lisboa, um festival que ocupasse diferentes espaços da cidade com todas as letras e de todas as formas. 

A pandemia de Covid-19 obrigou a adiar o festival para 5 a 9 de maio de 2021, mas não impediu que as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa fossem celebradas, tendo sido criada uma programação para esse dia que será transmitida através do site lisboa5l.pt, o Facebook da Câmara Municipal de Lisboa e o Facebook das Bibliotecas de Lisboa. 

Assim a partir das 15:30 será possível assistir a uma sessão inaugural com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina, do Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa e do Diretor Artístico do Festival Literário Lisboa Cinco L, José Pinho. 

Às 15:55 será possível assistir a um filme de 5 minutos com o título “A Língua Portuguesa a Gostar dela Própria” de Tiago Pereira, seguido da primeira mesa de debate onde os autores Ana Margarida de Carvalho, Portugal, António Prata, Brasil, Flaviano Mindela dos Santos, Guiné-Bissau, Germano Almeida, Cabo Verde, José Eduardo Agualusa, Angola e Olinda Beja, São Tomé e Príncipe, debaterão, com moderação de Isabel Lucas, Portugal, as “Viagens da Língua Portuguesa”, sobre a importância do reconhecimento conferido pela UNESCO à língua portuguesa falada por mais de 260 milhões de pessoas. 

A partir das 16:30 inicia-se a segunda mesa de debate com moderação de Afonso Borges, Brasil, e a presença dos autores Dulce Maria Cardoso, Portugal, Isabela Figueiredo, Portugal, Ondjaki, Angola, Luís Cardoso Noronha, Timor e Mbate Pedro, Moçambique, onde poderemos assistir subordinada ao tema “Literatura de Reconstrução”, a uma conversa sobre qual o papel da criação literária em momentos dramáticos da história. 

Por fim será transmitido um filme de 5 minutos de Tiago Pereira intitulado “Vozes do Português”, uma homenagem de seis vozes, masculinas e femininas, vindas de três continentes, que lerão  um texto de Luandino Vieira.

[2020-05-05]
 

retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


Reabertura BLX -18 maio 2020
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com