
- Este evento já decorreu.
Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul
Exposição
2 de Janeiro de 2023 13:00 a 30 de Janeiro de 2023 19:00
Gratuito
O ano de 2022 marcou simultaneamente o Bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, um feito protagonizado em 1922 pelo oficial da Marinha portuguesa e aviador Artur Freire Sacadura Cabral e pelo oficial da Marinha portuguesa, geógrafo cartógrafo e navegador Carlos Viegas Gago Coutinho. Ao aliarem os seus conhecimentos técnicos e científicos ao seu espírito de aventura, os dois portugueses inauguraram o caminho aéreo entre os continentes europeu e americano, ligando Portugal ao Brasil. Apoiando-se na navegação astronómica e graças ao sextante desenvolvido por Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Gago Coutinho encurtaram distâncias, promovendo o estreitamento das relações entre os dois continentes e contribuíram para um significativo avanço científico no que às técnicas de navegação diz respeito. O Relatório desta Travessia integra, desde 2011, o Registo Internacional da Memória do Mundo da UNESCO, organização que se associou às celebrações deste Centenário. A Comissão Nacional da UNESCO e o Instituto Diplomático não podiam deixar de celebrar este feito, promovendo uma exposição itinerante cuja coordenação científica foi da responsabilidade da Professora Doutora Fernanda Rollo.
A exposição Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, composta por 10 painéis que retratam as várias fases da viagem e cuja itinerância já passou por Buenos Aires, Florianópolis, Pretória e Xangai, estará patente, nas suas versões inglesa e portuguesa, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, de 2 a 30 de janeiro de 2023.
A entrada é livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.