Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesLoja BLXVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Outubro

S T Q Q S S D
 
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
< >
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
 
NotíciasNotícias

 
Webinar: Aberta a TODAS as Pessoas: Servir a Comunidade LGBTI na Sua Biblioteca

15 de outubro de 2020, das 16h30 às 18h
Gratuito
Língua: portuguesa
Onde:
> Facebook da Rede de Bibliotecas de Lisboa: www.facebook.com/BibliotecasdeLisboa
> Facebook da ILGA Portugal: 
> Facebook da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas:

Em 2019, ano em que se celebraram os 50 Anos da Revolta de Stonewall, marco histórico para o movimento LGBTI, a Divisão da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa, com a preciosa colaboração da Associação ILGA Portugal, deu início a um programa alargado de atividades de visibilidade LGBTI.
 
Deste programa fez parte a tradução portuguesa do guia “Open to ALL: Serving the GLBT Community in Your Library”, da Associação Americana de Bibliotecas. Concluída a tradução, com o nome “Aberta a TODAS as pessoas: Servir a Comunidade LGBTI na sua Biblioteca”, é com muito orgulho que convidamos todas as pessoas a assistir a este webinar onde será apresentado o guia e discutido o papel das bibliotecas públicas junto da comunidade LGBTI.

Abertura: 
> Rae-Anne Montague | Associação Americana de Bibliotecas (falará em língua inglesa)

Painel:
> Susana Silvestre | Chefe da Divisão da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa
> Ana Aresta | Presidente da Associação ILGA Portugal
> Cristian Brayner | Criador  e responsável pela Biblioteca da Diversidade  (Brasil) 

Moderação:
> Bruno Duarte Eiras | Subdiretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

Esperamos por si!


Rae-Anne Montague | Associação Americana de Bibliotecas
Dr. Rae-Anne Montague is on the Library and Information Science faculty at Chicago State University. She is a former teacher and school librarian. Her current research centers around social justice and learning communities. Montague is interested in augmenting community engagement and facilitating effective information practices and services. Montague is currently involved in scholarly activities for K-12 education, with communities affected by incarceration, and with the LGBTQ community. She serves as Chair of the American Library Association Rainbow Round Table.

Susana Silvestre | Chefe da Divisão da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa
Susana Silvestre é chefe de divisão da Rede de Bibliotecas, da Câmara Municipal de Lisboa desde 2010. É Gestora Executiva do Festival Literário Lisboa 5L.
Em 2019 implementou um projeto na Ilha de Moçambique, sobre bibliotecas e participação comunitária, a convite da UCCLA, em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e o Instituto Camões.
É membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura 2027. 
É licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora. Tem feito várias formações nas áreas do Design Thinking e Visual Thinking, Cultura e Desenvolvimento Territorial e Empreendedorismo Cultural e Indústrias criativas.
Tem sido conferencista e formadora em Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, Grécia, México, Moçambique.
Tem publicado vários artigos sobre Bibliotecas Públicas no Sec. XXI, literacia emergente e familiar e processos participativos com as comunidades.​

Ana Aresta | Presidente da Associação ILGA Portugal
Com formação académica em Gestão do Património e Práticas Culturais para Municípios, é na área das Ciências Políticas e da Comunicação que reside atualmente a sua atividade profissional. 
Lésbica, feminista e ativista pelos Direitos Humanos – com foco principal em questões de Igualdade de Género e em Direitos LGBTI –, integra a Direção da Associação ILGA Portugal desde 2014 (vice-presidente da direção entre novembro de 2016 e outubro de 2019. Presidente desde outubro de 2019).

Cristian Brayner | Criador  e responsável pela Biblioteca da Diversidade  (Brasil) 
Cristian Brayner, filho de um carpinteiro e de uma doceira, nasceu no subúrbio de Brasília, de uma família numerosa de seis irmãos. A biblioteca de sua cidade, embora precária de livros e sem bibliotecário, teve um papel fundamental em seu amor pelos estudos. Ainda menino, ao ler “O Nome da Rosa”, optou pela Biblioteconomia, o que o permitiria dedicar-se a outras áreas que o encantava, como a literatura, a filosofia e mesmo o Direito. Foi bibliotecário do Superior Tribunal de Justiça por dez anos, e mais tarde, ingressou no corpo de bibliotecários da Câmara dos Deputados. Sua formação universitária – Direito, Filosofia, Biblioteconomia, Tradução e Letras – esteve sempre em função de sua atuação como servo da biblioteca, em particular de projetos envolvendo direitos humanos e informação. Publicou, recentemente, “A Biblioteca de Foucault: reflexões sobre ética, poder e informação” (É Realizacoes, 2018).
Venceu com sua dissertação de mestrado o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008) e o seu doutorado lhe garantiu o Prêmio Casa de las Américas com a obra Devotos e Devassos: representação dos padres e beatas na literatura anticlerical brasileira (Edusp, 2014). Foi diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura e Subsecretário do Patrimônio Cultural do Distrito Federal. Além dos estudos sobre a tutela jurídica do patrimônio cultural, tem se dedicado em desenvolver a Biblioteca da Diversidade, uma instituição destinada a servir de ponte para as questões de gênero e de orientação sexual.

Bruno Duarte Eiras | Subdiretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Pós-Graduação em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também está a finalizar dissertação de mestrado na mesma área.
Entre 2003 e 2017 exerceu funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, desenvolvendo um conjunto diversificado de funções com destaque na gestão e coordenação de bibliotecas, projetos e serviços, na área das tecnologias e da promoção da leitura.
É formador em várias instituições na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, ebooks e leitura digital, gestão de projetos, promoção da leitura e grupos de leitores.
Desde Maio 2015 integra o grupo de 30 bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação INELI (International Network of Emerging Library Innovators) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e operacionalizado pelo CERLALC e pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez.
Entre 2016 e 2018 participou no International Advocacy Programme (IAP) promovido pela IFLA com o objetivo de capacitar bibliotecários para as questões da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Pertence ao Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD), desde 2011, sendo
Entre 2017 e 2020 foi Diretor de Serviços de Bibliotecas na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Atualmente, é Subdiretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).


[2020-10-15]
 

retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


Biblioteca Alcântara
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com