Skip to content Skip to footer

“Mais livros, mais ideias, mais bibliotecas”

“Mais livros, mais ideias, mais bibliotecas”

1 de junho de 2021

Local: Escola Básica N.º 1 de Lisboa

Com o aumento do populismo, das notícias falsas, da erosão da democracia e num tempo complexo como o que estamos a viver, onde um pouco por todo o mundo e também na Europa, se fecham fronteiras e se erguem muros é fundamental promover “Mais livros, mais ideias, mais bibliotecas”. As Bibliotecas Escolares, tal como as Bibliotecas Públicas são espaços de conhecimento, de descoberta de outras realidades, de democracia e de promoção dos direitos humanos.

A desinformação e as notícias falsas são um enorme problema não só para as Bibliotecas mas também para a sociedade em geral. É fundamental que a Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa (Rede apoiada pelas BLX) estejam na vanguarda da mudança e que seja rápida a responder às necessidades da comunidade e no combate a esta ameaça.

“Mais livros, mais ideias, mais bibliotecas” realiza-se no dia 1 de junho, no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, sendo que a atividade terá lugar na Escola Básica N.º 1 de Lisboa.

O Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves é constituído por 6 escolas de diferentes níveis de ensino. Jardim de Infância, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário. A sede de agrupamento é a EB 2º e 3º ciclo Nuno Gonçalves. Cada escola tem uma biblioteca escolar funcionando em rede, isto é, cada escola pode solicitar livros às restantes do Agrupamento.

As BLX desempenham um papel fundamental nas bibliotecas escolares de Lisboa, através das ações de formação e aprendizagem pensadas para responder às especificidades de cada Biblioteca Escolar, através do apoio permanente via telefone ou email e, talvez o produto mais impactante desta colaboração, através do apoio à constituição de um catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas de Lisboa que já conta com 56 Bibliotecas Escolares.

Em 2020, o Pelouro da Cultura investiu, pela primeira vez, o valor de 194.997 euros para atualizar as coleções de 141 Bibliotecas Escolares de Lisboa.

Os 14.528 livros foram adquiridos à Rede de Livrarias Independentes – RELI.

Ao Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves serão entregues 550 livros, conforme listagem abaixo.

 

Agrupamento de Escolas de Alvalade N.º de livros a entregar à Biblioteca Escolar
Jardim de Infância e EB 1º Ciclo N.º 1 de Lisboa 85 livros
Jardim de Infância e EB 1º Ciclo  Arq.º Victor Palla 85 livros
Jardim de Infância e EB 1º Ciclo   Sampaio Garrido 86 livros
EB 1º Ciclo  Natália Correia 47 livros
EB 2.º e 3º ciclo Nuno Gonçalves 140 livros
EB 3º ciclo e Secundário D. Luísa de Gusmão 107 livros