A Cidade em mudança | Transformações, políticas e movimentos

26 de Setembro de 2022 15:00

Entrada Livre
A Biblioteca Palácio Galveias acolhe o seminário A Cidade em Mudança, Transformações, Políticas e Movimentos no dia 26 de setembro, pelas 15h00.
Este evento integra projeto de investigação HOPES: Perspetivas e lutas em torno da habitação. Movimentos, políticas e dinâmicas residenciais em e para além de Lisboa, financiado pela FCT (PTDC/GES-URB/28826/2017) é dedicado ao contexto sócio político em que se inscrevem as transformações urbanas e as políticas públicas debatidas ao longo do ciclo. Serão apresentadas e debatidas as relações entre transformações urbanas, políticas públicas, política institucional e contexto ativista e dos movimentos sociais em Lisboa – com foco nas dinâmicas do direito à habitação e à cidade.

MOVIMENTOS: mudança urbana e dinâmicas políticas na habitação (Seminários HOPES), organizado por Guya Accornero, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, CIES-Iscte e por Simone Tulumello, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, ICS-ULisboa.

O seminário segue a seguinte agenda:
SESSÃO 1 | Que impacto tiveram as transformações urbanas na redefinição das trajetórias políticas e ativistas locais?
Com João Sebas (FCSH UNL SMARTOUR) e Patrícia Romero (CECOT-UP SMARTOUR) e comentários de Enrica Boager (scte)
SESSÃO 2 | Que papel tiveram os movimentos sociais pelo direito à habitação e à cidade em reformular o quadro político e as políticas públicas?
Com Ana Gago (CEC-ULisboa, SMARTOUR) e Guys Accomero (CIES-Iscre; HOPES) e comentários de Filipa Roseta (Vereadora da Habitação e Obras Municipais, Câmara Municipal de Lisboa)
SESSÃO 3 | Que perspetivas futuras para a “política do habitação em Lisboa e Portugal?
Com Jorge Malheiros (ICOT ULisboa, Sustain Lisa SMARTOUR) e Simone Tulumello (ICS ULisboa HOPES e comentários de Ana Drago (CES-UC Conselho Económico e Social

26 de Setembro de 2022
Entrada Livre