
- Este evento já decorreu.
NAVEGAR É PRECISO | COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
2 de Novembro de 2022 18:00 a 16 de Dezembro de 2022 21:00

2 NOVEMBRO: 18h00 | Especial Ciclo Horizontes da Ciência
Orador: Manuel Calado | Universidade de Lisboa | Faculdade de Belas Artes
O Stonehenge da Amazónia
Apresentação contextualizada de um recinto megalítico em plena Amazónia brasileira, que é o maior e o melhor estudado de um conjunto de monumentos megalíticos conhecidos na região.
Comparação do megalitismo amazónico com o megalitismo europeu.
7 NOVEMBRO: 18h30 | Especial Ciclo Cidadãs/ãos e Cidadania
Orador: Luís Marques | Universidade Lusófona
Património Cultural Imaterial – O Olhar Antropológico
A Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI), aprovada em 2003, foi ratificada em Portugal em 2008. O PCI, reconhecido como tal pelas comunidades, grupos ou indivíduos que criam, mantêm e transmitem Saberes e Tradições rurais e urbanas, será abordado nesta conferência, bem como outras questões: Porque é que o PCI é indispensável à consciência e à identidade das comunidades? Que manifestações e práticas estão incluídas no PCI? O que faz o Ministério da Cultura? Quem forma cientificamente e quem valoriza atualmente o PCI? Qual o futuro do PCI no nosso país?
22 NOVEMBRO: 18h30 | Conferência: Escritores exilados no Brasil
Orador: António Cândido Franco | Universidade de Évora | Departamento de Linguística e Literatura
A Outra Terra
O Brasil como terra mãe de acolhimento de exilados políticos no tempo do fascismo em Portugal. Contextualização: A Segunda Grande Guerra e a política externa brasileira. Três casos: Jaime Cortesão, Agostinho da Silva e Roberto das Neves. O caso de Agostinho da Silva: o Brasil como terra de acolhimento e como terra de renascimento. O projeto brasileiro de Agostinho da Silva no tempo de Jânio Quadros, as relações afro-brasileiras e a construção de Brasília no início da década de 60. A cidadania brasileira de Agostinho da Silva e o seu sentido.
23 NOVEMBRO: 18h30 | Exposição Xilogravura e Literatura de Cordel. Um traço da cultura popular Nordestina
Exposição com a curadoria de Milla Pizzignacco
28 NOVEMBRO: 18h30 | Ciclo Cidadãs/ãos e Cidadania Especial Brasil
Orador: Jorge Pedreira | NOVA FCSH
Independência do brasil: as explicações económicas e políticas
Na raiz da Independência do Brasil encontram-se acontecimentos, circunstâncias, condições de diferentes ordens, nomeadamente de natureza económica e política. Para uma explicação cabal é necessário identificar esses diferentes fatores e revelar a forma como se conjugaram numa conjuntura histórica convulsa, desde as guerras napoleónicas à retirada da corte para o Brasil, da guerra peninsular à abertura dos portos brasileiros, da crise económica e política à Revolução de 1820 e aos trabalhos das primeiras cortes liberais.
6 DEZEMBRO: 18h30 | Ciclo Cidadãs/ãos e Cidadania Especial Brasil
Orador: Flamarion Maués | IHC – Instituto de História Contemporânea
O livro como arma política: editoras militantes em Portugal nos anos 1970
Partindo-se da análise da realidade editorial portuguesa da década de 70, com especial atenção à edição do livro político, pretende-se destacar o papel das editoras militantes, nomeadamente as que tinham vínculos partidários explícitos. É também objetivo desta conferência mostrar como essa dinâmica editorial atribui ao livro um papel de arma de combate político (durante a ditadura e depois do 25 de Abril), ajudando, desse modo, a satisfazer as necessidades de informação e formação política.
16 DEZEMBRO: 21h00 | “Ah! Não Conhecia!” Leituras encenadas de autoras femininas brasileiras
Autoras: Clarice Lispector, Ieda Estergilda de Abreu, Giovana Madalosso, Marília Garcia e Tati Bernardi
Atrizes: Isabel Medina, Lucinda Loureiro, Sofia Aparício e Paula Guedes
Luz: Marinel Matos
Pintoras: Susana Bravo e Cecília Pinto
5€ por pessoa. Desconto para pessoas com o cartão BLX. Reservas para ahnaoconhecia@gmail.com