
3º Aniversário da Biblioteca de Alcântara
30 de Setembro de 2023 10:30 a 7 de Outubro de 2023 22:00

A Biblioteca de Alcântara celebra o terceiro aniversário no próximo dia 5 de outubro e para assinalar a data preparou um conjunto de atividades muito especial a decorrer entre nos dias 30 de setembro, 4 e 7 de outubro.
Consulte a programação que temos para lhe oferecer!
30 de setembro:
- 15h00
A incrível história da Biblioteca de Alcântara / The incredible story of Alcântara Library
Vem conhecer a história da biblioteca que já foi um palácio, uma escola e um lugar abandonado e que é agora uma casa onde cabe toda a gente.
Esta história é contada em português e inglês. / Come and discover the story of the library that was once a palace, a school and an abandoned building and is now a home for everyone! This story is told in Portuguese and English.
Entrada gratuita. Free entrance.
Para reserva de lugar / For seat reservations and info: bib.alcantara.infantil@cm-lisboa.pt
Dos 3 aos 7 anos. Audience: from 3 to 7 years old.
- 16h00
O bicho do yoga
Introdução lúdica à prática do yoga, com recurso a histórias, música e jogos.
Para mais informações e reserva de lugar: bib.alcantara.infantil@cm-lisboa.pt
Maiores de 3 anos.
- 17h15
Concerto Bicho de 7 cabeças
Bicho de 7 Cabeças é um projeto que comunica através da música e de contos infantis. Partindo do provérbio bastante comum em Portugal e no Brasil «isso não é um bicho de 7 cabeças», procura simplificar, ajudar, corrigir e transmitir valores e comportamentos positivos para crianças.
Para mais informações e reserva de lugar: bib.alcantara.infantil@cm-lisboa.pt
Maiores de 3 anos.
- 21h30
Teatro | Catarina (o Alentejo a viu nascer)
Um diário afetivo, um espetáculo intimista para contar histórias de mulheres que foram meninas a aprender a resistir. E foram muitas. Tantas. Todas têm nome – para quem a liberdade era nome de sonho.
Maiores de 12 anos | Entrada gratuita mediante a lotação de sala.
4 de outubro:
- 19h00
A Palavra dos Poetas
Sessão dedicada a Fernando Pessoa e seus heterónimos.
Recolha, seleção e dramaturgia de Carlos Paulo.
Direção artística de Carlos Paulo.
Com a presença do ator e músico Hugo Franco, atores da Comuna e atores convidados.
Maiores de 12 anos | Duração: 60 ‘
- 20h00
Todo Mundo Slam
Um campeonato de poesia falada, agora sem regras: vale acompanhamento musical, figurinos, objetos cénicos…, vale até ler poemas de outras pessoas!
Vamos festejar o 3º aniversário da Biblioteca de Alcântara e celebrar a nossa segunda vitória consecutiva no Portugal Slam, o campeonato nacional de poesia falada, que aconteceu em setembro de 2023 e colocou a nossa candidata Marina Campanatti nas competições mundiais.
Sessão especial de aniversário da Biblioteca de Alcântara, com performances, poetry slam e poetry jam. Um encontro para celebrar a poesia falada, com apresentação de Maria Giulia Pinheiro.
Para todas as pessoas | Entrada livre
- 00h00
Cantar os Parabéns à Biblioteca de Alcântara!
Para todas as pessoas.
7 de outubro:
- 14h30
Cianotipia | oficina de imagem e impressão
Nesta sessão festiva de cianotipia, Rui Dias Monteiro e os participantes da sessão continuarão a trabalhar no livro de artista conjunto, o qual tem como tema o jardim da Biblioteca de Alcântara, e onde foi utilizada a técnica de fotogramas em cianotipia. Agora é a altura de começar a pensar no objeto final, que será exposto a 11 de novembro pelas 16h00 na biblioteca. Maiores de 12 anos.
Entrada paga: 10 euros por sessão (2 euros de desconto com cartão BLX).
Informações e marcação: dias.monteiro@gmail.com ou telefone: 968 355 572
- 21h00
Concerto – Parangolé 4rteto – Tatiana Cobbett
Encontro de 4 artistas brasileiros, de vivências, saberes e referências distintas que procuram criar uma identidade sonora própria, mesclando ritmos, performance, poesia e somando nomes conhecidos da música brasileira e latina com originais do grupo. O resultado é um concerto vibrante e multissensorial.
Tatiana Cobbett – direção, voz e performance
Rocho – violão de 7 cordas e bandolim
Bibi Nobre – baixo
Juju Batera – bateria
Para mais informações: bib.alcantara@cm-lisboa.pt
Para todas as pessoas.
No decorrer da presente atividade, são captadas imagens e som que poderão ser divulgados nos meios de comunicação, físicos e digitais, da CML ou da entidade parceira, por exemplo, redes sociais e sites institucionais.