Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Duetos de Diana Niepce

26 de Novembro de 2020 21:00 a 22:30

|Evento Recorrente (See all)

One event on 27 de Novembro de 2020 at 21:00

À nossa volta o mundo cria mecanismos de recusa de certos corpos. Como se não pudéssemos existir juntos e o corpo só pudesse viver nessa forma de delírio utópico que o mundo lhe inflige. Assim, vivemos um processo de extermínio silencioso em que somos constantemente marginalizados por não correspondermos a uma norma, ela sim, verdadeiramente doente. É sobre a nossa identidade que esse extermínio age, reduzindo-nos a um estado de insignificância, empurrando-nos para as margens onde a toxicidade nos deixa num campo de batalha, que nos obriga a escolher entre desvanecer pela submissão ou existir na revolução.

Uma peça de dança em que a exposição do corpo não normativo como paralelo de muitos preconceitos que estão dentro de cada um de nós, cria uma linguagem crua e bela ao mesmo tempo.
A estranheza da fragilidade e força dos corpos. Nós, os outros, norma e sociedade. Como perpetuar uma mudança em nós e nos outros.

A peça de dança Duetos resulta do projecto de Formação de Introdução às Artes Performativas para Artistas com Deficiência de direcção artística de Diana Niepce. A formação contou com a presença dos formadores Diana Niepce, Mariana Tengner Barros, Tiago Vieira e um laboratório com Bernardo Chantillon, com um total de 77 horas presenciais e on-line.

Esta formação é uma consequência do processo de construção do meu próprio corpo. Um manifesto que recusa a hierarquização da deficiência e a visão neo-liberal do corpo que dança. Acredito no corpo como sujeito político, e queria encontrar um lugar de experimentação que reformule o próprio sistema como agente de provocação. Quero dar voz a artistas que se movem na urgência de criar objectos emergentes, inconformados a questionar o sistema, no risco do abismo, com mais perguntas do que respostas. Estou à procura do fim da norma e o que dela nasce.

Direção artística: Diana Niepce
Interpretação: Carolina Carloto, Diana Niepce, Mia Meneses, Karen Sampaio, Hugo Cabral Mendes, Vítor Hugo Afonso e Inês Coias (Gentilmente Cedida pelo Teatro Nacional D. Maria II).
Desenho de luz: Carlos Ramos
Som: Jonny Kadaver
Figurinos: Silvana Ivaldi
Produção: PI Produções Independentes
Apoio: Fundação GDA
Coprodução: Biblioteca de Marvila
Foto: Alípio Padilha

Reservas obrigatórias em: bib.marvila@cm-lisboa.pt
+ Info (+351) 218 173 000 (terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 15h / dias dos espetáculos a partir das 19h)

Detalhes

Data:
26 de Novembro de 2020
Hora:
21:00 a 22:30
Categorias de Evento:
,

Outro

Tipo de Público
Adultos
Tipo de Atividade
Dança

Local

Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão
Lisboa, 1950-347 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 000
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-marvila/