Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Colóquio | Ouvir de Olhos Abertos: Música e Política em Portugal no séc. XX

20 de Outubro de 2022 9:30 a 17:30

|Evento Recorrente (See all)

One event on 21 de Outubro de 2022 at 10:00

Entrada Livre
A Biblioteca de Alcântara acolhe o Colóquio Ouvir de Olhos Abertos: Música e Política em Portugal no séc. XX nos dias 20 e 21 de outubro de 2022.
A investigação sobre o papel da música enquanto veículo de ideários políticos e enquanto estímulo para a mobilização social, assim como o estudo da atividade político-partidária exercida por músicos e comunidades musicais, têm constituído temas de destaque na produção científica de diversas áreas, sendo a relação entre música e política analisada através de diferentes abordagens em diversos domínios científicos – a história, a musicologia, a etnomusicologia, a sociologia, a antropologia, entre outros.
 
Reconhecendo a importância do contributo científico neste debate, este colóquio propõe que se aborde a interação entre música e política no contexto português, apelando ao diálogo multidisciplinar e plural, tendo como objetivo contribuir para o mapeamento do estado atual da investigação que incida sobre as diferentes dimensões da relação entre música e política em Portugal ao longo do século XX.

Terá como oradores principais:

Robert Adlington: musicólogo, é desde 2017 Queen’s Anniversary Prize Chair em Música Contemporânea na Universidade de Huddersfield (Reino Unido). Os seus interesses de investigação e as suas publicações têm-se focado nas relações entre música e democracia, música e comunismo e música e movimentos sociais e políticos.

Anthony Seeger: antropólogo e etnomusicólogo, é Professor Emérito no departamento de Etnomusicologia da Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA). É autor de um vasto número de publicações sobre assuntos relacionados com direitos humanos indígenas, arquivística, música tradicional e música folk norte-americana.

Consulte o programa aqui.

Uma parceria com os Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança.

No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

Detalhes

Data:
20 de Outubro de 2022
Hora:
9:30 a 17:30
Custo:
Entrada Livre
Categoria de Evento:

Outro

Tipo de Público
Geral
Tipo de Atividade
Conferências/Debates/Palestras

Local

Biblioteca de Alcântara
Rua José Dias Coelho, 27-29
Lisboa, 1300-327 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 730
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-alcantara/