Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesLoja BLXVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Setembro

S T Q Q S S D
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 
< >
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
 
NotíciasNotícias

 
Teatro Nunca Visto

Nunca Visto, um espetáculo que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro às 21h30 no Largo Artur Bual, em Marvila.
Esta produção conta com o apoio da Biblioteca de Marvila.

Trata-se de um espetáculo criado em comunidade (apesar das contingências): 7 habitantes de bairros de Marvila que têm colaborado ativamente connosco e serão intérpretes do espetáculo, bem como quatro atores profissionais.
O espetáculo é encenado por Miguel Maia, diretor artístico da Companhia Cepa Torta.

Sinopse
Duas pessoas encontram-se à porta de um prédio. São muito diferentes, nunca se viram antes e têm de entrar, pois ambas moram ali. Naquele momento, entre o cruzar e o esconder do olhar tímido, e num ato de coragem inesperado, dizem olá. Percebem que são seres únicos com passados fascinantes, alguns remontando a histórias de livros de teatro. Afinal, quem são estas pessoas? Este é o ponto de partida para uma troca nunca antes vista de memórias, incertezas, desesperos, saudades e esperanças. Vindas não se sabe de onde, estas pessoas trazem um passado que querem transformar em futuro. O planeta colocou-as ali, naquele instante, frente a frente, e agora a única possibilidade de avançar é conhecerem-se, saberem das dores e alegrias um do outro e criar algo novo.

Nunca visto é um espetáculo performativo acerca do ato de encontrar o outro. É inspirado em algumas histórias pessoais com diferentes origens que hoje habitam os bairros de Marvila e do cruzamento dessas histórias com personagens trágicas do teatro clássico e contemporâneo. Conta com a participação de atores profissionais e intérpretes locais, residentes em Marvila, num projeto desenvolvido em conjunto. Usa como base a experiência dos diferentes envolvidos: histórias pessoais e projeções sobre o passado e o futuro da vida na cidade e nos bairros. Conta com uma forte componente audiovisual: imagens dos performers previamente gravadas, e que se entrecruzam com o que acontece em tempo real, são projetadas em duas fachadas de prédios contíguos no coração da freguesia de Marvila-Chelas. O betão é assim ocupado pela imagem dos seus habitantes, por grandes planos de pessoas que partilham as suas angústias através do texto teatral e do movimento do corpo.

Texto, adaptações e Encenação: Miguel Maia
Baseado em histórias pessoais de Marvila e peças de Antón Tchékhov, Arthur Miller, Bertolt Brecht, David Eldridge, Eurípedes, Henrik Ibsen, Jean-Paul Sartre, Pirandello, Sam Shepard, Sarah Kane, Sófocles, Tennessee Williams e Werner Fassbinder.
Assistente de Encenação Sofia Cabrita
Atores: Ana Vilela da Costa, Filipe Abreu, Leonor Buescu e Victor Gonçalves
Participantes locais: Ana Célia Vicente, Carla Flores, Cila Micaela, Dina Félix,
Maria Augusta Nogueira e Orlando Leal
Vídeo Mário Jerónimo Negrão






[2020-10-09]
 

retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


Reabertura BLX -1 junho 2020
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com