Bibliotecas Municipais de Lisboa
Rede BLXServiçosCatálogoColeçõesLoja BLXVidas e Memórias do Bairro
Home
... em Janeiro

S T Q Q S S D
 
 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
< >
Notícias BLX
Facebook Twitter YouTube Pinterest Google+ Google Maps Flickr
  Pesquisa no sítio Perguntas Frequentes Pesquisa no google Ajuda
 
NotíciasNotícias

 
 Xadrez Xadrez na biblioteca

A antiguidade do Xadrez originou muitas lendas sobre a sua invenção.

Apesar desta diversidade, há aspectos que são comuns à maioria das histórias, como aquele que atribui o seu aparecimento à necessidade de entreter a gente importante, como reis e chefes militares.

É o caso da lenda que tem por cenário as guerras entre Gregos e Troianos: terá sido durante o prolongado cerco de Tróia, que Palamedes, chefe do exército Grego, para ocupar o tempo dos seus soldados inventou um jogo chamado “Petteia”, que muitos consideram antepassado do xadrez.

Outra versão: o Xadrez terá nascido na Índia e a história tem como personagem principal um sábio de nome Sissa que, para ajudar o rei a ultrapassar a tristeza resultante da morte de um filho, inventou um jogo que se chamava “Chaturanga”. O rei entusiasmou-se e quis compensar o sábio pelos seus serviços. O sábio terá então pedido um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro de xadrez, dois grãos pela segunda casa, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante. Os matemáticos chamados a calcular o número de grãos de trigo que o rei teria de pagar ao sábio chegaram ao espantoso resultado de 18.446.744.073.709.551.615! Não havia terra suficiente para garantir tamanha produção.
 
A ideia de divulgar o xadrez junto da comunidade local e dos utilizadores da Biblioteca resultou, no fundamental, da disponibilidade de dois entusiastas, os Srs. Gonçalo Yeglésias e Machado Palha, para ensinar aos mais jovens os segredos deste jogo estratégico milenar. A curiosidade de aprender, a vontade de jogar, a presença de parceiros, a qualidade do espaço e sabe-se lá que mais motivações foram chamando e fidelizando jogadores.

Hoje há já muitos que não dispensam uma visita à Sala de Lazer da Biblioteca Orlando Ribeiro para um relaxante jogo ao fim da tarde.

Consulte mais informação no Acontece, participe numa lenda com mais de 3000 anos de existência e descubra um jogo que entusiasmou os reis de outros tempos.

[2007-07-02]
 

retroceder imprimir página guardar página enviar endereço


Mimos e livros à mão de semear - 2020
Copyright CML/DBAMapa do sítioPolítica de PrivacidadeSugira este SítioAdicione aos FavoritosSugestõesseara.com