Be SpectACTive! | Semana Europeia do Espectador | SEE

11 de Novembro de 2022 17:00

|Evento Recorrente (See all)

One event on 18 de Novembro de 2022 at 11:00

One event on 19 de Novembro de 2022 at 11:00

O grupo de Visionários de Marvila nos dias 11, 18 e 19 de novembro apresenta a programação escolhida para a última Semana Europeia do Espectador, uma vez que que este projeto europeu termina em 2022.

Este projeto da Artemrede existe desde 2017 e é uma iniciativa para desenvolvimento de públicos, inspirada no projeto italiano Visionari, no qual o município de Lisboa participa, através do grupo que foi criado na Biblioteca de Marvila.
De um grupo de espetadores nasceu um grupo de programadores que, em conjunto com a Biblioteca pensa a programação cultural para o território em que estamos inseridos.
Desde 2018 o grupo integra o BeSpectActive, um projeto de cooperação europeia de larga escala, financiado pelo Europa Criativa, o qual parte do trabalho nas artes performativas através de produções artísticas e práticas de participação cidadã, envolvendo espetadores nos processos organizacionais e criativos.

Programação detalhada:

Dia 11

• 17h00 – Kumpania Algazarra (inserida no Magusto Sê Bairrista) – Irá decorrer na Rua Carlos Gil, em Marvila.
    Os Kumpania Algazarra contam com mais de 15 anos de carreira e oito discos editados. Esta sonora algazarra vagueia pelas músicas dos cinco continentes, transformando os sons em que toca numa festa ao estilo das fanfarras europeias. Saltimbancos, filhos da estrada e do vento, músicos em folia permanente submergidos num cocktail de música animada, as suas combinações de notas musicais formam um rendilhado de culturas, onde estão presentes, de forma conjugada ou separada, os sons balcânicos, árabes, latinos, africanos, o ska e o funk.
    Os Kumpania Algazarra já pisaram inúmeros palcos nos últimos anos dos quais podemos destacar o Ariano Folk Festival (IT); Festival da Lusofonia (MO); FESTLIP (BR); Kokopelli World Festival (BE); Íboga Summer Festival (ES); Moods Jazz Club (CH); Festival de Cirques et Fanfarres (FR); Boom Town Festival (UK); Guca Festival (RS); IGA Berlim (DE); Festival Vodafone Mexefest (PT); Festival Bons Sons (PT); Festival Folk Celta (PT); Festival de Músicas do Mundo de Sines (PT), entre muitos outros. Em 2020 os Kumpania Algazarra lançaram o álbum “Live”, um disco gravado ao vivo que comemora os seus 15 anos de carreira, e em 2021 começaram o ano com o lançamento de “Remixed Vol.2”, um disco de remisturas que conta com vários produtores e DJ’s nacionais e internacionais.
    Entrada livre mediante reserva para o email: bib.marvila@cm-lisboa.pt

• Dia 18
    às 11h00  e às 14h30 – Da criação do mundo (oficina da Margarida Botelho para escolas).
    A partir do livro Big Bang Boom! Da Criação do Universo à Origem da Vida (recomendado pelo PNL), a autora criou um planetário portátil onde narra a sequência visual do livro. Ao longo da história, os participantes são convidados a desenhar peças (ecrãs triangulares) do planetário com tintas naturais, seguindo os grandes episódios da criação da Universo. Uma experiência plástica que cruza arte e ciência com os grandes enigmas do Universo.” – Mãe, onde é que eu estava antes de nascer? – Mãe para onde vai a luz quando se apaga? Há 13,7 mil milhões de anos, numa fração de segundo, nasceu o Cosmos. Tudo o que existe hoje e tudo aquilo que ainda há de vir, principiou naquele extraordinário instante.” Criação e realização da oficina Margarida Botelho.
    ©Direitos reservados / Margarida Botelho
    Reservas para o email: bib.marvila@cm-lisboa.pt
    21h00 – Concerto Fado no Povo.
    O Fado no Povo nasce das experiências que ao longo dos últimos anos fomos vivendo em palco dentro das mais variadas localidades de Portugal. O conceito surge, por isso, dos inúmeros concertos realizados no seio das populações, nomeadamente em locais emblemáticos – Largo, Igreja, Praça, Monumento, Anfiteatro, Auditório – onde verificámos que o grau de satisfação e de interação com o público foi plenamente satisfatório. Neste sentido criámos o projeto “Fado no Povo” com o intuito de percorrer o país e levar o Fado, não só enquanto arte performativa, mas também contando um pouco da sua história, não fosse o Fado Património Imaterial da Humanidade, escolhendo e adaptando o repertório a cada público, tendo em conta aspetos como a localização geográfica, o contexto sociocultural, a escolha do local específico do palco/plateia ou a faixa etária. No fundo estes espetáculos são uma viagem pela nossa história, onde reavivamos memórias através das canções e dos fados clássicos, mas sem descurar a história recente e o próprio fado mais contemporâneo, e incentivando constantemente à participação da plateia durante cada concerto.
    Ficha Artística:
    Guitarra Portuguesa: Ricardo Silva