Visões de abril: o 25 de abril nos media

Destaque de coleção

4 de Abril de 2023 10:00 a 30 de Abril de 2023 18:00

Capa do jornal "A Capital" do dia 25 de abril de 1974, com o título "Golpe militar"

A par da cobertura televisiva, a imprensa portuguesa, em formato Jornal ou Revista, cobriu os acontecimentos da revolução de abril de forma entusiástica.

Isenta de censura prévia, a liberdade de imprensa – que viria a ser sancionada pela Lei 85-C/75 – promoveu a imprensa deste período à condição de parceira ativa no debate em torno dos destinos do País.

Mas também no estrangeiro a revolução portuguesa fez manchete na imprensa: “Revolução asseada” (The New York Review of Books, 13 de junho), “Cavalheiresco golpe de estado” (Newsweek, 6 de maio), “Perder um império, ganhar respeito” (International Herald Tribune, 27 de Maio), são algumas das notícias encontradas em Monografias, que compilam ecos do impacto internacional do 25 de Abril: “Um livro, uma canção e depois uma revolução” (Time, 6 de maio).

Este destaque pretende dar a conhecer estas diversas visões.

O destaque de coleção está patente, no horário da biblioteca, de 4 a 30 de abril, na Hemeroteca Municipal de Lisboa.

4 de Abril de 2023 10:00
30 de Abril de 2023 18:00