Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Vamos comprar um poeta, de Adriana Campos

19 Junho @ 11:00 - 12:30

Com o mesmo nome do livro do premiado Afonso Cruz, Vamos comprar um poeta é um projeto de características peculiares que desafia as bibliotecas escolares e/ou municipais a transformar os seus espaços num local inusitado de representação, apresentando ao público juvenil, a “experiência exótica da menina que decidiu adquirir um poeta”.

Duração : 60 minutos

Público-alvo – dos 12 aos 25 anos

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia para bib.marvila@cm-lisboa.pt

GÉNERO ARTÍSTICO Poesia e teatro

SOBRE O ESPETÁCULO

Vamos comprar um poeta é um espetáculo-manifesto concebido propositadamente para ocupar bibliotecas escolares e/ou municipais e contar ao público juvenil, a história inusitada da menina que, com 13 ou 14 anos, decide fazer uma petição aos pais para adquirir um poeta. Por isso, é pensado para acontecer em proximidade com as escolas e com as bibliotecas locais (escolares ou municipais, dependendo da especificidade de cada contexto).

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Encenação e interpretação Adriana Campos Autor Afonso Cruz Apoio à conceção de figurinos e adereços Mariana Nunes Costureira Fátima Martins Construção de adereços SalaT – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra Loja de vender Poetas Projecto Estúdio Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra Fotografia Carlos Gomes DOIS Grafismo Nelson Gomes DOIS Oficinas-piloto turma 9ºA – Colégio São Teotónio

 

Adriana Campos

Integra o curso de Teatro e Educação depois de uma professora de história do secundário a afastar do seu sonho de ser historiadora. As aulas enfadonhas e repetitivas afastam-na da sua tentativa de estudar a preceito cronologias, artefactos e pessoas antigas. Opta por contar histórias de outra maneira e inscreve-se no curso de Teatro e Educação.

Tropeça na dança sem contar, (re)descobrindo que o corpo conta mais do que mil palavras. Fez parte e ajudou a fundar companhias mas só há pouco mais de um ano descobriu que a sua história afinal era outra e por isso, desdobra-se a imaginar por aqui e por ali: no teatro 2 em 1, onde experimentar conta tanto como contar (em espetáculos-oficina dirigidos a crianças propositadamente pensados para salas de aula), no espetáculo Vamos comprar um poeta (para o qual conseguiu juntar um conjunto de parceiros e ainda um financiamento da Fundação GDA) que espalha manifestos pelas bibliotecas da região centro desde 2018, no Projecto Estúdio onde o lema é para contar não interessa o jeito (na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), na formação para educadores e professores Expressão Dramática na sala de aula, em que o interessa é (a)riscar e ainda, no Teatro Amador de Brasfemes, em que contar é para toda a gente.

Detalhes

Data:
19 Junho
Hora:
11:00 - 12:30
Categorias de Evento:
,

Outro

Tipo de Público
Famílias - 11-17 anos, Adultos
Tipo de Actividade
Teatro

Local

Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão
Lisboa, 1950-347 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 000
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-marvila/