... em Junho

Cartaz de homenagem a José Saramago Homenagem a José Saramago

“[…] Só depois é que fui à procura da grande biblioteca, as Galveias, que não seria tão grande assim, mas para mim era o mundo…”

(José Saramago In: Revista Visão, 2005)

A 16 de Novembro de 2010 José Saramago celebraria 88 anos.

As Bibliotecas Municipais de Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago, aproveitam a data para homenagear o Prémio Nobel da Literatura, atribuindo o seu nome à principal sala da Biblioteca Municipal Palácio Galveias.Tal homenagem é, por si só, meritória dado o papel relevante que Saramago desempenhou na consagração da literatura nacional. A este facto associa-se o papel que a Biblioteca Municipal Palácio Galveias desempenhou na sua formação enquanto leitor, propiciando o contacto com mundos que existem e perduram nos livros.

A atribuição da designação “Sala José Saramago” é uma forma simbólica de evidenciar junto dos utilizadores e visitantes do Palácio Galveias a ligação do escritor com esta biblioteca.

A cerimónia terá lugar a 16 de Novembro, a partir das 12h30, na Biblioteca Municipal Palácio Galveias, e contará com as presenças de Pilar del Rio, viúva de Saramago e do Presidente da Câmara de Lisboa António Costa.

Programa:
12h30_Dramatização de obras de José Saramago, pelo grupo de teatro Câmara dos Ofícios
_Descerramento da placa
_Discursos de homenagem proferidos por Pilar del Rio, pelo Sr.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa e pela Srª Chefe de Divisão de Gestão de Bibliotecas da CML Susana Silvestre
_ Dramatização de obras de José Saramago, pelo grupo de teatro Câmara dos Ofícios

Abertura da Sala José Saramago aos utilizadores da Biblioteca Municipal Palácio Galveias.

"O mundo em Saramago" é o tópico lançado na secção Discussões na nossa Página de Fãs no Facebook: bibliotecasmunicipaisdelisboa.
Participe nesta conversa... dê-nos a sua opinião!

[2010-10-22]

Alcântara_resultados