Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Pela Nossa Pele (PNP)

15 Outubro - 16 Outubro

VÍDEO ARTE DANÇA – WORKSHOP – PERFORMANCE
LOCAL: Biblioteca de Marvila

dia 15 de outubro das 19h às 20h30 e dia 16 de outubro das 16h às 19h (WORKSHOP)
Dia 16 de outubro às 21h30 (Apresentação do WORKSHOP COM A COMUNIDADE + FILME PERFORMANCE)

A pandemia fez-nos pensar na necessidade, enquanto sociedade global, de olharmos para a nossa relação com o planeta Terra. A ciência diz-nos que, se não tomarmos medidas ativas para alterar a nossa relação com o planeta, haverá inundações, crises de refugiados, incêndios e pandemias. Acreditamos que a atual pandemia pode ser um apelo a que atuemos. Pela nossa Pele é um projeto que visa refletir sobre o lugar onde vivemos e lembrar que somos Natureza.

Pela Nossa Pele é um vídeo arte-dança de 35 minutos criado por Yael Karavan e Rita Vilhena, realizado em colaboração com a realizadora Francisca Manuel, as performers Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark, design de figurinos da Carlota Lagido e sonoplasta Diogo Melo. Filmado na natureza selvagem do Coentral Grande, em Castanheira de Pêra, o objeto artístico é composto por imagens captadas com lentes micro e macro da pele das árvores, as veias dos rios e o corpo das bailarinas, contrariando a separação existente na sociedade urbana. Um filme que observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo. Neste processo o filme explora a transformação do corpo feminino a fundir-se com a paisagem rural. As fronteiras da performance dos corpos das mulheres e da paisagem desaparecem, evidenciando a continuidade do estar vivo. O filme é dedicado em memória do artista Dani Karavan que faleceu no período de criação deste filme.

WORKSHOP COM A COMUNIDADE + FILME PERFORMANCE

Rita Vilhena e Yael Karavan dirigem a comunidade local numa ação performativa com a intensão de sensibilizar e motivar o pensamento criativo dos participantes sobre o tema do Filme: como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo. A apresentação do filme Pela Nossa Pele é acompanhada de uma performance que resulta de um workshop com a comunidade dirigido a todas as idades. Este projeto insere-se no universo da arte pública, com a intensão de abranger todas as pessoas, independentemente do seu meio financeiro, classe ou inclinação artística. Pretendemos trazer de volta a natureza para diferentes espaços urbanos, onde outrora existiu e assim lembrar-nos que não somos independentes dela. Desejamos colaborar com projetos sociais e comunitários locais para articular a viabilidade da oficina comunitária, por isso gostamos que a estrutura acolhedora medeie a comunicação.

PUBLICO-ALVO: Para todos

TIPO DE ACESSO: Entrada paga mediante inscrição prévia para particulaextravagante@gmail.com

Criação e direcção artística | Yael Karavan e Rita Vilhena
Interpretação e co-criação | Yael Karavan, Rita Vilhena, Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark
Realização, imagem e montagem | Francisca Manuel
Sonoplastia: Diogo Melo | figurinos: Carlota Lagido |registo fotográfico: Josefa Searle e Carlota Lagido | produção executiva: Rita Vilhena |gestão administrativa e financeira : Vítor Alves Brotas-Agência 25 | produção: Partícula Extravagante e Agência 25
Apoio | Câmara Municipal Castanheira de Pera residências artísticas | Estúdios Victor Córdon, Re-union/ Rumo do Fumo.
Agradecimentos | União de Freguesias de Castanheira de Pêra e Coentral, Prazilandia, Turismo e Ambiente E.M., O Lugar do Meio, Derbimoto, Sandra Bento, Zé Ventura, Luísa Homem, Mariana Silva.
Projeto apoiado por República Portuguesa: Cultura / DGArtes Direção-Geral das Artes

Detalhes

Início:
15 Outubro
Fim:
16 Outubro
Categoria de Evento:

Outro

Tipo de Público
Geral
Tipo de Actividade
Dança, Oficina, Outrs Eventos

Local

Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão
Lisboa, 1950-347 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 000
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-marvila/