Skip to content Skip to footer

Eric Carle, autor e ilustrador de diversas obras infantis, faleceu esta semana aos 91 anos

Eric Carle, autor e ilustrador de diversas obras infantis, entre elas “A lagarta comilona”, que encantou gerações de crianças e pais, faleceu esta semana aos 91 anos.

Autor de mais de 70 livros, começou a ilustrar em 1967, depois de trabalhar numa agência publicitária. Estudou na prestigiada escola de arte “Akademie der Bildenden Künste”, na Alemanha, país onde passou a sua infância.

Em 1952 regressou aos Estados Unidos onde trabalhou como designer gráfico no “The New York Times”.

O primeiro livro da sua autoria foi “1,2,3, to the Zoo” (1968), ao qual se seguiu “”A lagarta comilona”, o seu livro mais conhecido, que vendeu mais de 55 milhões de cópias em todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez em 1969.

Originalmente concebido como um livro sobre um leitor ávido, que se alimenta de 26 alimentos diferentes, foi transformado em lagarta a conselho do seu editor. Foi traduzido para 60 idiomas e transformado em peça de teatro.

Através dos seus livros, Carle introduziu temas universais em palavras simples e cores brilhantes. “Nos meus livros tento neutralizar o medo, substituí-lo por uma mensagem positiva. Acredito que as crianças são naturalmente criativas e ansiosas por aprender. Quero mostrar que aprender é realmente fascinante e divertido”, dizia.

Em 2003, recebeu o prestigiado prémio da American Library Association, que reconhece autores e ilustradores cujos livros criaram uma contribuição duradoura para a literatura infantil.
A maior parte das suas obras pode ser encontrada no nosso Catálogo em https://bit.ly/2ROUaqb