... em Dezembro

Ler em todo lado

Abril, mês do Livro e das Bibliotecas

Neste mês assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Em Abril a Leitura torna-se pública.
Invade espaços e ambientes, dilui-se nos jardins, parques e negócios locais, mistura-se com as gentes.

Feira de livros e brinquedos
Com a participação da loja Quer
Público em geral
BM Orlando Ribeiro_16h00 às 23h00

Noites de Encantar I
BM Orlando Ribeiro

20h00 Feira do livro infantil e de brinquedos
20h30 Recepção dos participantes
21h00 “A princesa e a ervilha” pelo grupo Mala Aviada
21h00 “Estórias, estorietas e outras conversetas” pela Lua Cheia_teatro para todos
22h30 Parabéns a Hans Christian Andersen
23h00 Momento mágico
Crianças dos 5 aos 7 anos, acompanhadas de 1 adulto
Máximo de participantes: 30 famílias por biblioteca
Inscrição prévia: BM Orlando Ribeiro

De 1 de Abril a 6 de Maio

Ilustrar é ler mais
Mostra de ilustração dos alunos das Escolas EB1 nº 24, EB1 Marqueses de Távora e EB1 do Castelo

De 1 de Abril a 6 de Maio
“Poupa Poupada”
Exposição de originais do ilustrador Paulo Galindro

1 e 29 de Abril
Maratona de Histórias
O desafio é que todas as escolas do Concelho de Lisboa leiam para quem passa. Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, a palavra andará de boca em boca, de escola em escola, de biblioteca em biblioteca. Várias escolas irão ler a farmácias, mercados, cabeleireiros, coretos, jardins.
[programa a.c.]

Ler em todo o lado
2 de Abril _ Dia Internacional do Livro Infantil

Feira do Livro Infantil _ Livraria Bertrand

Chapéus Narradores
Pelo grupo de contadores “Estórias de se tirar do chapéu”/ Pedro Lopes e Sílvia Romero
Dois ou mais contadores, cada um com a sua história e forma particular de ver o mundo, e uma dezena de chapéus todos diferentes, e (re)vestidos a rigor, servem de ponto de partida para que as histórias surjam.

[Largo do Chiado (junto à entrada do Metro Baixa-Chiado)]
Cordão Humano de Leitura +Info
Traga um livro, convide um amigo e faça parte do 1º cordão humano de leitura. Do Largo do Chiado à estação do Rossio.

• Manifesto poético
Do Largo do Chiado à estação do Rossio a poesia urbana tem lugar. Coladas nas calçadas, no asfalto e nos lancis são visíveis várias frases, resultando do concurso de poesia urbana lançado pela Magazine Magnética.

• Grupo de precursão Paradiddle
O grupo Paradidle, constituído por 51 crianças da Escola EB 2,3 Fernando Pessoa, apresenta peças de percussão com Bombos, Timbalões e Caixas.

• Cabeçudos
Pequena animação de rua composta por dois cabeçudos que dançarão ao som de um grupo de percussão acompanhando o cordão de humano de leitura.

• Animação de rua (malabares, cuspidores de fogo, etc)

El Posador
[Largo Camões]
El Polsador (O Botão), o principal espectáculo de rua do Laboratori Teatral Patates amb Suc, um grupo catalão de teatro activo. Eles são o público, as pessoas que passam pela rua são os espectadores.

Concurso Nacional de Leitura_ fase Distrital + INFO
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro_10h30

23 de Abril_Dia Mundial do Livro
SANT JORDI, A FESTA DOS LIVROS pela Catalunyapresenta
Largo S. Pedro de Alcântara_das 12 às 19h

Recriando a tradição Catalã, do dia de Sant Jordi, haverá uma Feira do Livro pela Pó dos Livros; a lenda de Sant Jordi; cabeçudos e muita animação.

A lenda de São Jorge é a história de uma aldeia onde um dragão tinha aterrorizado os seus moradores. Para tentar travar os danos, a aldeia determinou que cada dia um dos seus habitantes seria oferecido ao dragão para saciar a sua fome. Como ninguém se ofereceu, a escolha foi por sorteio. A decisão deu resultado e com um habitante por dia o dragão enchia bem o seu estômago. No entanto, num dos dias do sorteio calhou à princesa. Os habitantes ficaram espantados, mas o rei disse que não havia excepções e que a sua filha devia ser a próxima presa. Enquanto ia ter com o dragão, a princesa encontrou Sant Jordi, um cavaleiro que acabaria por derrotar o dragão e salvar a princesa. Do sangue do animal nasceria uma roseira de onde Sant Jordi cortou uma rosa para oferecer à sua amada. É por isso que na Catalunha o 23 de Abril é também o dia dos namorados.

Mercado Texturas e Cores
Era um vez um sonho, Isabel Colher, Joakim
BM Camões_15h00 às 21h00

Noites de Encantar I