Fora da Norma | Espetáculo

3 de Fevereiro de 2023 21:00

|Evento Recorrente (See all)

One event on 4 de Fevereiro de 2023 at 21:00

One event on 10 de Fevereiro de 2023 at 21:00

One event on 11 de Fevereiro de 2023 at 21:00

Fora da norma

O projeto Fora da Norma permite um encontro experimental que se propõe o questionamento da norma e desmistificar o corpo fora da norma, onde os artistas tiveram acesso a novas relações com a criação artística e a um lugar às cegas ao qual apresentam um resultado desta relação criada.

“Acredito que o artista que contexta a norma evoca através da sua simples presença um lugar único que me afasta da minha própria história. Ainda estamos à procura de representatividade no sector. Não queremos continuar a ser invalidados: figuras de pena, representados sob um padrão, humanos inferiores no mundo performativo, presos à norma que dita eficiência e enfatiza o contraste da norma e do fora da norma. Aqui não há exploração, há experiência e experimentalismo, que não devem ser dissociados da força e voz que contribui para a mudança que o mundo precisa para reformular a linguagem capacitista implícita no modelo neoliberal das artes.
Propagar assunções erradas do corpo fora da norma, aproxima-nos dos conceitos de arte vítima, observar um herói, a falácia do inspiracional. Aqui urge um novo lugar.” – Diana Niepce

Nos dias 3 e 4 de fevereiro é apresentado o resultado performativo do trabalho realizado pela dupla Cláudia Jardim e Inês Coias e nos dias 10 e 11 de fevereiro o resultado da dupla Joana Gomes e Silvana Ivaldi.

Nos dias 4 e 11 de fevereiro os espetáculos poderá ter o recurso à  interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Direção artística: Diana Niepce

Criação: Cláudia Jardim e Inês Coias | Joana Gomes e Silvana Ivaldi

Formadores: Carlos Ramos, Diana Niepce, Daniel Pizzamiglio, Gonçalo Alegria, Filipe Metelo, Joclécio Azevedo, Miguel Teles, Patrícia Soares, Rogério Nuno Costa.

Apoio técnico ( Biblioteca de Marvila) André Amaral, Igor Santos, Paulo Pedro, Rogério Folgado

Casa de produção: Produção d’Fusão

Coprodução: Biblioteca de Marvila – CML

Apoio: Direção Geral das Artes – Ministério da Cultura, Bolsas de Criação – Terra Amarela e SIC Esperança

Atividade sugerida para maiores de 6 anos.

As sessões vão decorrer nos dias 3, 4, 10 e 11 de fevereiro, pelas 21h00, na Biblioteca de Marvila.

Entrada gratuita e com marcação prévia para o email: bib.marvila@cm-lisboa.pt

3 de Fevereiro de 2023
Etiquetas de Evento: