Skip to content Skip to footer

A Rede BLX aderiu à iniciativa “Portas Abertas 2022” no âmbito da Semana Acesso Cultura, a decorrer de 20 a 26 de junho.

20 de junhoBiblioteca dos Coruchéus:

Visita guiada à Biblioteca dos Coruchéus e ao velhinho palácio que a acolhe, numa viagem pelo tempo até aos primórdios do bairro de Alvalade.

21 de junhoBiblioteca Camões:
A história do Palácio Valada-Azambuja é composta por algumas individualidades da aristocracia portuguesa que viveram no Palácio, instituições oficiais que tiveram sede neste edifico e o que restou do património cultural arquitetónico de interesse público. Falaremos ainda dos espaços, da coleção e dos projetos culturais produzidos pela Biblioteca Camões.
22 de junhoBiblioteca de Marvila:
Dividida em dois edifícios, um construído de raiz e outro recuperado – a antiga Quinta das Fontes – nesta visita será abordada a história da Quinta das Fontes, a sua transformação em Biblioteca pela Arq. Hestnes Ferreira, filho de José Gomes Ferreira, e  autor do projecto de arquitetura, assim como os diferentes espaços, serviços e programação oferecidos pela Biblioteca de Marvila.
Concerto pelo Ensemble MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) com direção do Maestro Martim Sousa Tavares.

23 de junho
Biblioteca de Alcântara:

Um percurso pela história do edifício até à sua transformação em biblioteca, passando pela história de Alcântara, dos finais do séc. XIX até à atualidade.

24 de junho
Biblioteca Orlando Ribeiro:

Um percurso pela história do edifício até à sua transformação em biblioteca, passando pela história de Telheiras.

24 de junhoBiblioteca Palácio Galveias:
Breve história do Palácio, seguida de visita a todos os espaços, incluindo os espaços reservados e o famoso depósito.
Informação mais detalhada aqui.