Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Exposição | A Diáspora Judaica Portuguesa (séculos XV-XXI) – Cristãos-novos, criptojudeus, marranos, “Gentes da Nação”

12 Outubro @ 18:00 - 29 Outubro @ 18:00

Gratuito

Em 1497, os judeus de Portugal foram convertidos à força. Alguns arriscaram emigrar, nomeadamente com a instauração da Inquisição (1536) que os irá perseguir, acusando-os de continuar a praticar a sua religião em segredo.
Surge assim a diáspora judaico-portuguesa que, do séc. XV ao séc. XVIII, vai ter um papel significativo nas profundas transformações que propulsam o Ocidente para a modernidade.

A exposição pretende demonstrar como, apesar da sua dispersão geográfica e religiosa, esta diáspora conservou uma relativa coesão cujos fatores de unidade se exprimem através da língua, da literatura, da liturgia, da arquitetura, dos patronímicos ou ainda da arte funerária.
Embora de natureza compósita, a diáspora judaico-portuguesa partilha uma comunidade de destino e leva ao surgir de uma forma de pertença coletiva única, designada pelo termo “A Nação”, que perpetua a memória dos seus vínculos jurídicos e portugueses.

A versão portuguesa da exposição é uma iniciativa da Associação Hagadá, responsável pela criação e gestão do Futuro Tikvá – Museu Judaico Lisboa, em parceria com a Editora Chandeigne (Paris, França).

A exposição A Diáspora Judaica Portuguesa (séculos XV-XXI) – Cristãos-novos, criptojudeus, marranos, “Gentes da Nação” estará patente de 12 a 29 de outubro na Biblioteca Palácio Galveias.

Detalhes

Início:
12 Outubro @ 18:00
Fim:
29 Outubro @ 18:00
Custo:
Gratuito
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:

Local

Biblioteca Palácio Galveias
Campo Pequeno
Lisboa, 1049-046 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 090
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-palacio-galveias/#contactos

Outro

Tipo de Público
Geral
Tipo de Actividade
Exposição