• Este evento já decorreu.

5º Aniversário da Biblioteca de Marvila

27 Novembro

O tempo voa e a Biblioteca de Marvila faz cinco anos no dia 27 de Novembro!
No ano da sua abertura, foi nomeada pela revista Time Out para a categoria de Novidade do Ano 2016 e igualmente classificada pela mesma fonte como uma das Maravilhas de Marvila.
Vamos celebrar os cinco anos de portas abertas e nunca estivemos mais entusiasmados para continuar esta viagem. Sempre com um olhar atento aos novos desafios e na interação que queremos continuar a desenvolver com a comunidade.
A Biblioteca de Marvila veio agitar as águas e conquistou um lugar nas agendas culturais do município.
A festa do 5º Aniversário faz-se com um programa diversificado e dirigido a públicos de todas as idades, que comemora também a cultura nas suas diversas formas.
Venha celebrar connosco!

Exibição do filme
Dia 26 de novembro das 21h às 22h40
Título: Human de Yann Arthus-Bertrand
O que nos torna humanos? O filme “Human” tenta responder com mais de 2.000 histórias de todo o mundo.
Humano — é uma viagem pela vida para perceber o que nos torna humanos, nas diversas culturas. Dezenas de pessoas, de diferentes nacionalidades, etnias, religiões, géneros, cores, línguas, profissões e classes sociais foram entrevistadas sobre assuntos caros a existência humana, como a felicidade, a morte, a pobreza, desigualdade de gênero ou o sentido da vida.
Duração:1h40
Classificação: M/12 anos
Local: Biblioteca de Marvila /Auditório

Dinamização de Jogos
Dia 27 de novembro das 11h30 às 12h30
Título: Jogos de tabuleiro e Jogos narrativos – pela Elemento Associação Ludo-pedagógica
Duração:1h
Marcação prévia
Classificação: Dos 6 aos 17 anos
Local: Biblioteca de Marvila / Espaço Infantil

Leitura de contos
Dia 27 de novembro das 16h às 16h40
Título – Mil Palavras em Viva Voz pela Imaginauta
Mil Palavras em Viva Voz Sessão de leitura de contos originais e inéditos da turma da Oficina de Ferramentas de Escrita 2020 da Biblioteca de Marvila. Desafiámos jovens autores portugueses a escrever uma história de ficção especulativa até 1000 palavras e a lê-la em viva voz.
Espera o inacreditável, o inquietante, o horror e a maravilha…tudo isto contado por quem os imaginou.
Duração:40 min
Local: Biblioteca de Marvila /Sala José Gomes Ferreira

Dinamização de Jogos
Dia 27 de novembro das 16h às 17h
Na Elemento, acreditamos no poder dos jogos enquanto ferramentas educativas. Os jogos permitem a socialização e integração dos jogadores, de forma lúdica, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento de competências nos jogadores. Vem divertir-te connosco e conhecer vários jogos de tabuleiro modernos e jogos narrativos!
Classificação: M/18 anos
Duração: 1h
Local: Biblioteca de Marvila /Sala Multiusos

Dia 27 de novembro DAS 17H às 17h30
Título: Com Paixão | pelo Teatro Ibisco | ESTREIA
Narração da história de um grupo de cinco refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo para fugir da guerra, da intolerância e da morte que assolam os seus países. Têm diferentes crenças e religiões. Nenhum deles é tratado pelo nome. Que importa o nome? São todos iguais, na condição de vítimas, no sofrimento, na luta pela vida, no anonimato… e na morte. A tudo isso a Europa assiste, consolada, dir-se-ia, pela sua própria impotência, e hesitando entre a indiferença e a humanidade.
Felizmente, esta história é uma obra de ficção.
Podemos todos dormir descansados.
Criação coletiva
Encenação
Miguel Barros
Intérpretes: Ibrahim Manafa, Eric Daro, Inês Sousa, Bárbara Wahnon, Arlete Candô, Bruno Costa
Operação de luz: Hugo Cardoso
Operação de Som: Miguel Barros
Classificação: M/12 anos
Duração: 30min

Dia 27 de novembro às 17H30
Inauguração da Exposição
Título: Talking BUBBLES- COMPETIÇÃO de Banda Desenhada – pela ADRA Portugal
Uma exposição de Banda Desenhada sobre o tema das Alterações Climáticas, com o objetivo de inspirar jovens dos 14 aos 20 anos a participar numa competição de BD. Visita a exposição, participa no Workshop e descobre como ganhar prémios! A exposição fica patente ao público até ao dia 31 de dezembro no horário de abertura da Biblioteca de Marvila.
Local: Biblioteca de Marvila /Foyer

Tertúlia
Dia 27 de novembro das 18h às 19h30
TÍTULO: Encontros de Marvila
Tertúlia sob o mote: José Gomes Ferreira e o Neorrealismo – “Viver sempre também cansa”!
Com Joaquim Torres, Lurdes Castanheira e Joaquim Marques.
Duração:1h30
Participantes: 20 máx.
Local: Biblioteca de Marvila / Sala José Gomes Ferreira

Concerto comentado
Dia 27 de novembro das 19h às 19h50
Título: D’Improviso
O D’Improviso é um projeto da Sons da Lusofonia que irá desenvolver atividades relacionadas com música e improvisação em vários territórios de Lisboa. Apresenta-se na Biblioteca de Marvila através de um concerto com um trio composto por artistas nacionais emergentes inspirados e conhecedores de outras sonoridades para além do Jazz. Zé Cruz (guitarra), Zé Almeida (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria) vão juntar-se a Carlos Martins (saxofone) para a criação de momentos de improvisação que exemplificam os objetivos D’Improviso através da interpretação musical.
Duração: 50 min.
Local: Biblioteca de Marvila / Auditório